As duplas de vôlei de praia que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres já conhecem seus adversários na primeira fase do torneio olímpico. Nesta QUINTA-FEIRA (19.07), Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa participaram do sorteio das chaves, que foi realizado em Klagenfurt, cidade austríaca que recebe o sétimo Grand Slam do Circuito Mundial.
O torneio olímpico de vôlei de praia será disputado por 24 duplas em cada naipe. As parcerias formarão seis chaves com quatro componentes cada e jogarão contra os rivais dos próprios grupos na primeira fase. Avançam diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros. Os quatro terceiros colocados restantes disputarão as últimas duas vagas disponíveis nas oitavas.
Líderes do ranking olímpico da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), os campeões mundiais Alison e Emanuel são os cabeças de chave do Grupo A. Os brasileiros jogarão, na primeira fase, contra o brasileiro naturalizado suíço Bella e seu parceiro Heuscher, Lupo/Nicolai, da Itália, e Doppler/Horst, da Áustria.
"Caímos numa chave bastante equilibrada. Doppler e Horst conseguiram a classificação no fim do ciclo, é um time que não enfrentamos esse ano, mas que merece respeito, como Heuscher e Bellaguarda. Não jogamos contra eles nesta temporada, mas é uma dupla experiente, que conta com um brasileiro naturalizado, uma parceria de muita força. Jogamos contra os italianos algumas vezes esse ano, é um time com o qual precisamos ter cuidado, são jogadores de qualidade e que jogam bem soltos", analisa o estrente Alison.
Ricardo e Pedro Cunha, sextos colocados no ranking olímpico, foram designados por sorteio para a chave F. A dupla brasileira enfrentará a concorrência de Grotowski/Garcia-Thompson, da Grã-Bretanha, Skarlund/Spinnangr, da Noruega, e Binstock/Reader, do Canadá.
"A Noruega é um dos poucos times que não enfrentamos este ano, mas é uma equipe de bom nível, que costuma fazer jogos duros contra as parcerias brasileiras. O Canadá não teve bons resultados no Circuito Mundial, mas vem crescendo, fizemos uma partida bastante equilibrada contra eles em Praga e eles podem surpreender. Já a dupla da Inglaterra jogou pouco na temporada, mas tem a vantagem de estar em casa, de jogar com a torcida, e isso sempre faz um time crescer", comenta Pedro Cunha.
No feminino, Juliana e Larissa encabeçam a chave A. A dupla bicampeã pan-americana disputará a classificação com Holtwick/Semmler, da Alemanha, Klapalova/Hajeckova, da República Tcheca, e Rigobert/Li Yuk, da Mauritânia.
"As equipes da República Tcheca e da Alemanha são as nossas principais adversárias dentro do grupo. A Klapalova e Hajeckova foram nossas rivais na semifinal que fizemos na etapa de Roma em 2011. Já a Holtwick e Semmler optaram por não jogar a etapa na Áustria, a última do Circuito Mundial antes das Olimpíadas. Com isso, estarão mais descansadas do que nós em Londres. Com certeza, teremos muito trabalho", acredita Larissa.
Talita e Maria Elisa são as cabeças de chave do Grupo E. As brasileiras enfrentarão Goller/Ludwig, da Alemanha, Palmer/Bawden, da Austrália, e Meppelink/van Gestel, da Holanda.
"Somos as favoritas para ficar com o primeiro lugar do grupo se levarmos em conta a colocação no ranking mundial, mas isso não quer dizer muita coisa. O que vai realmente definir a nossa classificação é a maneira como entrarmos para cada partida. Nossa chave tem três times bons, especialmente a Alemanha, e teremos que ter a concentração elevada em todos os jogos. Vamos pensar em um jogo de cada vez e dar sempre o nosso melhor", analisa Maria Elisa.
MASCULINO
GRUPO AAlison/Emanuel (Brasil)
Bella/Heuscher (Suíça)
Lupo/Nicolai (Itália)
Doppler/Horst (Áustria)
GRUPO BRogers/Dalhausser (Estados Unidos)
Herrera/Gavira (Espanha)
Benes/Kubala (República Tcheca)
Asahi/Shiratori (Japão)
GRUPO CBrink/Reckermann (Alemanha)
Wu/Xu (China)
Heyer/Chevallier (Suíça)
Semenov/Prokopiev (Rússi)
Samoilovs/Sorokins (Letônia)
Chiva/Goldschmidt (África do Sul)
GRUPO DGibb/Rosenthal (Estados Unidos)
Fijalek/Prudel (Polônia)
GRUPO ESchuil/Nummerdor (Holanda)
Erdmann/Matysik (Alemanha)
Plavins/Smedins (Letônia)
Hernandez/Fañe (Venezuela)
GRUPO FGrotowski/Garcia-Thompson (Grã-Bretanha)
Ricardo/Pedro Cunha (Brasil)
Skarlund/Spinnangr (Noruega)
Binstock/Reader (Canadá)
Rigobert/Li Yuk (Mauritânia)
GRUPO BChen Xue/Zhang Xi (China)
Kuhn/Zumkehr (Suíça)
Arvaniti/Tsiartsiani (Grécia)
FEMININO
GRUPO AJuliana/Larissa (Brasil)
Holtwick/Semmler (Alemanha)
Klapalova/Hajeckova (República Tcheca)
Vasina/Vozakova (Rússia)
GRUPO CWalsh/May (Estados Unidos)
Slukova/Kolocova (República Tcheca)
Doris Schwaiger/Stephanie Schwaiger (Áustria)
Cook/Hinchley (Austrália)
GRUPO DKessy/Ross (Estados Unidos)
Keizer/Van Iersel (Holanda)
Liliana/Baquerizo (Espanha)
Zonta/Gallay (Argentina)
GRUPO E
Nenhum comentário:
Postar um comentário