SELEÇÃO NO NORDESTE: Pernambucano, João Rafael é referência para novos atletas nordestinos

 
João Rafael Barros foi recentemente contratado pela equipe italiana  Molfetta Volley, a primeira experiência em  um clube fora do país reflete o bom trabalho realizado no Minas, ao qual  era peça importante do esquema do técnico Nery Tambeiro.

Hoje o atleta  colhe  bons frutos no esporte e sobrevive exclusivamente do voleibol, mas nem sempre foi assim, a mãe, Ana Patrícia, conta que conciliar os estudos com a rotina esportiva não era  muito fácil: “Foi um pouco difícil, tive muitas dificuldades. Ele teve que abdicar de vários dias de aulas para ir a um jogo, adiando provas, testes e trabalhos. E quando acabava a temporada de jogos, tinha que correr muito para recuperar o programa escolar.”

O amor pelo vôlei é tão grande que o atleta chegava a sonhar com  a modalidade: “Uma certa noite, João sonha jogando vôlei e falou alto: "olha o saque" "vai vai vai". Frases inerentes ao jogo. E eu acordei, pensando que eu estava assistindo um jogo dele, conta a mãe.”

Orgulho e exemplo para nova geração do vôlei nordestino o atleta faz questão de lembrar de onde veio: “Sempre carrego o nome de Pernambuco para onde vou, porque sei da tradição. Onde chego, todo mundo comenta dos jogadores de sucesso que saíram daqui do Estado. É uma motivação enorme para mim, pois a meta é me igualar a eles”, garantiu, referindo-se a nomes como Pampa, Dani Lins e Jaqueline em entrevista para o - Folha PE.  




Normalmente os eventos internacionais não passam no Nordeste, o que frustra os torcedores da região e consequentemente impede que os familiares torçam de perto. Com a possibilidade de acompanhar a equipe  que representará o país nos jogos Pan-Americanos de Toronto nos amistosos  que acontecerão em 3 capitais nordestinas: Natal (04/07), Fortaleza (06/07) e João Pessoa (11/07), mães, pais e tios não escondem a felicidade e realização que será acompanhar de perto a equipe. A avó materna do pernambucano é uma das torcedoras que não esconde a felicidade e expectativa.

"A minha expectativa é grande e a emoção maior ainda. Fico até com dificuldade de expressar-me. Estou muito ansiosa e contando os dias para vê-lo jogando. Rezarei muito pedindo proteção e vitória para o Brasil, mas confesso que sem receio nem pudor vou gritar o nome dele como toda boa torcedora e fã", disse dona Lourdes.

O ponteiro também fez consideração sobre a preparação para o Pan e jogos na região Nordeste: “Tem um tempo que estamos treinando, mas esta série de amistosos serão fundamentais para o nosso crescimento, para pegar ritmo de jogo. Teremos arbitragem oficial e um adversário de alto nível que também estará na competição. Há detalhes que só conseguimos ajustar jogando. No Nordeste, onde tudo começou para mim, jogar com a presença de amigos e familiares torcendo, me deixará muito feliz. Normalmente os torneios internacionais não passam por lá, mas tenho certeza que a torcida fará uma bela festa. - disse o ponteiro.

Quem quer saber um pouco mais sobre a carreira do Pernambucano pode conferir a matéria produzida pela Folha PE.
http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=126609
O início no vôlei aconteceu quase que por acaso. No começo, os treinos eram apenas parte das atividades que João Rafael, então com 15 anos, praticava na educação física do colégio, quando ainda era aluno do Motivo. Em nenhum momento passou pela cabeça do jovem estudante que aqueles saques despretenciosos lhe renderiam uma carreira de sucesso no voleibol. 

Hoje, aos 22 anos, o ponteiro comemora a primeira convocação para a seleção brasileira adulta de vôlei: irá se juntar ao grupo que representará o País na temporada 2015, que terá como compromissos a Liga Mundial, o Campeonato Mundial Sub-23 e os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre os dias 10 e 26 de julho.
 
A primeira oportunidade de defender o País veio em 2009. Após se destacar pela seleção pernambucana no Campeonato Brasileiro de Vôlei, disputado em Limoeiro, no Agreste do Estado, o pernambucano chamou a atenção de Percy Oncker, treinador da categoria infanto-juvenil da seleção brasileira na ocasião. A competição rendeu a João uma temporada de treinamentos em Saquarema, no Rio de Janeiro. No período, o atleta ainda fechou contrato com o Pinheiros, de São Paulo. “Foi uma experiência incrível para mim. Tínhamos um time forte e isso me fez crescer muito”, contou o jogador.

Representando as cores verde e amarela, João disputou o Mundial infanto-juvenil, na Rússia. “Foi o momento de aprender outro tipo de vôlei. Éramos novos e jogamos com meninos muito maiores, isso assustava. Foi naquele momento que tive que aprender a lidar com o medo”, revelou João. Após retornar do Mundial e ainda passar quase três anos no clube paulista, foi contratado pelo Minas Tênis Clube – um dos principais do Brasil -, onde amadureceu e se tornou ainda mais reconhecido no esporte.

Quando ainda atuava em solo pernambucano, João Rafael conseguiu se destacar e até somar títulos. Pelos Jogos Escolares, em 2007, garantiu o terceiro lugar atuando pelo Colégio Motivo. No mesmo ano, em Campina Grande, foi campeão dos Jogos da Amizade

SELEÇÃO NO NORDESTE: Paraibano Thiaguinho na trilha certa do Vôlei

A seleção brasileira de vôlei que representará o país nos jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, fará uma série de amistosos em três capitais nordestinas: Natal (04/07), Fortaleza (06/07) e João Pessoa (11/07).

Na equipe dirigida pelo técnico Rubinho, quatro nordestinos integram o time. Aos 22 anos, o levantador Thiago Veloso Pontes, também conhecido como Thiaguinho, é um dos representantes do Nordeste no Desafio Internacional de Vôlei contra a equipe da Argentina.
Aqui no Nordeste, ele pode até não ser conhecido por muitos, mas já coleciona títulos em campeonatos nacionais e internacionais. 


Na avaliação de seu ex-técnico Giovane Gávio, o paraibano é uma das grandes promessas do vôlei nacional. “Falar que estou surpreso com o desempenho dele seria desmerecer o trabalho do jogador. Sempre vi que ele tinha muita qualidade. É um atleta tecnicamente muito bom, que vem conseguindo conduzir a equipe. É titular da Seleção juvenil e tem tudo para ser o sucessor do Bruninho na equipe principal futuramente", afirmou Gávio, em entrevista ao Lancenet.

O levantador começou a carreira junto com seu irmão Michel, por influência de outro irmão: Ylton, o mais velho. Os treinos tiveram início em colégios particulares de João Pessoa, na Paraíba, mas foi em Recife que os irmãos começaram a se destacar. Com futuros promissores, Thiaguinho, com 14 anos, e Michel, com 15, fizeram um teste e foram aprovados no Centro Olímpico de São Paulo. A partir de então passaram a morar na capital paulista. Após alguns meses, Michel retornou à capital paraibana para se dedicar aos estudos. Thiaguinho, no entanto, continuou sua carreira em São Paulo. Durante esse período, o atleta foi sete vezes campeão paulista de vôlei, passou por todos times da base - começando pelo Sub-17 até o Sub-23 - e agora começa a deslanchar na seleção adulta com a convocação para os jogos Pan-Americanos em Toronto.

"Começamos jogar vôlei em João Pessoa no Colégio Visão por influência do nosso irmão mais velho Ylton. Depois de alguns anos fomos para Recife pelo colégio CEG, onde jogamos o jebs mirim em 2005, fomos vice-campeão. Nos anos seguintes, fomos convocados para a seleção pernambucana e decidimos fazer peneira em São Paulo em 2007", relembra o irmão Michel.

Sobre os jogos em solos nordestinos, Thiaguinho se diz animado: “Para mim será muito especial porque minha família toda poderá assistir, e desde que saí de casa com 14 anos a maioria dos meus familiares nunca me viu jogar. Meu pai nunca viu um jogo meu ao vivo como profissional, então isso vai servir como uma motivação a mais para eu me preparar bem, fazer bons jogos e depois buscar o título dos jogos Pan-Americanos”, disse o atleta.
  Títulos
SESI - SP 2014/2015
-Vice-Campeão da Superliga
SESI - SP 2013/2014
-Vice-Campeão da Superliga
- Campeão Paulista Adulto
- Vice-Campeão Copa Brasil - Maringá 2014 
SELEÇÃO BRASILEIRA 2013 
- Campeão Mundial Sub 23
SESI-SP 2012/2013
- Campeão Copa Sada Juvenil (Melhor Levantador)
- Campeão Copa São Paulo Juvenil
- Campeão Copa Minas (Melhor Levantador e Atleta Destaque)
- 3o Lugar Superliga
SELEÇÃO BRASILEIRA - 2012
- 4o Lugar Pan Americano Adulto - Seleção de Novos
- Campeão "Government Cup'' no Irã
- Campeão "4 Nations Cup" em Kladovo - Sérvia
- Campeão Sul-Americano Juvenil
- Melhor Levantador do Sul-Americano Juvenil
SELEÇÃO BRASILEIRA - 2011
- Campeão Pan Americano Infanto 2011 (Melhor Levantador)
- Disputou o Mundial Infanto 2011
E.C Pinheiros 2009/2011
- Campeão Paulista Infantil Série Ouro 2009
- Campeão Paulista Infanto Série Ouro 2009
- Campeão Paulista Infanto Série Ouro 2010
- Campeão Paulista Juvenil Série Ouro 2010
- Campeão Paulista Infanto Série Ouro 2011
- Campeão Paulista Juvenil Série Ouro 2011
SELEÇÃO BRASILEIRA - 2010
- Vice-Campeão Sul-Americano Infanto 2010
- Disputou a Superliga 10/11 
Centro Olimpico COTP – 2008
- Campeão Metropolitano-SP Infantil
- Campeão Estadual Infantil
- Campeão Paulista Infanto Série Prata
Colégio Atual/Náutico – 2007
- Campeão escolares Pernambucano
- Vice-campeão Pernambucano Mirim (MVP)
Colégio CEG - 2005/2006
- Campeão escolares Pernambucano 2005
- Vice-campeão JEB's Mirim 2005
- Campeão escolares Pernambucano 2006
-  3° Lugar JEB's Mirim 2006
SELEÇÃO PERNAMBUCANA
- 4° lugar Campeonato Brasileiro de Seleções Infanto 1° Divisão 2007
- 6° lugar Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenil 2009
- 7° lugar Campeonato Brasileiro de Seleções Infanto 2009
- 5° lugar Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenil 2011 (Melhor Levantador)
- 4° lugar Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenil 2012

Três jogos movimentaram no ultimo sábado (27), a rodada do Campeonato Maranhense de Vôlei Master, competição promovida pela Federação Maranhense de Vôlei


A rodada que foi disputada no Ginásio do IFMA no bairro do Monte Castelo, teve início com as disputas do torneio feminino. A equipe da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) enfrentou as Capelas do Vôlei e venceu com facilidade por 3 sets a 0, com parciais de 25x18,25x20 e 25x18.
Pelo torneio masculino, a equipe da Aerca conquistou sua primeira vitória na competição, ao derrotar o VG Sports por 2 sets a 1, com parciais de 25x20,16x25 e 17x15. Fechando a terceira rodada, a equipe do Praia Clube/Mirante enfrentou o Amigos da 14 e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 20x25,25x22 e 15x12.
FINAIS: A organização da competição informa, que a decisão da competição acontecerá no próximo sábado (4) no Ginásio do IFMA. Os jogos terão início ás 14h com a disputa de 3º e 4º lugar entre o VG Sports e Aerca, ás 15h será a vez da partida do torneio feminino entre AABB x Capelas do Vôlei e ás 16h será a decisão entre Praia Clube/Mirante x Amigos da 14.
No torneio masculino, participam da competição as equipes dos Amigos da 14, VG Sports, Praia Clube/Mirante e Aerca. No feminino, participam as equipes da AABB e Capelas do Vôlei.
De acordo com a organização da competição, no torneio masculino as equipes se enfrentam entre si, classificando as duas melhores para disputarem a final e no feminino as duas equipes disputam uma melhor de três partidas para ver quem fica com o título da competição.

Praia Clube e Amigos da 14 seguem invictos no Maranhense de Vôlei Master

Foi realizado na noite da última quinta-feira (25), a segunda rodada do Campeonato Maranhense de Vôlei Master, competição promovida pela Federação Maranhense de Voleibol (FMV). E mais uma vez, as equipes do Praia Clube e Amigos da 14 venceram seus confrontos e seguem com 100% de aproveitamento na competição.
No primeiro jogo da rodada, os Amigos da 14 conquistaram a sua segunda vitória na competição. Após uma partida bastante equilibrada no Ginásio do IFMA, a equipe derrotou o VG Sports por 2 sets a 1, com parciais de 25x21,19x25 e 15x10. Na segunda partida da noite, foi a vez do Praia Clube vencer com facilidade o time da AERCA por 2 sets a 0, com parciais de 25x21 e 25x18.
A terceira rodada do torneio masculino, será realizada neste sábado (27) a partir das 15h no Ginásio do IFMA no Monte Castelo. O VG Sports enfrenta a AERCA e ás 16h será a vez do Praia Club enfrentar o Amigos da 14.
TORNEIO FEMININO: Terá início neste sábado (27), as disputas do torneio feminino. A primeira partida entre AABB x Capelas do Vôlei, acontece a partir das 14h no Ginásio do IFMA.
No torneio masculino, participam da competição as equipes dos Amigos da 14, VG Sports, Praia Clube/Mirante e Aerca. No feminino, participam as equipes da AABB e Capelas do Vôlei.
De acordo com a organização da competição, no torneio masculino as equipes se enfrentam entre si, classificando as duas melhores para disputarem a final e no feminino as duas equipes disputam uma melhor de três partidas para ver quem fica com o título da competição.

Seleção de Vôlei no NE: mescla de nomes consolidados e jogadores sub-23 estarão no NE

Antes de viajar para o Canadá na tentativa de conquistar uma medalha dos jogos Pan-Americanos, a Seleção Brasileira de vôlei  enfrenta a Argentina em três amistosos que serão realizados na região Nordeste. O primeiro acontece em Natal, no sábado, dia 4, às 19h15, o segundo em Fortaleza e o encerramento está marcado para o dia 11 de julho, às 14h, em João Pessoa.



Por ser em paralelo com os jogos da Liga Mundial a seleção liderada por Bernardinho não estará  em solos nordestinos, sendo assim, os atletas que estarão por aqui terá uma mescla de nomes consolidados e novos talentos.

Outro campeonato de grande importância para a temporada é o Campeonato Mundial Sub-23. Os atletas convocados fizeram, em alguns momentos, trabalho em conjunto no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ), sob o comando dos treinadores Bernardinho e Rubinho, na preparação para as três competições.

"Temos três competições importantes neste ano, sendo duas em paralelo. Vamos trabalhar com um grupo maior para termos opções para a Fase Final da Liga Mundial e para os Jogos Pan-Americanos. Também temos o Mundial Sub-23, onde vamos em busca de mais um título, explicou Rubinho.

Ainda não  temos a lista definitiva dos jogadores que disputará o Pan, mas podemos deduzir que alguns dos nomes abaixo, maioria, estarão no Nordeste


- Bruno Canuto (Ponteiro - Minas Tênis Clube/MG)
- Flávio (Central - Minas Tênis Clube/MG)
- João Rafael (Ponteiro - Minas Tênis Clube/MG)
 - Maurício Souza (Central - Taubaté/Funvic)
- Murilo Radke Levantador
 -Tiago Brendle (Líbero - Ziober Maringá)
 - Douglas Correia (Ponteiro - Sesi-SP)
 - Otavio (Central - Minas Tênis Clube/MG)
 - Rafael (Oposto - Sesi-SP)
 - Maurício Borges (Arkas Spor)
- Thiaguiho (Sesi) –
- Renan (Ravenna Volley-Itália –
-  kadu (Sada)


CBV RECEBE VISITA DO SECRETÁRIO DE ESPORTES DE NATAL (RN) E DEBATE PROJETOS

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu na tarde desta quarta-feira (17.06), na sua sede, na Barra da Tijuca, a visita do Secretário Municipal de Esporte e Lazer (SEL) de Natal (RN), Luiz Eduardo Machado, acompanhado do presidente da Federação Norteriograndense de Voleibol, Igor Ribeiro Dantas. Durante o encontro, ideias
e projetos para o voleibol da região foram debatidos com o CEO da CBV, Ricardo Trade.

Natal será a primeira cidade da excursão da seleção brasileira masculina, que se prepara para os Jogos Pan-Americanos. A partida ocorrerá no dia 4 de julho, às 19h15. O amistoso, porém, não foi o único assunto debatido. A possibilidade de a cidade voltar a sediar uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, além de parcerias a serem desenvolvidas após a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte em Natal pelo governo federal em parceria ao governo municipal, também foram tema do encontro.

Natal já foi sede de uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em 12 oportunidades. A cidade revelou a ex-jogadora Virna e possui nomes de expressão, como a ponteira Amanda, recentemente contratada pelo Brasília Vôlei. A cidade já havia recebido em 2013 um amistoso da seleção feminina contra a Holanda, realizado com êxito. 

Seleção de Vôlei no Nordeste: informações sobre venda de ingressos

A equipes de vôlei masculino do Brasil e da Argentina desembarcam em Fortaleza no próximo dia 6 de julho para uma partida no estádio Paulo Sarasate. O jogo faz parte da preparação dos times para os jogos Pan-Americanos de 2015, que serão realizados em Toronto, no Canadá, de 10 a 26 de julho.
A partida está marcada para as 21h, da segunda-feira (6), mas os valores dos ingressos ainda não foram definidos. De acordo com o presidente da Associação Cearense de Voleibol (FCV), Ronald Rocha, está sendo analisa uma proposta de arrecadação social, com a coleta de alimentos para comunidades ou instituições carentes. A resposta da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) com o posicionamento sobre a bilheteria deve sair até a próxima quinta-feira (18).
“O Nordeste é uma praça extremamente importante para o voleibol, a história mostra isso, já que muitos jogadores surgiram lá, seja da praia ou da quadra. E toda vez que conseguimos levar a seleção para jogar por lá é muito importante, pois mobiliza bastante o público e as pessoas que trabalham com a nossa modalidade”, enfatizou o  diretor de seleções, Renan Dal Zotto.
Da terrinha
Enquanto Vissotto, Bruninho, Mário Jr e cia tentarão buscar um título da Liga, o cearense Bruno Canuto luta para estar presente no Pan-Americano. O ponteiro de 1,90m, atleta do Minas, foi eleito o melhor passador da última Superliga.
O jogador nascido em Tabuleiro do Norte, a 222 km de Fortaleza, tem chances de ser um dos personagens do amistoso da seleção B. “Então. Espero que sim”, revelou. Atualmente, 14 jogadores participam dos treinamentos, contudo dois serão cortados da lista.
Antes de viajar para o Canadá na tentativa de conquistar uma medalha olimpica, a equipe de Bernardinho enfrenta a Argentina em três amistosos que serão realizados na região Nordeste. O primeiro acontece em Natal, no sábado, dia 4, às 19h15, o segundo em Fortaleza e o encerramento está marcado para o dia 11 de julho, às 14h, em João Pessoa.

Texto Tribuna e a Verdinha

Seleção Masculina no Nordeste: vendas para ingressos em Natal tem data prevista para 26 de junho


A região Nordeste será a casa da seleção masculina na fase final de preparação para os jogos Pan-Americanos. Natal (RN), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB) receberão três amistosos entre o Brasil e a Argentina com vistas para a competição internacional em que as duas equipes participam.
A excursão começa no dia 02 de julho na capital do Rio Grande do Norte, onde o primeiro amistoso acontecerá no sábado, dia 04, às 19h15. No dia 06, segunda-feira, será a vez de Fortaleza com a partida entre os rivais sul-americanos programada para às 21h. Encerrando a série, brasileiros e argentinos voltarão a se enfrentar em João Pessoa no domingo (11.07) às 14h.
Sobre a venda de ingressos para o amistoso em Natal, o Presidente da Federação potiguar  Igor Ribeiro Dantas, informou:
“Os ingressos só deverão estar a venda a partir do dia 26 de junho, na Secretaria da AABB Natal, e dependendo das negociações, nas lojas da SPORT MASTER (Natal Shopping, Norte Shopping e Centro de Natal) e ainda nos últimos dias anteriores do jogo, se tiver ainda ingressos, na bilheteria do ginásio Nélio Dias
Alertamos para todos os interessados que adquiram seus ingressos com antecedência, assim que forem colocados a venda, porque a expectava é casa cheia novamente, como da última vez que a seleção esteve em Natal.”

Seleção Brasileira que representará o Brasil nos jogos Pan-Americanos fará série de amistosos no Nordeste


A região Nordeste será a casa da seleção masculina na fase final de preparação para os jogos Pan-Americanos. Natal (RN), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB) receberão três amistosos entre o Brasil e a Argentina com vistas para a competição internacional em que as duas equipes participam.
A excursão começa no dia 02 de julho na capital do Rio Grande do Norte, onde o primeiro amistoso acontecerá no sábado, dia 04, às 19h15. No dia 06, segunda-feira, será a vez de Fortaleza com a partida entre os rivais sul-americanos programada para às 21h. Encerrando a série, brasileiros e argentinos voltarão a se enfrentar em João Pessoa no domingo (11.07) às 14h. O levantador Thiaguinho, que é paraibano, é um dos mais animados.
“Para mim será muito especial porque minha família toda poderá assistir, e desde que saí de casa com 14 anos a maioria dos meus familiares nunca me viu jogar. Meu pai nunca viu um jogo meu ao vivo como profissional, então isso vai servir como uma motivação a mais para eu me preparar bem, fazer bons jogos e depois buscar o título dos jogos Pan-Americanos”, disse o atleta.
Outro representante do Nordeste na equipe verde e amarela, o ponteiro João Rafael, que é do Recife (RE), garante que os amistosos servirão para ajustar os detalhes antes da competição principal e também quer contar com amigos e familiares nas arquibancadas.
“Tem um tempo que estamos treinando, mas esta série de amistosos serão fundamentais para o nosso crescimento, para pegar ritmo de jogo. Teremos arbitragem oficial e um adversário de alto nível que também estará na competição. Há detalhes que só conseguimos ajustar jogando. No Nordeste, onde tudo começou para mim, jogar  com a presença de amigos e familiares torcendo, me deixará muito feliz. Normalmente os torneios internacionais não passam por lá, mas tenho certeza que a torcida fará uma bela festa”, disse o ponteiro.
Para o diretor de seleções da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Renan Dal Zotto, o Nordeste sempre foi um celeiro de talentos e que a passagem pelas três capitais nordestinas também renderá intercâmbio com as pessoas que trabalham em prol do vôlei na região.
“O Nordeste é uma praça extremamente importante para o voleibol, a história mostra isso, já que muitos jogadores surgiram lá, seja da praia ou da quadra. E toda vez que conseguimos levar a seleção para jogar por lá é muito importante, pois mobiliza bastante o público e as pessoas que trabalham com a nossa modalidade. Poderemos interagir bastante com os torcedores e treinadores, temos programadas algumas clínicas nas cidades pelas quais passaremos. O Brasil é um país muito grande e é difícil levar a seleção em todas as regiões”, disse o ex-jogador e hoje dirigente.  As três partidas serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV.
AMISTOSOS BRASIL X ARGENTINA
JOGO 01 – 04.07 (SÁBADO) – NATAL (RN) – 19h15 – Transmissão: SporTV
JOGO 02 – 06.07 (SEGUNDA-FEIRA) – FORTALEZA (CE) – 21h – Transmissão: SporTV
JOGO 03 – 11.07 (DOMINGO) – JOÃO PESSOA (PB) – 14h – Transmissão: SporTV 

Sergipe recebe Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia


O Brasil foi o grande destaque do primeiro dia de jogos do Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia. Dos seis jogos realizados na primeira rodada, o Brasil conquistou três vitórias. Todas por 2 x 0, garantindo assim, um bom resultado na rodada de estreia.

No primeiro jogo, a dupla de brasileira categoria 14 a 16 anos masculino, formada pelos gêmeos, Rafael Andrew - Renato Andrew teve trabalho para vencer os alemães. Com muito esforço o Brasil levou a primeira vitória por 2x0.

Sobre a vitória contra os alemães, o jovem atleta paraibano Rafael Andrew contou o que mais lhe motivou durante a decisão. “É gratificante estrear em casa e com a torcida ao nosso favor. 
Melhor ainda, quando se estreia com uma vitória”, comemorou o jovem, deixando da quadra radiante com o excelente resultado.

A disputa entre Brasil e China, na categoria masculina (17-18) também não foi fácil. Embora os chineses fossem muito ágeis, o Brasil levou a melhor, aproveitando o clima, conquistou outra vitória também por 2 x 0.

No jogo seguinte, também no masculino categoria 12-14 anos, os chineses deram o troco e venceram o Brasil por 2x0. No feminino (15-16), em uma partida tranquila, as brasileiras garantiram uma vitória folgada contra o Peru por 2x0, com parciais de 21 x 6 e 21 x 14.

O Brasil ainda enfrentaria a China no feminino (12-14) e perderia por 2x0. Completando os jogos da manhã deste domingo 14, no masculino jogaram Polinésia Francesa contra Israel, masculino (17-18), com vitória de Israel por 2 x 0. 

O jogo mais esperado do dia acontecerá as 19h30, depois da solenidade de abertura, e reúne Brasil e China, na categoria seleções feminino (17-18), com a estreia da atual campeã Duda Lisboa e as parceiras sergipanas Cinthia e Rita.

Oposto Baiano está animado para a nova temporada pelo Brasil Kirin: “Estava com saudade”

Desde segunda-feira (8), o Ginásio do Taquaral voltou a ser a segunda casa do oposto Baiano. O Vôlei Brasil Kirin deu o pontapé na temporada 2015/16 com treinos físico, técnico e na areia ao longo da semana. Baiano e seus companheiros também passaram por avaliações médicas.

“Me cuidei bastante durante a pré-temporada. Ainda estamos no início da preparação, por isso, os primeiros dias são sempre mais difíceis. Mas estava com saudades disso tudo, é o que eu gosto de fazer”, conta o atacante. 

Prata da casa do Vôlei Brasil Kirin, onde chegou quando ainda era da base, Baiano vai para sua segunda temporada no time adulto. Na última temporada, teve a oportunidade de jogar como titular boa parte da Superliga.

Informações: DM7

Seleção masculina de vôlei fará amistoso em Natal antes do Pan

Partida será realizada no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da capital, contra a Argentina

Na reta final de preparação para a disputa do Pan-Americano de 2015, em Toronto, no Canadá, a Seleção Brasileira masculina de vôlei fará um amistoso em Natal no dia  4 de julho. A partida será realizada no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da capital, contra a Argentina.


A programação da seleção para o evento já está definida. Os jogadores desembarcarão em Natal na quinta-feira, dia 2 de julho, à noite. Na sexta-feira, farão um trabalho físico em uma academia e um treino no Nélio Dias. No sábado, farão mais uma atividade no ginásio, antes do jogo às 19h. No domingo, seguirão para o Ceará, quando farão mais um amistoso contra os argentinos, em Fortaleza.


- O que está definido é que a nossa seleção estará em Natal no dia 4 de julho, às 19h, para fazer uma grande festa no ginásio Nélio Dias. Será um importante evento para a cidade. A seleção estará em preparação para o Panamericano de Toronto, e nós poderemos ver os principais jogadores do Brasil - disse o dirigente potiguar.

Quanto à venda e aos preços do ingressos, Igor Dantas contou que as informações ainda não estão definidas. O dirigente embarca na próxima segunda-feira para uma reunião com representantes da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), no Rio de Janeiro.

A torcida potiguar, no entanto, poderá não ter o privilégio de ver de perto todos os atletas da seleção principal. Por estar disputando a Liga Mundial, a lista de convocados terá uma mescla de nomes consolidados e novos talentos.
Na competição, o grupo já disputou duas partidas e derrotou a Sérvia nas duas oportunidades. Nos dias 2 e 3 de julho, enfrenta a Itália no encerramento da primeira fase do torneio.

O time brasileiro estreia na competição continental em 17 de julho diante da seleção da Colômbia, pelo grupo A. Completam a chave do Brasil a Argentina, adversária em solo natalense, e Cuba.


Texto: Globo Esporte


Nordestinos sobem ao pódio no Circuito Banco do Brasil Sub-23

Matéria CBV
Equilíbrio, reencontros e a estreia de uma parceria marcaram a decisão do Circuito Banco do Brasil Sub-23, realizado nesta quarta-feira (10.06), no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS). Nenhuma das equipes que venceu a primeira etapa repetiu o lugar mais alto do pódio. Na decisão do feminino, Duda e Tainá (SE) superaram Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) por 2 sets a 1 (18/21, 21/14, 15/2). No masculino em uma disputa carioca, melhor para Jonas/Maia (RJ), que superou Vinícius e Matheus Baby (RJ) por 2 sets a 0 (21/15, 21/16).

Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ) e Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR) completaram o pódio com a medalha de bronze. Os campeões do Sub-23 recebem R$ 3,7 mil como premiação, além de 200 pontos no ranking que define os campeões da temporada. A próxima parada ocorre de 30 de junho a 2 de julho, em Vitória (ES).
A final marcou o reencontro de Duda com uma antiga parceira, a sergipana Tainá. Ambas foram campeãs mundiais Sub-19 em 2013 e voltaram a formar parceria na etapa, conquistando o ouro.
"É muito bom jogar ao lado da Tainá, nós temos essa química muito grande que vem desde o título Mundial Sub-19. Ficamos quatro meses sem nos vermos e treinarmos, e a volta foi muito legal, é um entrosamento bastante natural. E jogar o Sub-23 é muito bom, são atletas mais próximos da minha idade, pessoas que conheço desde os torneios da base. Fico feliz de ter conquistado esse título", declarou Duda.
A decisão feminina também colocou frente a frente duas campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude. Se na China elas estiveram do mesmo lado para conquistarem o ouro - na primeira participação do vôlei de praia no torneio olímpico de base - em Campo Grande (MS), Duda e Ana Patrícia duelaram em lados opostos. E em um lance de azar, a mineira acabou torcendo o tornozelo, abandonando a partida no tie-break e ficando com a prata.
"Claro que nunca é legal vencer quando o adversário se lesiona, eu tenho muito carinho e respeito pela Ana Patrícia, conquistamos uma Olimpíada juntas. É triste, mas temos que entender, faz parte da vida de atleta. Ela vai se recuperar e continuar chegando longe, é uma jogadora com muito potencial", destacou a sergipana.
A disputa de bronze teve vitória de Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ) sobre Beatriz/Amanda (RJ) por 2 sets a 1 (21/16, 15/21, 15/11), em 58 minutos. Horas antes, na semifinal, Duda e Tainá (SE) haviam vencido Beatriz/Amanda (RJ) por 2 sets a 0 (21/12, 21/9), em 29 minutos. Na outra semifinal, Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) tinham superado Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ) também por 2 sets a 0 (21/18, 23/21), em 43 minutos de duração.
No masculino, uma final entre cariocas e com uma parceria de última hora. No primeiro torneio juntos, Jonas e Maia (RJ) se destacaram e subiram ao lugar mais alto do pódio. O resultado empolgou e a dupla será mantida para os próximos torneios.
"O nível estava muito alto. Temos duplas campeãs mundiais de base, que já estão disputando o Circuito Brasileiro Open, então é uma emoção gigantesca chegar e vencer o Sub-23. Na primeira etapa viemos com parceiros diferentes e não tivemos os resultados desejados, então nos juntamos e felizmente deu tudo certo. O Maia é um garoto sensacional, me ajudou, deu força e eu tente retribuir também. Aquele lance em que eu corri até a placa para evitar o ponto é um exemplo da nossa garra e vontade em vencer", disse Jonas.
"Acho que o fator positivo foi ter mantido a cabeça no lugar durante todo o campeonato. Recebi muitos saques, mas consegui um bom padrão de jogo para avançarmos. E tenho que agradecer muito ao ‘Robinho’ também, que jogou demais na final. Nos juntamos há poucos dias e conseguimos o objetivo principal", comemorou Maia.
A disputa de bronze colocou Eduardo Davi e Arthur Lanci (PR) no pódio. Eles superara Léo Moraes e George (PB) por 2 sets a 1 (21/14, 19/21, 15/12). Horas antes, Maia/Jonas (RJ) haviam se credenciado à final após vencerem Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR) por 2 sets a 1 (19/21, 21/13, 12/15), em 55 minutos. Vinícius e Matheus Baby (RJ) passaram para a decisão ao derrotarem Léo Morais/George (PB) de virada, em 2 sets a 1 (19/21, 21/19, 15/9), em 50 minutos de duração.
O Circuito Banco do Brasil Sub-23 contará com seis etapas. Após Chapecó-SC e, agora, Campo Grande (MS), também passará por Vitória -ES (30 de junho a 2 de julho), Rio de Janeiro-RJ (4 a 6 de agosto), Salvador-BA (8 a 10 de setembro) e Brasília-DF (13 a 15 de outubro). Diferente dos outros dois torneios de base nacionais (Sub-19 e Sub-21), no Sub-23 os atletas não precisam representar o mesmo estado para formarem as duplas.
O Circuito Banco do Brasil Sub-23 foi criado no final de 2011, com a etapa de estreia ocorrendo em João Pessoa, em março de 2012. A competição foi lançada visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional.

Alagoano ganha prêmio de melhor jogador da Liga Americana Universitária de Vôlei


Matéria CBV 
Um brasileiro acaba de ser eleito o melhor jogador de vôlei universitário dos Estados Unidos. O nome dele é Artur Bessa Cabral e ele tem 20 anos. O alagoano, único brasileiro na disputa, assegurou a conquista com ajuda de seus compatriotas, que participaram da votação popular realizada através de um site especializado em cobertura de vôlei universitário masculino, o Off The Block. Artur integra a equipe da universidade Coker College, da Carolina do Sul, onde vive já há um ano e meio.
Aluno do curso de ciências da computação, Artur, que acabou agora o 2º ano, começou a jogar vôlei no CRB, com o técnico Caetano Rocha. Depois, em 2011, seguiu caminho até Belo Horizonte (MG), onde foi jogar no Minas Tênis Clube. Lá ficou até a sua ida para os Estados Unidos. Desde que chegou a nova rotina americana, Artur realizou o sonho de estudar e jogar vôlei, e contou sobre a votação.
“Nos Estados Unidos, há uma comissão de técnicos, que escolheu os 64 melhores atletas do ano. Esses foram divididos em quatro regiões e houve a primeira rodada da votação. Depois, quartas de final, semifinal e a final regional. Depois, saíram os quatro campeões, um de cada região, e aconteceu uma final nacional. Nesta votação, que durou uma semana, ganhei com 56% dos votos”, contou Artur, comemorando o fato.
Sobre o prêmio conquistado na última semana, Artur confessa ter se surpreendido. “Fiquei surpreso desde quando vi meu nome entre os 64 melhores. Tinha recebido um prêmio de melhor jogador do ano na minha região por voto dos técnicos, mas esse de agora, por votação popular, me surpreendeu ainda mais. E, claro, fiquei muito feliz de ter toda essa repercussão. Nunca imaginei isso”, admitiu Artur.
Presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e também alagoano, Walter Pitombo Larangeiras, o Toroca, fez questão de parabenizar o atleta que viu começar a carreira.
“O Artur é um menino muito talentoso que começou no CRB, participou das seleções de base do Alagoas e depois de transferiu para Belo Horizonte. Fico muito feliz por ele estar se destacando nos Estados Unidos. A Federação de Alagoas faz um trabalho muito positivo na formação de atletas desde a década de 60 e, quando talentos como a Talita, do vôlei de praia, e o Artur chegam à seleção brasileira ou conseguem sucesso em seus clubes, isso é a maior recompensa para os estados formadores”, declarou Toroca.

Lauro de Freitas (BA) recebe Liga Nacional de Vôlei

Uma das mais tradicionais competições do voleibol brasileiro está de volta em 2015. Depois de uma temporada sem ser realizada, a Liga Nacional terá nova edição este ano. .

Assim como na última edição, realizada em 2013, apenas atletas de até 22 anos poderão ser inscritos. A competição terá uma fase classificatória, prevista para julho, com os participantes divididos em cinco grupos regionais, Copa Norte, Copa Nordeste, Copa Centro-Oeste, Copa Sudeste e Copa Sul, com até seis equipes. Os vencedores avançam à fase final marcada para 17 a 31 de agosto, em sede ainda por definir.
A etapa final será disputada pelos campeões de cada copa regional mais um representante da Federação sede. Para se candidatar à sede do evento as Federações interessadas devem enviar solicitação até o dia 15 de maio.
As equipes campeãs da Liga Nacional 2015 de cada naipe estará credenciada para a Superliga B 2016, desde que cumpra as exigências estabelecidas em regulamento.
O primeiro grupo já em sede definida, a cidade de Lauro de Freitas - próxima a Salvador, recebe a regional Nordeste, entre os dias 02 e 05/07 no Ginásio da cidade.

A Liga Nacional foi criada em 2002 como uma competição de acesso à Superliga. A partir de 2013, o campeonato passou a garantir o vencedor na Superliga B. Ao todo, foram realizadas 12 edições.

Uma breve análise da geografia do vôlei brasileiro

Um texto de: Mariana Miquelino 
Publicado originalmente: linhadas5.

A cada ano a popularidade do vôlei cresce dentro do território nacional, ainda que não se tenha uma política de divulgação condizente com a qualidade técnica do esporte vivenciada no panorama atual. O que pouco se debate é a distribuição geográfica das grandes potências do país e dos patrocinadores, que claramente demarca uma concentração dos investimentos na região Sudeste.             

Dos doze times que participaram da Superliga Masculina 2012/2013, apenas dois eram representantes de estados que não compõem a região Sudeste: Canoas (RS) e Super Imperatriz Vôlei (SC). A mesma situação foi vista na Superliga Feminina; dos dez times inscritos na competição, somente o Rio do Sul (SC) simbolizou um estado à parte do eixo São Paulo/Minas Gerais/Rio de Janeiro. Ainda assim, os “estados forasteiros” estão inseridos num contexto geopolítico positivo, estando em uma região com importantes atividades econômicas e com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
        
Na mídia, são escassos os comentários acerca dos eixos secundários do esporte, dando-nos a impressão de que não são realizados campeonatos nessas localidades, o que não é verdade. Em uma rápida pesquisa pela internet sobre o tema, percebemos que a divulgação de tais torneios (muito modestos, de fato) é feita na maioria das vezes por blogs pessoais engajados na busca de uma mudança nesse cenário vergonhoso, a exemplo do Vôlei Nordeste
   Tais quais os movimentos migratórios em direção ao Sudeste decorrentes de uma procura por melhores condições de vida e maior oferta de empregos promovidos por trabalhadores de diversas áreas de atuação, os atletas acabam se transferindo para outras cidades visando o ingresso em times que ofereçam maior suporte. Alguns nomes de sucesso que enfrentaram essas dificuldades são os pernambucanos Jaqueline Carvalho (Sollys/Nestlé), Danielle Lins (Sesi-SP) e Douglas Cordeiro (Sada/Cruzeiro).
        
Em entrevista ao Vôlei Nordeste, Douglas comentou tal conjuntura: “O vôlei pernambucano está definitivamente abandonado. Imagino o tanto de atletas de grande potencial que nesses últimos anos perderam oportunidades de se tornar jogadores profissionais de vôlei por falta de investimentos nessa área”. E complementa: “Sabemos que são vários fatores que contribuem para o sucesso de um projeto esportivo. Os patrocinadores têm que ter uma ligação afetiva com a modalidade e a mídia tem que fazer sua parte. Isso a gente não vê aí no Nordeste, pelo menos com o vôlei. (...) Infelizmente o que chama mais atenção são equipes que investem milhões. Como isso não acontece no Nordeste, dificilmente teremos mudanças nesse sentido”.
        
A jogadora paulista Fofão (Unilever) também falou sobre o assunto ao ser entrevistada pelo portal de notícias baiano A Tarde: “Vou te falar, nunca ouvir falar da Bahia no esporte. Não só no vôlei como em outros esportes. As pessoas deviam incentivar um pouco mais, sabemos que do Nordeste saem muitas jogadoras. Todo lugar tem um talento escondido, na Bahia também tem. Caberia dar essa oportunidade, fomentar o esporte. Pena não ter um ginásio. Se tivesse, quem sabe não veríamos novas promessas?”.
        
A falta de ginásios com a estrutura necessária para receber jogos de grande porte é apenas mais um dos problemas enfrentados tanto por atletas quanto por torcedores. Partidas da Superliga ou da Liga Mundial não são realizadas nesse “eixo da exclusão” justamente pela falta de instalações adequadas. Dando minha opinião particular, imagino como é triste para os admiradores do esporte nessas regiões nunca ter a oportunidade de vivenciar a emoção de assistir aos seus ídolos brilhando dentro de quadra devido à ausência de uma política de inclusão de outros estados na crescente representatividade do vôlei nacional.
        
Solidário à presente situação, Marcelo Fronckowiak, técnico da equipe RJX, doou materiais para a Seleção Baiana Masculina de Vôlei, comandada por seu amigo Alex Rufino, ajudando a melhorar o nível da preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções. 

        
Iniciativas individuais como a citada acima são de fato admiráveis, mas a pergunta que não quer calar é: onde se enquadra a CBV diante disso tudo? A Confederação deveria ser a primeira a se manifestar a favor de uma maior inclusão, desenvolvendo projetos de melhoria e buscando investimentos, inclusive junto ao Governo Federal, para que o esporte possa se expandir de maneira concreta para outras regiões, mas aparentemente é mais cômodo apenas fechar os olhos para os problemas existentes. Segundo alguns, o Brasil é o país do vôlei; é uma pena que o vôlei não seja de todo o país.