Nordeste não terá equipes na Superliga B em 2013


Pois é amigos,  parece que estamos vivendo uma retrocesso no mundo do voleibol nordestino. As equipes UFC/Ceará e Sport Clube Recife, que tiveram uma importante participação na primeira edição da competição neste ano, não participarão da liga de acesso para a Superliga em 2013.

Em setembro os cearense já havia desistido da vaga, depois de muita conversa e uma procura constante por patrocinadores o Sport Recife também se viu obrigado a recusar a vaga, que já era garantida pela falta de recursos financeiros, que em média exige da equipe 500 mil reais.

O Vôlei Nordeste volta a fazer a pergunta:  Com que estímulo e como os atletas das equipes de vôlei fazem para continuar a jogar em um local que sabem que não podem crescer evoluir e nunca vão ser recompensados por terem os bons resultados?

Mostramos em 2012 o nosso potencial, mostramos os bons jogadores que temos, os bons técnicos que sabem formar boas equipes com poucos recursos, mesmo assim estamos voltando a situação de desanimando de sempre.

O Grupo A terá a presença da Aprov/Chapecó (SC), Climed/Atibaia (SP), Monte Cristo (GO) e Brasil (RJ). Já o Grupo B conta com São Caetano (SP), São José dos Campos (SP), Olympico Club (MG) e Foz do Iguaçu (PR).




Atletas do RN são convocadas para a seleção escolar de vôlei de praia


Aline Oliveira e Larissa Rocha, do Expansivo Colégio e Curso, de Natal, são convocadas para seleção brasileira escolar de vôlei de praia (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) convocaram 24 atletas, entre 15 e 17 anos, que farão parte da seleção escolar da modalidade. Dentre as atletas convocadas, destaque para duas potiguares: Larissa Rocha e Aline Carla Oliveira, ambas do Expansivo Colégio e Curso, em Natal. Divididos em 12 jogadores de cada gênero, os atletas farão um período de treinos no centro de treinamento da confederação na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, a partir de janeiro de 2013.
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o técnico da dupla, Francimackson Adriano, conta que mesmo sabendo o nível da competição, já havia uma expectativa em torno da dupla potiguar.
- Sabíamos que seria uma competição difícil, que contaria com atletas de regiões onde o vôlei de praia tem uma escola forte. A grande dificuldade estava em um confronto com as atletas de Santa Catarina e Rio de Janeiro – declara o treinador.
A dupla potiguar terminou em segundo lugar nas Olimpíadas Escolares em Cuiabá, ficando atrás apenas da dupla carioca, formada por Paula Hoffmann, atleta do Fluminense, e Luisa Domingues, ex-jogadora do Flamengo. Para o treinador, não foi surpresa a boa apresentação da dupla na competição.
- Embora fosse um grande torneio, elas já vem se apresentando em um ótimo nível técnico há algum tempo. Esse segundo lugar serviu para premiar a Larissa e a Aline pelo trabalho que elas estão fazendo – comemora Adriano.
Ainda de acordo com o treinador, o grande problema para as atletas é a falta de patrocínio. Segundo ele, a falta de visão por parte de quem financia o vôlei no Brasil impede que a modalidade ganhe aceitação do público da mesma forma que acontece com o vôlei de quadra.
-Na quadra, o público se sente mais confortável. Já na areia, muitos fatores atrapalham, e quando não tem boa demanda de público, o patrocinador não investe. As meninas fizeram uma excelente campanha no circuito regional, mas todo o patrocínio que tiveram veio dos pais. Ainda se investe pouco no voleibol de base no Brasil.

SELEÇÃO FEMININA DE VÔLEI É CAMPEÃ DO CEARENSE ADULTO 2012.


Nesta terça (11/12) a seleção feminina de Vôlei da UFC conquistou o título inédito de Campeã Cearense Adulto 2012. Além da UFC, mais cinco equipes (Magna/Cameron, BNB/CAMED, Pérolas Vôlei, Colégio N. Sra. das Graças e Colégio Irmã Maria Montenegro) participaram do torneio. A UFC venceu o BNB/CAMED no jogo final, realizado na quadra do CEU, por 3 sets a 1 com parciais de 25x22/25x17/17x25/26x24

A equipe, que fez uma boa campanha desde o início da competição, cresceu diante das adversárias de maior tradição no Ceará e levou a taça em seu segundo ano de participação, superando o vice-campeonato do ano passado.

35 do voleibol feminino do BNB Clube de Fortaleza


Publicado por:Caetano Rocha, no blog: http://caetanorocha.blogspot.com.br/2012/12/voleibol-feminino-do-bnb-clube-de.html?spref=fb

Em festa realizada no Salão Nobre do BNB Clube de Fortaleza, foram comemorados ontem, os 35 anos do Voleibol Feminino do Clube Bancário. O encontro contou com a presença do Secretário de Esportes do Governo do Estado do Ceará, Sr. Gony Arruda, Diretores atuais e antigos, Treinadores, Professores, Atletas, Ex-Atletas, Familiares, Imprensa e Convidados.

              Além de comemorar a importante data, a festa foi um momento de homenagens, depoimentos emocionados, arrecadação de donativos para instituições, exposição de fotos e jornais e  da confraternização entre várias gerações que ali jogaram, tudo orquestrado pelo Professor Eurípedes Gurgel Filho, que dirige as equipes do Clube desde 1977 e que tive a oportunidade de auxiliar-lo no início de minha carreira de treinador, no ano de 1994.

               Dentre as várias homenagens da noite, ressalto a primeira e a segunda equipes, vencedoras dos Campeonatos Estaduais de 1979 e 1980. Outro momento importante foi a premiação e o reconhecimento por todos presentes à Ex-Atleta de Vôlei de Praia, do BNB Clube e do Brasil, Shelda Kelly Bruno Bedê, por suas importantes conquistas tanto a nível Nacional como Internacional.

                Além de propocionar o encontro, a confraternização e as homenagens, a noite de ontem foi especial por confirmar o trabalho técnico, formativo e  social, de 35 anos que o Professor Gurgel Filho vem fazendo, incansavelmente à frente do Voleibol Feminino do BNB Clube e do Estado do Ceará.

                Depois de compartilhar significativas emoções na noite de ontem, reitero através de minhas pessoais observações, o Gurgel e seu legado:

                O TREINADOR - Incansável: na busca de títulos conquistou os mais importantes campeonatos a nível Estadual, Regional e Nacional, criou rotinas de treinamentos, levou o nome do Clube e do Ceará a terras estrangeiras, quebrou tabus da época, estabeleceu uma escola de Voleibol reconhecida nacionalmente. Através do seu trabalho, surgiram grandes atletas para o Voleibol Indoor e de Praia do Brasil. 

                O EDUCADOR - Valores: agiu sempre com muito amor, seriedade, dedicação, obstinação e rigidez (algumas vezes não compreendido) na intenção de educar os jovens...na verdade, esse Mestre fez do Voleibol um sacerdócio da sua vida e como diziam os antigos Irmãos Maristas que tanto nos ensinaram " Deu exemplos, sempre com testemunhos concretos".
                 O FORMADOR - Incentivador: o BNB Clube não foi espaço apenas na formação de gerações de atletas, ali formaram-se mais de duas dezenas de profissionais para o Voleibol do Ceará e do Brasil. Lembro-me de alguns: Clésio Franklin (Paturi), Sérgio Henrique, Landín, Carlos Nascimento, Bidu, Ricardo, Adriano Loureiro, Ronald Rocha (orgulho meu, do Ceará e do Brasil), Adriano César e eu. Todos nós bebemos os ensinamentos que o grande Mestre oportunizou.

                 O CIDADÃO - Honestidade: pode existir igual, mais honesto eu duvido! em Tantos anos de convivência eu nunca vi ou ouvi o referido cidadão com mentiras e fofocas, hoje tão comum em nossa sociedade. Ele traçou uma linha para sua vida e nela seguiu. 

                 O HOMEM - Exemplo: décadas no casamento, é o norte para os três filhos e sua cotidiana preocupação em contribuir para uma sociedade melhor, com sólidos valores morais e éticos.

                 No meu olhar este é Eurípedes Gurgel Filho.

                 Obrigado e minha eterna gratidão.

Juliana e Larissa: A história de mais de mil vitórias e cem títulos

Matéria Sportv
Juliana e Larissa homenagem vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye / CBV)

Foi um casamento conturbado, mas, sem dúvidas, vitorioso. Em nove anos de parceria, as discussões de Juliana e Larissa em quadra sempre ficaram em segundo plano diante dos títulos. Foram cinco do Circuito Brasileiro e sete do Circuito Mundial, superando o recorde de Adriana Behar e Shelda no torneio internacional, além de quatro medalhas em Mundiais, dois ouros em Pan-Americanos e o bronze olímpico em Londres. Neste domingo, a principal dupla feminina brasileira se despediu das quadras da forma a que está habituada..
O adeus de Larissa, que pretende ser mãe em breve, não foi no lugar mais alto do pódio. A derrota para Lili e Rebecca nas semifinais doeu, mas deixou a dupla alerta para não deixar o terceiro lugar escapar. E ele veio em um jogo tenso. Com uma diagonal em cima da linha, a capixaba exibiu pela última vez sua habilidade nas areias para confirmar mais um triunfo, o 1.016º da parceria com Juliana, ao lado de quem faturou 109 torneios.
- Senti um turbilhão de coisas na cabeça e no coração. Senti alegria pelo semestre que fizemos, tristeza porque vai acabar. Neste domingo, realmente a ficha caiu e, mesmo se eu tivesse jogado a final, estaria dividia com um sentimento bom e outro ruim. Sabia que seria duro, difícil. Depois de dez anos, vai ser muito bom acordar sem despertador, mas é claro que vou sentir saudades. Já falei para o Reis (Castro, treinador) que de vez em quando vou bater uma bola, assistir aos jogos. Está no sangue, no coração. Não tem jeito de mudar – disse Larissa.ircuitoBrasileirodeVôleidePraia
A história de mais de mil vitórias e cem títulos
Do início promissor ao status de uma das principais duplas do vôlei de praia mundial, foi um pulo. Os recordes alcançados ano a ano transformaram a parceria em um mito no Brasil e no mundo. Subir ao pódio foi parte da rotina, assim como entrar em quadra para fazer o que sabem de melhor. Somaram títulos, ganharam prêmios individuais e colecionaram grandes feitos. Conquistaram quase tudo. Na galeria de troféus, faltou apenas a medalha olímpica dourada, representada ali por uma de mesmo formato, mas com o brilho mais discreto do bronze. Para as campeãs mundiais, um símbolo de dignidade e o próprio reconhecimento de que todo o sacrifício valeu a pena.

CBBVP: Lili e Rebecca conquistam ouro em Copacabana


Lili e Rebecca subiram mais um degrau na carreira neste domingo. Segunda colocada em Campinas, a jovem dupla conquistou seu primeiro título em menos de quatro meses de trabalho, diante de Maria Clara e Carol. Embaladas após a vitória sobre Juliana e Larissa na véspera, a capixaba e a cearense venceram confronto duríssimo com as irmãs cariocas em sets diretos (parciais de 22/20 e 27/25) na decisão do Open do Rio de Janeiro, sexta etapa do Circuito Brasileiro 2012/2013. Com o resultado, saltaram para segundo no ranking nacional.
- Fiquei feliz demais de ter ganho da Juliana e da Larissa porque cruzamos direto com elas durante o campeonato, e sábado era a última oportunidade que teríamos. Elas já não estavam tão bem, meio em ritmo de férias, e nós conseguimos. Neste domingo foi uma vitória inacreditável, com dois sets muito pau a pau. Formamos a dupla a pouco tempo e estamos colhendo ótimos resultados. Fechar o ano com esse título é mesmo inexplicável - disse Rebecca.
vôlei de praia Lili e Rebecca (Foto: Mauricio Kaye / CBV)


Mais cedo, Larissa e Juliana encerraram a parceria com vitória sobre Shaylyn e Karin. No pódio, a capixaba se despediu do vôlei de praia para realizar o sonho de ser mãe, enquanto a santista seguirá a carreira ao lado de Maria Elisa.

Jogo duro debaixo de chuva
Debaixo de chuva, Carol e Maria Clara largaram na frente, mas perderam a dianteira na primeira parada técnica. Bem na defesa, Rebecca armou bons contra-ataques e, com 14 a 11, o técnico Renato França pediu tempo. Após a pausa, Lili bloqueou Carol e alargou a margem. A tranquilidade, no entanto, durou pouco. As irmãs aproveitaram o moral baixo das rivais após dois erros seguidos e deixaram a diferença cair para apenas um ponto.

 Foi a vez do técnico Élmer Calvisinterromper a partida. Lili e Rebecca responderam bem às instruções e chegaram ao set point. A cearense errou um saque e Maria Clara, com uma largada espetacular, salvou sua dupla. Mas Lili, no ataque e no bloqueio, encerrou a parcial: 22/20.


Carol iniciou o segundo set com um bloqueio, e Maria Clara somou ataques precisos para abrir 6 a 3. Lili e Rebecca não se renderam e buscaram a virada, que veio em side out da capixaba (10 a 9). Com habilidade, a cearense esticou a margem para três pontos. Mas Carol respondeu na mesma moeda, com largadas em cima da linha, para assumir a ponta em 15 a 14. O jogo seguiu muito parelho, com todas as atletas se alternando nos pontos. Lili e Rebecca salvaram seis set points e conquistaram seu primeiro título em 27/25. Maria Clara, alegando desvio no bloqueio de Lili (a arbitragem deu ataque seu para fora), reclamou muito antes de deixar a quadra enquanto as adversárias celebravam.

vôlei de praia Lili e Rebecca (Foto: Divulgação / CBV)

Uma reflexão do professor João Andrade sobre o vôlei em Sergipe!
Reflexão que só mostra o quanto o nosso voleibol vem crescendo, parabéns aos profissionais que contribuíram para esses resultados, que 2013 seja um ano de muitas outras conqu

istas.

"Leandro Santos atleta da seleção brasileira juvenil e atleta do time adulto do SESI/SP
Duda Santos Lisboa atleta da seleção brasileira sub 19 e sub 21 de volei de praia....5ª colocada no mundial sub 19 campeã de 2 etapas do sub 21 BB...e ainda convocada pra SELEÇÃO BRASILEIRA ESCOLAR DE QUADRA
Aninha Almeida pré convocada pra seleção brasileira de volei de praia sub 19 (apenas 13 anos)
Tainá Bigi pre convocada pra seleção brasileira sub 19 de volei de praia e convocada pra 1ª seleção brasileira escolar de volei de praia (4ª colocada nas OLIMPIADAS ESCOLARES - CUIABÁ)
Raul Marcelino convocado pra seleção brasileira escolar de volei de praia (4º colocado nas OLIMPÍADAS ESCOLARES - CUIABÁ)
Nason Santos convocado pra seleção brasileira escolar de volei de praia (4º colocado nas OLIMPÍADAS ESCOLARES - CUIABÁ)
Vinícius Santana Gomes e Raphael Prazeres atletas representando o BRASIL no campeonato mundial universitario de volei de praia

Nossos técnicos Paulo Henrique (IDFG) indo pra saquarema com a atleta duda pros treinos da seleçao brasileira escolar de quadra
Helder Oliveira Santana fazendo parte do programa TÉCNICOS REFERENCIA da CBV em Saquarema...

Que ano poderia ser melhor que esse?"




Foto: Uma reflexão do professor João Andrade sobre o vôlei em  Sergipe!
Reflexão que só mostra o quanto o nosso voleibol vem crescendo, parabéns aos profissionais que contribuíram para esses resultados, que 2013 seja um ano de muitas outras conquistas. 

"Leandro Santos atleta da seleção brasileira juvenil e atleta do time adulto do SESI/SP
Duda Santos Lisboa atleta da seleção brasileira sub 19 e sub 21 de volei de praia....5ª colocada no mundial sub 19 campeã de 2 etapas do sub 21 BB...e ainda convocada pra SELEÇÃO BRASILEIRA ESCOLAR DE QUADRA
Aninha Almeida pré convocada pra seleção brasileira de volei de praia sub 19 (apenas 13 anos)
Tainá Bigi pre convocada pra seleção brasileira sub 19 de volei de praia e convocada pra 1ª seleção brasileira escolar de volei de praia (4ª colocada nas OLIMPIADAS ESCOLARES - CUIABÁ)
Raul Marcelino convocado pra seleção brasileira escolar de volei de praia (4º colocado nas OLIMPÍADAS ESCOLARES - CUIABÁ)
Nason Santos convocado pra seleção brasileira escolar de volei de praia (4º colocado nas OLIMPÍADAS ESCOLARES - CUIABÁ)
Vinícius Santana Gomes e Raphael Prazeres atletas representando o BRASIL no campeonato mundial universitario de volei de praia

Nossos técnicos Paulo Henrique (IDFG) indo pra saquarema com a atleta duda pros treinos da seleçao brasileira escolar de quadra
Helder Oliveira Santana fazendo parte do programa TÉCNICOS REFERENCIA da CBV em Saquarema...

Que ano poderia ser melhor que esse?"

Na foto Leandro Santos e Duda


A UFC/Ceará foi a equipe mais votada em uma enquete realizada pelo nosso blog.
A pergunta era: qual a melhor equipe masculina do Nordeste?


Com 33% dos votos os cearense levaram a preferência dos leitores do blog Vôlei Nordeste. Sport Recife foi o segundo mais votado, com 19 % e o Vitória da Bahia ficou em 3° com 17%.
A pesquisa foi realizada durante os últimos três meses!
Concorda com o resultado?

UFC conquista universitário cearense

A UFC/Ceará é a campeã cearense universitária de 2012. A disputa pelo título dos Jogos Universitários Cearenses com a Unifor aconteceu às 9h30 do dia 25 de novembro, na quadra do CEU/UFC.


 A equipe visitante começou vencendo o 1º set por 25X
22, mas logo a UFC recuperou o jogo e fez 25X15/25X15/25X08 (3 sets a 1). A UFC venceu o primeiro turno, classificando-se para o JUBs deste ano e, com mais este êxito na competição garante vaga inédita na Liga do Desporto Universitário 2013 N/NE, a ser realizada no Piauí. 





Em pé, da esq. pra direita: Galba (treinador), Raul, Robson, Italo, Emanuel, Ronaldo, Lourenço. Agachados, mesma ordem: Victor Jorge, Marcus, Tiago, Isaac, Diego, Renan e Gabriel. Créditos do blog desportoufc.blogspot.com
.




Rio Grande do Norte consagra os novos 'rei e rainha' do vôlei de praia


*Matéria: Globo Esporte
Elton da Silva e Twendy Fernandes são os novos "rei" e "rainha" da praia do Rio Grande do Norte. O torneio organizado pela Federação Norte-rio-grandense de Vôlei (FNV) reuniu os oito melhores jogadores do Circuito Norte-rio-grandense de Vôlei de Praia 2012, no masculino e no feminino, na praia de Pirangi, a 30 quilômetros de Natal.
No masculino, os atletas foram divididos em dois grupos, após sorteio. Em cada grupo, os jogadores formaram duplas com parceiros diferentes e jogaram entre si. Aquele que tivesse o melhor desempenho se classificaria para a final. A mesma fórmula foi mantida para o torneio feminino.
Na final, Elton formou dupla com Washington, enfrentando Fernando, vencedor da outra chave, e Ienecy. A vitória veio por 2 sets a 1, com parciais de 21/19, 19/21 e 15/8.
- O torneio foi muito bom e bem organizado. Venci as quatro partidas que fiz, e fico muito feliz com isso. Quero ser campeão no próximo ano também - disse Elton, que tem 21 anos e é sétimo colocado no ranking da FNV.
Twendy Fernandes, 'Rainha da Praia' no Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação/FNV)Twendy Fernandes confirmou favoritismo e é a nova
'Rainha da Praia' no RN (Foto: Divulgação/FNV)
Maria do Céu Fernandes, a Twendy, é profissional do vôlei de praia desde 2002. Aos 30 anos de idade, a líder do ranking feminino da FNV comemora o título conquistado nas areias de Pirangi.
- Gostei muito do evento. Mais que uma competição, esse torneio é uma forma de incentivar os atletas e confraternizar. Venci três jogos e perdi apenas um, e vou brigar pelo bi em 2013 - destacou.
No torneio masculino, jogaram Washington, Ienecy, Gallo, Jayron, Juninho, Elton, Netto e Jorginho. As participantes do feminino foram Twendy, Josy, Karol, Karen, Tatiane, Rosevânia, Nara e Nataly

Torneio inaugural da ONG Paraíba Esporte Futuro

Está sendo realizado na praia do Cabo Branco - Paraíba o torneio inaugural da ONG Paraíba Esporte Futuro. A primeira ação do projeto, conta com participação de 50 duplas na categoria sub-17 e sub-23.
A iniciativa tem como proposito integrar crianças, adolescentes e jovens na sociedade através do esporte, usando o vôlei de praia como instrumento para inserção social das comunidades carentes do est
ado da Paraíba.
Neste domingo ocorrerão as finais, e homenagem aos jogadores Ricardo Santos Volei de Praia, e Zé Marcos, e ao técnico e preparador físico Caja e Rossine

Parabéns a organização do evento e a inciativa da ONG, a Paraíba Esporte Futuro já é um sucesso!


Alguns dos objetivos da ONG:
- Realizar atividades socioeducativas com vistas à promoção da prática de esportes, prevenção a DST/AIDS, uso indiscriminado de drogas bem como conscientização para promoção da paz e da vida em liberdade e em harmonia com a sociedade e com meio ambiente. 


Olha os treinadores nível 3 da Bahia!
O curso organizado pela CBV teve incio no sábado e segue até o dia 10 de dezembro!