Superliga B: último classificado do grupo A será conhecido em Fortaleza

Por Crisneive Silveira


As equipes do grupo A (Funvic/Mídia Fone, Morro da Fumaça, Sport/Recife e UFC/Ceará) disputam em Fortaleza, no ginásio Paulo Sarasati, durante os dias 1, 2 e 3/março o último e decisivo Grand Prix da chave pela fase classificatória da Superliga B. Esta sétima rodada também será transmitida pelo canal SporTV.

Na quinta-feira (01/03), o Sport/Recife com uma vitória a mais que o Morro da Fumaça, enfrenta o time catarinense, último colocado na tabela, embalado por uma boa campanha no último Grand Prix. Em seguida, é a vez da UFC/Ceará tentar vencer mais uma vez a líder do grupo, Funvic/Mídia Fone, desta vez com o apoio da torcida que promete festa.

No dia 02/03, sexta-feira, os dois primeiros colocados do grupo se encontram. A já classificada e experiente Funvic/Mídia Fone encara o Sport/Recife, dono de um sexto lugar na Liga Nacional em 2011. O segundo jogo é entre a equipe anfitriã e o Morro da Fumaça, campeã catarinense universitária. Respectivamente, terceiro e quarto colocados na tabela, devem fazer um jogo de superação e garra para continuarem na briga pela segunda vaga das semifinais.

No último dia (03/03) de jogos, o primeiro desafio é da jovem equipe do Morro da Fumaça contra a entrosada Funvic/Mídia Fone, possuidora de um grupo que trabalha junto há quatro anos. E, finalizando a temporada, um clássico nordestino. UFC/Ceará que perdeu o segundo lugar no grupo para o time pernambucano no último Grand Prix vai fazer mais um jogo contra o Sport/Recife no clima de revanche, independente da classificação. Os jogos acontecerão às 14 e 16hs. Apenas no sábado foram adiantados para 9 e 11hs.

Apesar de já classificada com 8 vitórias e 24 pontos, a Funvic/Mídia Fone não terá facilidade nas últimas partidas. Cada vitória será de muita importância para Sport/Recife (4 vitórias e 12 pontos), UFC/Ceará (3 vitórias e 10 pontos) e Morro da Fumaça (3 vitórias e 8 pontos), que lutam diretamente pela última vaga do grupo para as semifinais da Superliga B masculina de vôlei. O vencedor da competição, além do título, terá oportunidade na Superliga 12/13, um dos torneios mais disputados e de mais alto nível do voleibol nacional e mundial.

Via- expressão do vôlei

O Rei dos Reis do vôlei de praia: Parabéns Franco Neto

 CBV (Foto: Divulgação / Maurício Kaye)

Neste DOMINGO (26/02) o cearense Franco Neto recebeu uma merecida  homenagem da CBV em agradecimento pelos serviços prestados. 

Franco coleciona títulos, e continua a leva o nome do Nordeste para o mundo.  Em sua carreira já foi tetracampeão do Circuito Banco do Brasil (1993,1994,1997), Bicampeão nos mundiais de (1993/95).Franco conquistou o bronze nos Jogos Pan-americanos de 1999 em WinnipegCanadaAlém disso foi  eleito  a personalidade do Circuito Mundial nas temporadas 2006/07, sendo considerado o jogador mais inspirado e criativo. Se esqueci algum título desculpem, mas foram muitos na carreira desse cearense que fez história e continua a levar o nome do Nordeste para o mundo.
Confira o depoimento de Franco ao site: Vôlei Brasil,  em 2010. 

“Em depoimento ao VôleiBrasil, Franco revela que a persistência foi fundamental para que o sonho de ser atleta se tornasse realidade. No início dos anos 80, em uma época ainda romântica do vôlei de praia, ele ficava na chamada “de fora” após as escolhas dos times/duplas nas peladas em Fortaleza.

Confira a mensagem de Franco, definida por ele como ‘A DETERMINAÇÃO’:
“O início da minha carreira foi muito tarde, aos 16 anos. Em Fortaleza, tínhamos uma pelada muito tradicional na Volta da Jurema, um dos points da cidade naquela época onde todos se encontravam à noite para caminhadas e praticar esportes. 

Certa vez, fui ao local ver essa pelada, que contava com alguns atletas de clubes. Sentado na calçada, comecei a admirar aquele jogo de 4x4 na areia da praia, onde também rolavam partidas de duplas. Do lado de fora, eu pensava que fosse muito fácil jogar.

Isso aconteceu durante uma semana: todo dia eu ia correr e depois ficava olhando os jogos. Até que, num belo dia, um jogador faltou. Como tinham me visto na calçada, perguntaram se eu jogava e respondi que sim...

Aquele jogo que eu tinha achado fácil de assistir se transformou nos maiores pesadelo e desafio da minha vida: dei o maior vexame na pelada! 

Fiquei triste, mas voltei no outro dia. No entanto, eu estava sempre disposto a jogar, mas falavam que os times já estavam completos. 

Não desisti e continuei tentando aprender aquele jogo magnífico, que começou como uma brincadeira e se tornou esporte olímpico... hoje em dia, me orgulho muito de fazer parte dele e espero continuar contribuindo ainda. 

Mas o fim dessa história eu soube quase 20 anos depois: quando o organizador das peladas me encontrou em Fortaleza, perguntou se eu lembrava dele... e confessou que, toda vez que me via chegando para jogar a pelada, ele corria para tirar logo os times. A intenção dele na época era me deixar fora, em função da péssima atuação que tive na partida que consegui entrar.

Demorou muito para eu fazer parte do grupo, mas depois não consegui mais largar esse esporte, que está no meu sangue. 

É isso, amigos! Aproveito para deixar uma mensagem importante aos mais jovens:
Sempre vão em busca dos seus sonhos e os tornem realidade. Não desistam no primeiro obstáculo, continuem persistindo. No meu caso, foi muito importante observá-los jogar todos aqueles dias para aprender e adquirir muitos toques bacanas.

Final de semana de vôlei: Vamos torcer pelos atletas nordestinos em Recife e no Uruguai

Imagem CBV
Começa nesta SEXTA-FEIRA, 24/02 o Circuito estadual Banco do Brasil de vôlei de praia. A etapa acontece no antigo quartel da Polícia do Exército, na Avenida Ministro Marcos Freire, em frente à Praça Duque de Caxias, e terá entrada gratuita. O estadual, recebe atletas de todo pais, que visam o título estadual e  vaga para fase principal do Circuito Banco do Brasil, que acontece na próxima semana.

Estão na disputa um total de 42 duplas, 21 masculinas e 21 femininas, a etapa de Olinda será dividida em três dias. Na sexta, acontecerá o qualifying, onde 13 parcerias em cada naipe disputarão quatro vagas na fase principal.

No masculino, os concorrentes às vagas são Márcio Gaudie/Carlos Luciano (RJ), João Paulo/Branco (CE/RJ), Yuri/Fabiano (BA/PE), Rhuan/Leonardo Gomes (RJ), Léo Síndice/Léo Vieira (PR/DF), Tocantins/Paulo Vitor (TO/RJ), Lucas/Paulo Frank (BA), Lucas Palermo/Leandro (MG/PB), Gallo/Jayron (RN), Radjalma/Ricardo Mendes (AL), Cubano/Renato (RN/PE) e Thales/Athos (MG).

As duplas classificadas se juntarão a  Moisés/Vitor Felipe (BA/PB), Tiago/Jefferson (BA/RJ), Júlio/Klaus (ES/PB), Luizão/Ricardo Sousa (AM/PA), Marcos Cabral/Daniel Souza (RJ), Jô/Ramon (PB/RJ) e Bernardo Lima/Thiago Trajano (CE/PE) e Ícaro/Bernat (PB/RJ).
No feminino, Isabel Grael/Luciana (RJ/CE), Aline/Carolina Horta (BA/CE), Andrea Martins/Shirleny (AM/ES), Pauline/Isabela Maio (RJ/ES), Gabby Baeta/Amanda Maltez (RJ), Haissa/Mayara (PR/CE), Érika/Eunyce (RN/AL), Evelyn/Rafaela (DF/PA), Mainá/Thamara (BA), Alba/Ivanise (BA), Rebeka/Maria 
Ferreira (PE), Daniele/Joelma (ES/SP) e Jéssica Silva/Tati (PE) disputam a classificação.
Enquanto isso, Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Cris/Andrezza (SP/AM), Luana/Júlia Schmidt (ES), Cida/Bruna (SE/PB), Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ), Josi/Thais (SC/RJ) e Fabíola/Natasha Valente (DF/RJ) estão asseguradas na fase principal.

A cearense Rebecca é o Nordeste no Sul-Americano de vôlei de praia.  Rebecca faz dupla com Drussylla. E vai lutará pelo segundo título do torneio, em 2012. A disputa acontece na Arena Del Plata, na praia de Pocitos, em Montevideu no Uruguai.

Rebecca e Drussylla disputarão o título contra as uruguaias Lucia/Fabiana, María Eugenia/Karina, Paola/Alejandra, Eugenia/Cristina e Karenina/Natalia. Também estão na disputa: Ana/Virgínia e Gabriela/Lucia, da Argentina; Maria/Maira, da Bolívia; Francisca/Camila, do Chile; Patricia/Gabriela e Katrin/Karina, do Paraguai; Miriam/Marisol, do Peru; Alejandra/Frankelina e Orquidea/Norisbeth, da Venezuela.

O 1º jogo é entre  (BRA x VEN 2) será às 16h (horário do Uruguai = horário brasileiro de verão). O link para acompanhar o ponto-a-ponto é http://voleysur.org/v1/ls_home.asp?n=1&IDcamp=11&IDjogo=317&IDtab=51 

Um post sobre nós, no nosso aniversário!


Mas quem é o vôlei Nordeste? 

Muita gente faz essa pergunta no bate-papo no face,  no twitter,  por mensagem, ou em publicações no blog.  Pois bem, nada mais justo do que responder essa curiosidade de tanta gente.

O vôlei NE é você que manda notícias do clube/time de sua cidade,são os atletas do infanto-juvenil que nos informar das competições regionais, são os pais de jogadores que nos manda notícias sobre os seus filhos em competições nacionais e internacionais, são os técnicos que nos ajuda divulgando esse esporte, são os torcedores que
fazem ponto-a-ponto  em eventos que não são transmitido,  são os atletas que colaboram com top/camisa para sorteio. 
Difícil responder com um nome, sendo que somos tantos, eu Franciele Viana sou apenas quem postar as notícias.

Espero nesse ano poder informar ainda mais sobre o nosso esporte.
Muito obrigada pela ajuda de todos! 
Obs: Franciele Viana é estudante de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, na Universidade Estadual da Bahia.




Brasil vence Sul-Americano de vôlei de Praia


O Brasil venceu a etapa peruana do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2011/2012. Representantes verde-amarelas na quinta etapa da competição, a dupla Beto Pitta/Lipe superaram os chilenos por 2 sets a 0, parciais de (30/28, 21/16) e trouxeram mais um ouro para o Brasil!

Parabéns para o cearense Lipe Rodrigues que já havia subido ao lugar mais alto do pódio em Viña Del Mar, no Chile, e ao seu parceiro o carioca Beto Pitta!

Dirigida por Marcos Albuquerque, o Marcão, a sétima melhor dupla do ranking brasileiro teve dificuldade para fechar o primeiro set, que foi a 30 pontos, já no segundo os parceiros que jogam juntos a um bom tempo, não encontrou problemas e fecharam o set por 21/19.

Beto Pitta e Lipe disputarão o título com Daniel Villaroel/Mauricio Heredia (Bolívia), Rolando Heredia/Rodrigo Tapia (Bolívia), Esteban Grimalt/Marco Grimalt (Chile), Guillermo Jimenez/Rodrigo Salinas (Chile), Mauricio Brizuela/Gregorio Godoy (Paraguai), Jackson Henríquez/Leonard Colina (Venezuela), Fernando Ramons/Antonio Silva (Venezuela), Giorgio Blanzieri/Bratzo Sisgorich (Peru), Luis Rojas/Roger Rengifo (Peru), Willians Maldonado/Jorge Sayan (Peru), Alfredo Solis/Cesar Sayers (Peru) e Roberto Correa/Renzo Delgado (Peru).

O Brasil lidera o ranking sul-americano masculino com 580 pontos, 100 a mais que o Chile. No feminino, a vantagem brasileira é ainda maior: o país lidera com 600 pontos, à frente do Uruguai, que tem 420.

O país garantiu quatro medalhas na etapa de abertura da temporada, que aconteceu em novembro de 2011, em Limoeiro (PE): ouro com Elize Maia/Bárbara Seixas, prata com Moisés/Álvaro Filho , e bronze com Thiago/Vitor Felipe e Neide/Carolina Horta
Depois, nos Jogos Sul-Americanos de Praia, que aconteceram em Manta, no Equador, o país foi ouro com Neide/Rebecca e Moisés/Vitor Felipe e bronze com Elize/Bárbara. Na última semana, em Viña Del Mar, no Chile, Ágatha/Bárbara Seixas e Lipe/Álvaro Filho subiram no lugar mais alto do pódio.

Superliga B voltará em clima de decisão.


Por Crisneive Silveira

A Superliga B dá uma pausa para o feriado de Carnaval e volta com tudo já no dia 23/02 para a continuidade das rodadas de jogos decisivos. As equipes dos grupos A (Funvic/Mídia Fone, Morro da Fumaça, Sport/Recife e UFC/Ceará) e B (Apav-Canoas, Clube do Remo/ABB, Santo André e Climed/Atibaia) terão a chance de disputar as últimas três vagas para as semifinais da competição.

Já classificada em primeiro lugar no grupo A, Funvic/Mídia Fone estará mais tranquila no último Grand Prix do grupo e deve aumentar a diferença de pontos para o vice-líder. O grande desafio desta chave é o maior equilibrio entre as últimas equipes que disputam de perto a segunda posição. No grupo B, a briga fica entre os dois primeiros colocados, Canoas e Santo André, que brigam diretamente pela liderança. O time gaúcho soma uma diferença de apenas dois pontos para o adversário paulista e, ainda pode ser ultrapassado.

Faltam ainda três Grand Prix para conhecermos todas as equipes que seguirão no campeonato em busca do título e da vaga na Superliga 12/13. A expectativa é de jogos mais acirrados que devem extrair o melhor de cada grupo. A concentração e o lado emocional bem trabalhados serão de fundamental importância para uma receita de vitória. Além, claro, de ter a torcida perto. Obrigada a todos que sempre nos acompanham e na quarta-feira de cinzas (22/02) estaremos por aqui novamente com mais notícias sobre a Superliga B.


De: Expressão do vôlei

Superliga B: Funvic/Mídia Fone dispara na liderança do grupo.

Por Crisneive Silveira

O penúltimo Grand Prix do grupo A (Funvic/Mídia Fone, Morro da Fumaça, Sport/Recife e UFC/Ceará) da Superliga B, realizado em Recife, foi decisivo e terminou em clima de classificação para o time paulista que, antes da última rodada de jogos, garantiu sua vaga para as semifinais do campeonato.
Na quinta-feira (09/02), Funvic/Mídia Fone venceu a UFC/Ceará por 3 sets a 0 (25/19, 25/23 e 25/17) no primeiro jogo do dia. A equipe cearense não conseguiu repetir o feito do último duelo entre as equipes e foi superada pelo time adversário que teve a regularidade do grupo como destaque. Em seguida, o Sport/Recife derrota, com o apoio da torcida, o Morro da Fumaça no tie-break com parciais de 20/25, 25/18, 25/21, 20/25 e 17/15.
No segundo dia de jogos (10/02), Funvic/Mídia Fone e Morro da Fumaça se encontraram novamente. Melhores no passe e acelerando as bolas, a equipe paulista venceu a partida por 3 sets a 0 (25/17, 25/17 e 25/20) e levou mais uma vitória para sua coleção. A última partida do dia foi de clássico nordestino. UFC/Ceará e Sport/Recife se enfrentaram e, desta vez, com resultado positivo para a equipe anfitriã que marcou 3 sets a 1 (13/25, 25/19, 25/18 e 25/23).
No último dia do terceiro Grand Prix do grupo A, a UFC/Ceará perdeu mais uma e foi para o Morro da Fumaça que dificultou o jogo para a equipe cearense e fez 3 sets a 2 (25/21, 25/18, 22/25, 14/25 e 15/12). Concluindo a rodada, a equipe pernambucana perdeu por 3 sets a 1 (26/28, 25/18, 25/16 e 25/23) para a Funvic/Mídia Fone que, distribuindo bem as bolas e com saque eficiente,mais uma vez, saiu invicta de outra etapa de jogos.
A Funvic/Mídia Fone possui o dobro de pontos do segundo colocado no grupo e já está classificada para as semifinais da Superliga B, pois, nenhuma outra equipe da chave tem chances de ultrapassá-la. A briga pela segunda vaga é o que vai continuar agitando os jogos, fazendo com que sejam decididos nos detalhes. Agora, o Spot/Recife é vice-líder com 12 pontos e, logo em seguida, aparece a UFC/Ceará que teve desempenho inferior nessa etapa, com 10 pontos. O Morro da Fumaça com 8 pontos continua em quarto lugar. O último e decisivo Grand Prix que vai definir o outro classificado para seguir adiante na competição será realizado em Fortaleza, no mês de março.


É do Nordeste o título do Sul-Americano de vôlei de praia

É do Brasil o título da primeira etapa do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia, que aconteceu na cidade de Viña del Mar, Chile. O cearense Lipe e o paraibano Álvaro Filho conquistaram neste  DOMINGO o torneio ao vencer os venezuelanos Henríquez e Leonard Colina.

Comandados pelo técnico  Marcos Albuquerque, a dupla que se uniu para esta competição, estreou no torneio derrotando os chilenos Guillermo Jimenez e Rodrigo Salinas por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/12. Na segunda partida, os brasileiros  estiveram perto da segunda vitória diante dos venezuelanos Leonard Colina e Jackson Henríquez, mas perderam de virada, por 2 a 1 (21/14, 13/21 e 18/20) assegurando a segunda posição da chave A.

Nas quartas de finais derrotaram a dupla venezuelana, Fernando Ramos/Antônio Silva por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/1.  Já na semi derrotaram os chilenos Esteban e Marco Grimalt, que são treinados pelo técnico brasileiro Marcelo Carvalhaes.  Na final, os nordestinos superaram os venezuelanos Jackson por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/19. A dupla venezuelana foi a única a superar os brasileiros, treinados por Marcos Albuquerque, o Marcão, na segunda rodada da primeira fase, vencendo por 2 a 1. Os primos chilenos Marco e Esteban Grimalt levaram o Chile ao pódio superando os uruguaios Nicolas Zanotta e Guillermo Williman por 2 sets a 0 (21/19 e 21/18).

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) já definiu as duplas que representarão o Brasil na segunda etapa do Circuito Sul-Americano,entre os dias 17 e 19 de fevereiro.  Neste torneio, o Brasil será representado por Beto Pitta/Lipe, no masculino, e Neide/Rebecca, no feminino.


O Nordeste se orgulha das duplas que representam nossa região, esta é mais uma prova do talento e dedicação dos atletas nordestinos.

Bate papo com Maurício Borges, ponteiro do Sada/Cruzeiro

·    
Ele tem 23 anos, é alagoano e jogador de vôlei pelo  Sada/Cruzeiro. Conheça um pouco da trajetória de Maurício Borges Almeida da Silva, promessa do voleibol brasileiro.
Sua carreira começa  no colégio Marista de Maceió , onde foi bicampeão das Olimpíadas Marista Brasil Norte, nos anos de 2001 e 2004; na Seleção Alagoana conquistou o Terceiro Lugar no Campeonato Brasileiro Infanto em Maceió no ano de 2004.  Esse foi o começou de uma carreira que daria frutos. Em uma viagem de seus avós para Minas Gerais, através de contatos com um clube mineiro consegue um teste, daí por diante vai morar em Minas Gerais onde defendeu por cinco temporadas o Minas tênis clube. Aos 19 anos já era titular da equipe e foi considerado o atleta revelação da Superliga 2007/08. Ainda pelo Minas foi vice-campeão nacional em 2007/08 e 2008/09 e campeão da Superliga 2006/07.
De 2006 a 2009 Maurício integrou as seleções de base . Foi campeão mundial juvenil com a seleção brasileira em 2009, na Índia, quando foi eleito o melhor jogador. Começou a integrar a seleção brasileira de novos em 2008. No ano seguinte foi convocado para a seleção principal e em 2010 foi campeão da Liga Mundial com o time de Bernardinho.
Em 2011 defende o Brasil no pan-americano de Guadalajara, ajudando a seleção brasileira a levar o quarto ouro, em jogos pan-americanos. Neste mesmo ano  deixa  o Minas e defende a equipe paulista Pineiros/SkY , após essa temporada o alagoano volta para Minas Gerais, dessa vez para defender o Sada/Cruzeiro onde joga atualmente . 
V.N.: Quais os principais desafios de sua carreira?
M.B.: Meu maior desafio foi mudar para Belo Horizonte aos 14 anos de idade.. Mas fui me adaptando aos poucos, fazendo amizades.

V.N.: Sua mãe, Marilda Borges, é ex-atleta com destaque no voleibol alagoano. O quanto ela te influenciou? Quais suas referências no inicio de sua
carreira?

M.B.: A história começa com meus pais e meus avós indo para Belo
Horizonte passear. Quando visitaram velhos amigos no Minas Tênis
Clube, comentaram com umas amigas que tinham um filho que
jogava voleibol. Duas semanas depois, eu vim fazer uns testes, acabei passando e ficando por aqui durante seis anos. Depois mudei para São Paulo e agora estou de volta, no Sada/Cruzeiro.

V.N.: Você já jogou no Clube de Regatas Brasil, no Colégio Marista de Maceió onde foi Bicampeão das Olimpíadas Marista Brasil Norte, nos anos de 2001 e 2004; nas Seleções Alagoanas, conquistou o Terceiro Lugar no
Campeonato Brasileiro Infanto em Maceió no ano de 2005. Atualmente, qual sua relação com o vôlei alagoano? Tem algum contato com a
equipe que te revelou?

M.B.: Tenho todos os contatos possíveis com meu antigo clube! Sempre que
estou em Maceió de férias, vou treinar junto com eles e me divirto
muito!


V.N.: Você foi campeão mundial pelas categorias sul-americano infanto 2006/ Mundial juvenil em 2009 e eleito o melhor do mundo neste mesmo ano. Qual a sensação?
M.B.: A melhor sensação do mundo! Fiquei super feliz. Isso é a
recompensa do suor do dia-a-dia.

V.N.: Vôlei Nordeste tem o objetivo de chamar atenção, de mostrar que também amamos vôlei. Como você vê a relação do vôlei nacional com
o Nordeste? Acredita que estamos esquecidos?
M.B.: Com certeza! Estamos bem esquecidos. Precisamos de bons patrocinadores para poder provar o talento dos nossos atletas.