Multiprofissional: conheça Paulo Frank - jogador de vôlei de praia, fotógrafo oficial da CBV e administrador do Voleinet

Imagem Jeremias
“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” A frase do filósofo chinês Confúcio, se adéqua perfeitamente a realidade do fotógrafo e jogador de vôlei de praia Paulo Frank. Dono do maior portal de vôlei de praia do Brasil, o baiano divide seu tempo com a vida de atleta, fotógrafo oficial da Confederação Brasileira de Voleibol e administrador do portal de maior conteúdo sobre a modalidade. 
A rotina diária desse multiprofissional envolve sol escaldante, areia fofa e uma jornada de oito ás vinte horas. Para alguns, isso poderia ser um sacrifício, já para Paulo essa é a sua principal alegria."É muito gratificante. Ver as fotos ganhando o mundo e está nos principais veículos de comunicação do Brasil. O mais gratificante de tudo é poder eternizar os principais momentos da vida deles como atletas."
 Quem assiste às partidas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia pode comprovar a disposição dentro e fora de quadra. O Vôlei Nordeste conversou com Paulo Frank sobre as mudanças no voleinet, futuro profissional e a profissão de fotógrafo. Confira:

Como foi o início de sua carreira como jogador?
 Primeiro quero dizer que é um prazer estar falando para um publico tão querido como do Vôlei Nordeste. Acompanho as noticias e realmente o trabalho de divulgação para os atletas nordestinos é muito bom e só nos enche de orgulho. 

Reprodução: facebook
 Iniciei jogando vôlei de quadra aqui mesmo em Salvador aos 12 anos através do meu professor Edson no colégio estadual Pinto de Aguiar em Mussurunga o bairro que eu morava. Ele me indicou para um clube tradicional de vôlei e fui fazer os testes, fui aprovado. Daí foram cinco anos jogando quadra e conquistando 4 títulos baiano e jogando também pela seleção baiana até descobrir o vôlei de Praia aos 16 anos e me apaixonei mas foi curta a minha primeira participação de apenas 02 anos mas pode ver de perto grandes nomes do vôlei de praia como Paulão e Paulo Emilio que eram grandes ícones do cenário brasileiro.

Você ficou afastado do esporte por um longo período. Por que isso aconteceu?
Decide me afastar por aproximadamente 08 anos para trabalhar. Conheci a mulher de minha vida. A minha esposa Lícia na qual sou casado há 16 anos. Decidir me dedicar a construir uma vida mais digna e que nos desse condições de viver com mais dignidade. Juntos fomos trabalhando e crescendo na vida e passamos por muitos momentos de dificuldades mas superamos e chegamos ao nosso objetivo. Foi um período de muito trabalho e não havia tempo para outra coisa a não ser trabalhar para ter uma vida melhor. Sou uma pessoa muito focada e tudo que é pensável é realizável basta você planejar e focar.
O Esporte Clube Vitória tem um trabalho de investimento em esportes olímpicos. No vôlei de praia como se da essa parceria?
Foi muito gratificante esse convite do E.C Vitória iniciei apenas como atleta e veio o convite para coordenar e montar a equipe. Atualmente também ajudo o Clube nos outros 14 esportes que temos. São mais de 350 atletas envolvidos e podemos dar a nossa contribuição para o social desses atletas e até para transformar sonhos em realidades aos atletas de alto rendimento que Sonham e Podem chegar as Olimpíadas do Rio em 2016. No Vôlei de Praia do Vitória, oferecemos toda infraestrutura do Clube; fisiologia, médicos e academia quando necessário. O Clube oferece também todo material de treinos como: bola, rede, roupas de treino de viagem e o principal, nós empresta o nome do E.C Vitória para fazer parcerias. Temos hoje muitos parceiros como, preparador físico, treinador, nutricionista e uma empresa especializada em suplemento esportivo, onde fornece produtos para melhorar o desempenho de cada atleta.
Você é o coordenador técnico de vôlei de praia no ECV . Quais as demandas dessa área?
Como coordenador busco sempre o melhor para o atleta e para o Clube. Sempre estou em busca de parceiros e acredito que associar o nome de um grande clube como o Vitória a esse parceiro os benefícios são amplos. Como demanda busca sempre oferecer a melhor condição de treino para os atletas. Trabalhamos junto ao marketing e assessoria de impressa. Divulgamos os resultados dos eventos tanto em TV, jornal, rádio, internet e redes sociais. Nós reunimos periodicamente no Estádio do Barradão para acompanhar e monitorar o nosso planejamento.
 Como surgiu a ideia de criar um site especializado em Vôlei de Praia?
Logo quando voltei a jogar decidir empresaria uma dupla. Senti a necessidade de fazer um site para eles mais logo percebi a necessidade do mercado para poder ajudar a divulgar os menos conhecidos e que faziam do vôlei um verdadeiro espetáculo principalmente pelo que cada um desses atletas faziam para chegar até os torneios e eram merecedores de destaques. Dessa forma poderia facilitar a vida deles quando fossem buscar patrocínios, dai surgiu o Voleinet em  pouco mais de dois anos temos mais 350.000 acessos. Para um conteúdo exclusivo de notícias de vôlei de praia. É um grande desafio, mais como a cada dia mais pessoas e empresas acreditam nele como veiculo decidir investir mais e torná-lo a referência quando o assunto for Vôlei de praia.
O Vôlei NET é um dos poucos sites especializados em vôlei de praia. Como é feito o planejamento de postagens e disponibilização das imagens?
Como amo esse esporte achava justo que ele fosse tratado como realmente ele merece. O Vôlei de praia é o esporte mais vencedor do Brasil. Acumulamos muitas medalhas olímpicas e temos o campeonato mais forte e organizado do planeta. No nosso planejamento sempre pensamos em ter  novidade todos os dias no nosso site e divulgar tudo que for relevante quando o assunto for vôlei de praia. Recebemos centenas de e-mail e noticias de todo o mundo e desenvolvemos sempre matérias próprias. Tentamos sempre divulgar primeiro o que é noticias mais sempre com o compromisso com a verdade. As fotos sempre foi o ponto forte do Voleinet. A disponibilização das imagens sempre foi uma marca nossa. Nunca restringe o uso delas e ela sempre o foi grande divulgador do nosso site. É muito gratificante quando os atletas elogiam as fotos. Ver a felicidades deles não tem preço.
 Nos últimos meses o site passou por alterações, foi criada a coluna “Especialista” e mudanças no layout do site. Comente sobre essas modificações.
Ainda estamos em mudanças. O site não está completo ainda. Não é fácil passar por essa mudança mais foi necessária. Crescemos muito nesses últimos meses. Temos acesso de várias partes do mundo e acredito que foi na hora certa. Contratamos uma empresa americana e decidimos torná-lo um site de porte internacional, mas ainda com o objetivo de atender o vôlei brasileiro. Tornamos o design do site mais atraente e moderno inserimos a coluna dos especialistas onde personalidade do vôlei de praia como treinador, preparador físico, fisioterapeuta, jogador e jornalista possam escrever periodicamente sobre temas específicos de suas áreas. Acredito que será um sucesso e um grande ganho para o vôlei de praia poder compartilhar informações desses especialistas. Vamos continuar trabalhando para fazê-lo a cada dia melhor para você que acompanha o vôlei de praia brasileiro.
Hoje você é fotografo oficial da CBV. Conte como iniciou sua carreira com a fotografia e como concilia o trabalho de atleta e fotografo.
Iniciei fazendo fotos da dupla que eu apoiava e logo percebi a grande demanda de todos os atletas e decidir fotografar para ajudar o máximo de pessoas possíveis porque raramente eles tinham fotos para divulgar o trabalho deles. Com o tempo foi virando uma paixão e foi desenvolvendo mais habilidade e me reconheci nessa profissão. Tenho muito orgulho do que faço e de ser fotografo oficial do CBV. É muito gratificante. Ver as fotos ganhando o mundo e estar nos principais veículos de comunicação do Brasil. O mais gratificante de tudo é poder eternizar os principais momentos da vida deles como atletas.
Nas etapas que eu jogo e fotógrafo não é nada fácil. Exige muito esforço físico e psicológico, mas como amo as duas coisas ainda consigo administrar , mas confesso que esta chegando a hora de decidir. A cada dia a minha profissão como fotografo cresce e a responsabilidade aumenta faço fotos para grandes marcas e para grandes atletas e por isso já começo a pensar em parar de jogar.
 Quais os objetivos para os próximos anos?
Meu objetivo como jogador é realmente mais modesto. Quero apenas poder jogar para manter a forma e continuar fazendo o que amo. E participar de alguns torneios. Já no Voleinet é mais audacioso. Quero finalizar as mudanças no novo modelo e confirmar de vez a relevância no vôlei de praia brasileiro. Como fotografo quero continuar esse trabalho que eu amo como fotografo oficial da CBV cobrindo as principais competições do Brasil e estar preparado para quando surge a oportunidade do convite eu fazer o Circuito Mundial. E é claro o maior deles sem duvida, ser o fotografo das Olimpíadas de 2016.
Super Praia Salvador


Nenhum comentário:

Postar um comentário