DESAFIO DE VÔLEI BANCO DO BRASIL: Brasileiros enfrentam a Argentina em Teresina

A histórica rivalidade entre Brasil e Argentina abrirá a temporada 2012 do Desafio de Vôlei Banco do Brasil. Neste SÁBADO (30.06), quartetos formados por jogadores de vôlei de praia dos dois países medirão forças às 16h na quadra montada no Parque da Cidade, em Teresina (PI), na primeira das quatro partidas programadas para a temporada.


Criado em 2009, o Desafio de Vôlei Banco do Brasil adota um novo formato na temporada 2012. Neste ano, a disputa envolverá sempre um quarteto brasileiro e outro internacional. A partida acontece em melhor de três sets, de 25 pontos cada.

Na primeira partida do ano, o Brasil será representado pelos capixabas Fernandão e Luciano, pela paraense Izabel e pela cearense Shaylyn. A campeã olímpica Sandra Pires será a técnica do time brasileiro. Atleta mais experiente da equipe, Izabel, de 38 anos, aprova o novo formato e diz que os atletas brasileiros estão levando a disputa com os rivais continentais muito a sério.

“Será uma oportunidade muito interessante. A Shaylyn, o Luciano e eu nunca participamos do Desafio Banco do Brasil e estamos muito empolgados, ainda mais por esse novo formato, jogando contra a Argentina, que é um rival tão tradicional. Queremos treinar uma vez antes do jogo para que tudo saia certo. Vai ser muito bom para o público”, acredita Izabel.

A paraense, inclusive, tem uma relação especial com a capital piauiense. Foi lá, onde morou por quatro anos, que ela deu seus primeiros passos no vôlei de praia.
“Comecei a jogar vôlei de praia em Teresina é sempre um prazer voltar lá. Já avisei aos meus amigos, que estão prometendo fazer uma festa grande. Muita gente em Teresina me ajudou no começo da minha carreira e fico feliz por poder voltar e retribuir todo o apoio deles”, diz a paraense.
O quarteto argentino será formado por Ian Mehamed, Pablo Suárez, Silvana Olivera e Georgina Klug. A dupla feminina, que disputou a final do Continental Cup, no Aryzão, em Saquarema (RJ), no último final de semana, está ansiosa pela nova disputa com os brasileiros.

“Vamos jogar com dois argentinos que estão jogando várias partidas internacionais e são muito bons. O jogo de quartetos é muito diferente e vamos ter que, durante a partida, encontrar o melhor jeito de jogar. Mas esperamos fazer uma boa partida para o público que vai estar presente”, comenta a argentina.
A partida realizada na capital piauiense será a primeira das quatro programadas para a competição em 2012. Os próximos jogos serão realizados em Manaus (MA), no dia 21 de julho, em Joinville (SC), no dia 11 de agosto, e em São José do Rio Preto, no dia 1º de setembro.


COLETIVA DE IMPRENSA
Os atletas que participarão do Desafio de Vôlei Banco do Brasil em Teresina atenderão a imprensa em entrevista coletiva nesta SEXTA-FEIRA (29.06), às 16h, no Hotel AL Teresina (Avenida João XXIII, 1161). Divulgação

VÔLEI DE PRAIA: CBV anuncia duplas que irão aos Jogos Olímpicos de Londres, baiano Ricardo representa o Nordeste

O Vôlei de Praia brasileiro conheceu nesta QUINTA-FEIRA (28.06) seus representantes nos Jogos Olímpicos de Londres. Em entrevista coletiva no Rio de Janeiro (RJ), o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ary Graça, anunciou a convocação das duplas Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha para a principal competição da temporada. O torneio olímpico de Vôlei de Praia será disputado entre os dias 28 de julho e 9 de agosto na House Guards Parade, em Londres.

As duplas convocadas fazem parte do projeto de seleções de Vôlei de Praia, implementado pela CBV em 2011. Segundo Ary Graça, a iniciativa reforça ainda mais as condições na busca por medalhas nos Jogos Olímpicos.

“Estamos indo para Londres com perspectivas reais de brigar pela medalha de ouro com todas as quatro duplas. É claro que o aleatório sempre pode acontecer, mas a preparação foi a melhor possível e apostamos no trabalho. Com o sistema de seleções, pudemos dar às duplas um suporte maior do que nos outros ciclos olímpicos, e deixamos os atletas em condições de se preocuparem somente em treinar e jogar. Gostaria de agradecer ao Banco do Brasil, ao Governo Federal, à Olympikus e ao Comitê Olímpico Brasileiro pelo suporte a este projeto”, afirmou Ary Graça.

Aos 39 anos, o paranaense Emanuel, ouro em Atenas-2004, vai para sua quinta Olimpíada, um recorde entre os atletas masculinos. O campeão mundial, que participou de todas as edições em que o Vôlei de Praia fez parte do programa, também enalteceu a ótima preparação oferecida.
“Nunca tivemos condições tão boas para nos preparar para fazer o nosso melhor em Londres. A Confederação nos apoiou ao longo dos quatro anos e a estrutura disponibilizada foi a melhor possível. Cada uma das quatro duplas convocadas tem um atleta estreando e isso mostra que a renovação continua muito forte. Rejuvenesci muito ao lado do Alison nestes três anos e ele também pôde aprender um pouco com a minha experiência”, comentou.

Uma das estreantes citadas por Emanuel é a campeã mundial Juliana. A atleta, que ficou fora dos Jogos Olímpicos de Pequim devido a uma lesão no joelho, comemorou o final feliz após a longa preparação.
“Comecei a me preparar em 2004 e não parei de trabalhar mesmo depois de tudo que aconteceu. Estar na Olimpíada era um capítulo da minha vida que queria escrever e ter ficado de fora em 2008 foi ruim, mas valorizou a oportunidade de representar o Brasil agora em Londres. Estou pronta para fazer o meu melhor. Agora não é mais Juliana e Larissa, agora é Brasil”, garantiu.
O carioca Pedro Cunha, que também disputará os Jogos Olímpicos pela primeira vez, contará a seu lado com o experiente Ricardo, que foi às três últimas edições e conseguiu medalhas em cada uma delas. Para o atleta, a convocação representa um prêmio por toda a dedicação após duas graves lesões, em 2009 e 2010.

“Sempre sonhei em disputar os Jogos Olímpicos e, depois de tantos percalços, não poderia ter um parceiro melhor ao meu lado neste momento. O Ricardo trouxe medalhas para o Brasil em todas as Olimpíadas em que ele foi e quero ajudá-lo a conseguir mais uma. Temos pouco tempo de parceria, mas os resultados que conseguimos nos dão muita confiança para buscarmos o ouro”, comentou.
Quarta estreante brasileira, Maria Elisa destacou o trabalho desenvolvido ao lado de Talita nas últimas quatro temporadas. A atleta, natural de Resende (RJ), comentou a mudança de perspectiva pela qual sua carreira passou nos últimos anos.

“Assisti aos Jogos Olímpicos de Pequim pela televisão e não tinha a menor perspectiva de estar aqui. A Talita me convidou, acreditou no nosso projeto e trabalhamos muito para conquistar esta vaga. Agora vamos fazer o possível para representar bem o Brasil e lutar por uma medalha”, falou.

O Brasil garantiu suas vagas em Londres através do Circuito Mundial. Juliana e Larissa terminaram a corrida olímpica em primeiro lugar no ranking, com 8.380 pontos acumulados. Talita e Maria Elisa ficaram em quinto lugar, com 6.820. No masculino, Alison e Emanuel lideraram, com 8.360 pontos. Ricardo e Pedro Cunha ocuparam o sexto lugar, com 5.480.

O sorteio dos grupos do torneio olímpico de Vôlei de Praia acontecerá no dia 19 de julho, em Klagenfurt, durante o Grand Slam austríaco do Circuito Mundial.

Em Londres, o Brasil tentará ampliar o número de medalhas conquistadas no Vôlei de Praia, modalidade que faz parte do programa olímpico desde os Jogos de Atlanta, em 1996. Em quatro edições, o país já conquistou duas medalhas de ouro (Sandra Pires/Jackie Silva, em 1996, e Ricardo/Emanuel, em 2004), cinco de prata (Adriana/Mônica, em 1996, Ricardo/Zé Marco, em 2000, Adriana Behar/Shelda, em 2000 e 2004, e Márcio/Fábio Luiz, em 2008) e dois bronzes (Sandra Pires/Adriana, em 2000, e Ricardo/Emanuel, em 2008).

I Torneio de Inverno de Voleibol em Recife

Acontece entre os dias 30/06 e 07/07 no Centro Esportivo Modelo de Ponte dos Carvalhos e no Centro Esportivo Santos Dumont em Recife, a partir das 14h o I Torneio de Inverno de Voleibol. A competição visa movimentar as equipes que não jogam campeonatos oficiais.
Equipes participantes:
Chave A: UFPE, Seleção Pernambucana, Cabo e CCV Esc. Antônio de Brito

Chave B: As Estrelas, Santos Dumont, Avatar e Cactus

Equipe de vôlei do Cruzeiro aposta em continuidade para repetir sucesso e mantém os 3 nordestinos

Após a conquista do título inédito da Superliga Masculina da temporada 2011/2012, a equipe de vôlei do Cruzeiro voltou aos treinamentos na manhã desta segunda-feira, visando à preparação para a próxima edição da competição. Da equipe campeã nacional, 13 atletas foram mantidos, inclusive os grandes destaques, caso dos selecionáveis Wallace e Maurício. A única novidade no elenco é o ponteiro Túlio, ex-jogador do São Bernardo.
Cruzeiro Vôlei (Foto: Divulgação / Site Oficial da Equipe de Vôlei do Cruzeiro)Jogadores e comissão técnica durante a reapresentação (Fotos: Divulgação / Site Oficial do Sada Cruzeiro)

O ponteiro Maurício recebeu folga da Seleção Brasileira e aproveitou para marcar presença na reapresentação da equipe. Em entrevista ao site oficial da equipe, ele falou da expectativa para mais uma temporada vitoriosa.

- Estava em BH e aproveitei para vir encontrar o pessoal. Eu e o Wallace não podemos estar com o grupo agora por causa dos compromissos com a Seleção, mas eu vim desejar boa sorte. Espero que a galera comece com todo o gás e que seja uma temporada de mais conquistas para nós.
treinador Cruzeiro Volei (Foto: Divulgação / Site Oficial da Equipe de Vôlei do Cruzeiro)Marcelo Mendez segue à frente do time
O treinador argentino Marcelo Mendez destacou a boa última temporada da equipe e começou a projetar os objetivos para a próxima temporada, quando o Cruzeiro irá representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano, no Chile, em setembro.
- Temos sempre que lembrar o que fizemos na última temporada. Jogamos uma Superliga muito forte, fomos campeões, e foi muito interessante ver o nosso crescimento, no individual e no coletivo. Nessa temporada que começa teremos objetivos ainda maiores, pois queremos o bicampeonato da Superliga, o tricampeonato Mineiro e o título do Sul-Americano, para irmos ao Mundial. Mais uma vez não será uma temporada fácil. Mas vamos trabalhar muito e fazer sempre o nosso máximo para cumprir estes objetivos. Cada dia de trabalho, cada atividade que fizermos será pensando nesses compromissos.

Confira o elenco do Cruzeiro para a temporada 2012/2013:

Levantadores:
William e Daniel
Opostos: Wallace e Alemão
Ponteiros: Filipe, Maurício, Sanchez e Túlio
Centrais: Douglas Cordeiro, Rogério, Acácio e Rafael
Líberos: Serginho e Kachel

Mari Paraíba dá tempo no vôlei e revela apoio do pai para ensaio nu

Entrevista publicada pelo site IG
Mari Paraíba era, até o final da Superliga 2011/2012, apenas mais uma de muitas belas jogadoras do vôlei brasileiro. Depois de chegar à semifinal do torneio nacional e ser eleita a musa da competição, a ponteira ganhou fama e passou de atleta à capa da edição de julho da revista Playboy. De volta ao Rio de Janeiro depois de férias com a família em Campina Grande, na Paraíba, ela conversou com o iG por telefone e disse que pretende dar um tempo das quadras e se dedicar à vida diante das câmeras.

“Estou agora mais focada na revista do que no vôlei. Quando acabarem os compromissos com a revista é que vou resolver o meu futuro”, disse Mari.

Por enquanto, ela curte o assédio por onde passa. A jogadora estampou a sessão “Happy Hour” da edição de maio da revista masculina e já ficou conhecida fora das quadras. “Quando eu era jogadora de vôlei, as pessoas me viam só daquele jeito e o assédio não era tanto. Depois, quando eu fiz as fotos, até os amigos do meu pai levavam a revista em casa para eu autografar. E meu pai adorou”, conta.

Mari Paraíba ainda lembra que não foi fácil tirar a primeira peça de roupa e que, depois de três dias de trabalho em uma locação que ainda não foi revelada, se surpreendeu com o resultado das fotos. Veja a entrevista completa da musa:

iG: Como surgiu o convite para ser a capa da Playboy? Mari Paraíba: Depois da Superliga eu fui convidada para fazer a sessão Happy Hour. Quando estava fazendo as fotos, o Edson Aran (diretor de redação da revista) foi lá pessoalmente e me convidou para ser capa. No começo eu estranhei e fiquei sem graça porque eu não esperava. Mas tudo foi entrando em acordo. Hoje em dia, a revista não é vulgar e não mostra tudo assim... Mostra, mas acho que de uma forma mais delicada.

iG: Qual a reação da sua família e do seu namorado, Riad, jogador de vôlei do RJX? Mari Paraíba: Ele ficou mais baqueado do que eu quando recebi a proposta. Mas a gente conversou e ele acabou mais tranquilo. Claro que os amigos zoam e tem uma piadinha aqui e outra ali, mas ele me apoiou. E a minha família também. Minha mãe foi quem ficou mais encanada, mas ninguém chegou a falar para eu não fazer.

iG: O Riad também chegou a ser apontado como um dos gatos da última Superliga. Você deixaria ele atuar como modelo também? Mari Paraíba: (risos) Sempre tem aquelas que gostam mais de um ou de outro e já ouvi essas coisas, mas eu levo numa boa. Acho que só foto, como modelo, seria tranquilo. Só nu que já complica. Nu masculino é meio estranho.

iG: E o assédio, já aumentou depois das primeiras fotos? Espera ser muito abordada agora que será capa? Mari Paraíba: Na verdade, eu nem imaginava que chegaria a tanto até porque, em outras edições de musas, eu já tinha sido escolhida. Achei que seria eleita mais uma vez e ficaria por isso mesmo. Mas estou tranquila e parece que as coisas nem estão acontecendo comigo...

iG: Mas você já teve que dar autógrafos na revista? Mari Paraíba: Logo depois das primeiras fotos, eu fui para casa de férias. Quando eu era jogadora de vôlei, as pessoas me viam de um jeito. Eu era uma jogadora e o assédio não era tanto. Depois, quando sai na revista, até os amigos do meu pai pediram autógrafos.

iG: Seu pai não ficou com ciúmes? Ele apoiou você em tudo? Mari Paraíba: Ele levava os amigos em casa com a revista. Eu ficava muito sem graça, e meu pai, todo feliz. Ainda bem que eu estava de roupa. Imagina agora. Eu quase morri de vergonha e ele falava: ‘Ah, menina, tem que dar autógrafo mesmo’. Eu até me impressionei, mas ele está muito feliz.

iG: E com toda a badalação e o que ainda virá com o lançamento da revista, vai continuar como jogadora de vôlei? Mari Paraíba: Eu não fechei contrato com nenhum time. Por causa da revista, vou ter que comparecer a eventos, dar autógrafos. Estou agora mais focada na revista do que no vôlei e não sei ainda como isso vai ficar. Quando acabarem os compromissos da revista é que vou resolver o meu futuro.

iG: Mas você pensa em abandonar o esporte? Mari Paraíba: Não sei te dizer, vai depender de como as coisas vão ficar. Acho que tenho que aproveitar esse momento. E já que apareceu, não dá para deixar passar.

iG: Financeiramente, compensou ter posado nua? Mari Paraíba: A grana, com certeza, ajuda muito. Mas eu não fiz só pela grana, não. Fiz porque é um trabalho que sempre achei bonito, mas não achei que fosse ter coragem caso tivesse uma oportunidade dessas.

iG: E de onde veio a coragem? Como foi tirar a primeira peça de roupa? Mari Paraíba: Os fotógrafos foram Renan Rego e Jaime Pilnik, os mesmos das primeiras fotos, o que já ajudou bastante. Não que tenha sido fácil, mas acho que me soltei mais rápido. Mas no primeiro dia, para tirar a primeira peça, foi meio estranho, ainda mais com um monte de gente te olhando e mandando você fazer isso ou aquilo. Eu até aceitei uma tacinha de champanhe, mas depois as coisas vão fluindo. E acaba sendo muito engraçado. Quando você está lá, tirando a roupa, faz umas caras e o diretor fica falando: ‘Não, tem que fazer uma cara mais sexy’. Aí você pensa: ‘Caramba, como ele quer que eu faça isso’. Mas depois você se solta.

iG: A revista só sai no começo de julho, mas você já viu as fotos. Gostou? Mari Paraíba: Eu me surpreendi e não sabia que ficaria tão bonito. Quando eles iam tirando as fotos e me mostrando, eu ficava impressionada. A experiência foi única.



Benjamin e Bruno Schmidt (MS/DF) mantiveram o domínio no Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012


Benjamin e Bruno Schmidt (MS/DF) mantiveram o domínio no Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012 e conquistaram, neste DOMINGO (24.06), o segundo título da dupla na competição. Na arena Domingos Leal, em São Luis (MA), a dupla derrotou Fernandão e Rhuan Ferramenta (ES/RJ) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/16) e subiu ao lugar mais alto do pódio na capital maranhense. Bruno e Hevaldo (AM/CE) ficaram em terceiro lugar.
Benjamin e Bruno Schmidt estão invictos no Circuito Banco do Brasil Challenger 2012, com 10 vitórias consecutivas. A dupla foi campeã da primeira etapa do ano, realizada em Aracaju (SE), no mês de junho. 

O título em São Luis foi o segundo de Bruno Schmidt na capital maranhense. Em 2007, formando dupla com o capixaba Billy, o brasilense venceu a etapa Challenger disputada na Arena Domingos Leal.

“Em Aracaju também fui bicampeão e é legal começar a acumular estas marcas na minha carreira. Viemos com o intuito de manter o ritmo e vamos voltar bem para o Circuito Mundial na próxima semana. Foi bom também ter a oportunidade de enfrentar um bloqueador alto como o Fernandão, pois encontramos muitos jogadores com esta característica na temporada internacional”, diz Bruno.

Para Benjamin, a experiência e a maturidade da dupla foram fundamentais na definição do jogo decisivo.

“Fizemos um jogo difícil e longo na semifinal com o Bruno e o Hevaldo e, com o calor que fez hoje, chegamos um pouco desgastados à decisão. Soubemos dosar as energias e chegamos mais inteiros nos pontos finais, o que acabou nos favorecendo”, diz o sul-mato-grossense.

Vice-campeão, Rhuan Ferramenta disputou, em São Luis, sua primeira decisão em uma competição de nível nacional. O carioca aprovou a campanha da dupla em sua etapa de estreia e destacou a facilidade de entrosamento encontrada.

“Não chegamos nem a treinar juntos antes da etapa. Acertamos muita coisa na conversa. Fomos muito abertos às ideias um do outro e isso facilitou. O Fernandão é um bloqueador alto e tem a mesma característica dos meus últimos parceiros. Formamos um time muito consistente no sistema defensivo e criamos dificuldades para os adversários. No fim, sentimos um pouco o cansaço”, comenta Rhuan.
Na disputa de terceiro lugar, Bruno e Hevaldo venceram, de virada, Oscar e Edson Filipe (RJ/ES) por 2 sets a 1, parciais de 19/21, 21/19 e 15/13, e conquistaram a última vaga no pódio.

A terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger 2012 será realizada em Campo Grande (MS), entre os dias 12 e 15 de julho. O palco das disputas será o Parque das Nações Indígenas. A última parada da competição será em Maceió (AL), de 23 a 26 de agosto.

I JOGOS DAS FEDERAIS DO NORDESTE: UFRN conquista o título no masculino e feminino


            A universidade Federal do Rio Grande do Norte realizou entre os dias 15 e 17 de junho em Natal/RN os jogos das Universidades Federais de vôlei feminino e masculino. A competição organizada pela federal potiguar com outras UF,  contou com participação das equipes do Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco e Ceará (UFC, UFPE e  UFPB).  Os potiguar levaram o título no masculino e feminio, seguido da UFC com medalha de prata e UFPB com o bronze.
Segue abaixo a tabela de resultados.

RESULTADOS – VOLEIBOL MASCULINO

DATA
HORA
LOCAL
SEXO
EQUIPES
15/06
19:00
UFRN
M
UFC  3   X   0  UFPB         25X18/25X23/25X20
15/06
20:30
UFRN
M
UFRN  3  X   0  UFPE         25X21/25X17/25X23
16/06
08:30
UFRN
M
UFPB  3  X 1   UFPE           25x19/27x25/23x25/25x16
16/06
10:00
UFRN
M
UFC   2 X 3    UFRN         25x22/25x23/16x25/19x25/10x15
16/06
18:30
UFRN
M
UFC    3 X 0    UFPE           25x08/25x17/25x20
16/06
20:00
UFRN
M
UFRN    3 X 0    UFPB          25x17/25x22/26x24


CLASSIFICAÇÃO

EQUIPES
PONTOS
SETS AVERAGE
PONTOS AVERAGE
CLASSIFICAÇÃO
UFRN
06
4,5
1,18
UFC
05
2,66
1,13
UFPB
04
0,42
0,95
UFPE
03
0,11
0,76


JOGO FINAL

DATA
HORA
LOCAL
SEXO
EQUIPES
17/06
10:00
UFRN
M
UFC  2   X   3  UFRN            25X17/25X23/24X26/23X25/12X15


RESULTADOS – VOLEIBOL FEMININO

DATA
HORA
LOCAL
SEXO
EQUIPES
15/06
19:00
UFRN
F
UFRN 3 X 0 UFPB      25X20/25X17/26X24
15/06
20:30
UFRN
F
UFPE  2 X 3 UFC      22X25/25X16/23X25/25X21/14X16
16/06
08:30
UFRN
F
UFRN 3 X 2 UFC        21X25/24X26/26X24/25X16/20X18
16/06
10:00
UFRN
F
UFPB  0 X 3 UFPE      22X25/15X25/20X25
16/06
18:30
UFRN
F
UFPE  1 X 3  UFRN    22X25/25X11/15X25/15X25
16/06
20:00
UFRN
F
UFC  3 X 0 UFPB     25X23/25X14/25X20


CLASSIFICAÇÃO

EQUIPES
PONTOS
SETS AVERAGE
PONTOS AVERAGE
CLASSIFICAÇÃO
UFRN
06
3
1,12
UFC
05
1,6
1,01
UFPE
04
0
1,06
UFPB
03
0
0,77


JOGO FINAL

DATA
HORA
LOCAL
SEXO
EQUIPES
17/06
08:30
UFRN
F
UFC  2   X   3  UFRN            25X21/26X24/22X25/12X25/11X15