Diário de Bordo: da Paraíba para o Qatar, levantador fala sobre experiência de jogar no exterior


As incertezas a cada final de temporada, condições precárias de treinamento e campeonato irregular assustam os atletas que tentam uma carreira de sucesso no voleibol brasileiro.

A opção encontrada por muitos, é tentar no voleibol estrangeiro uma oportunidade para alavancar a carreira.

O paraibano Matheus Araujo, encarou sua   primeira viagem internacional  para jogar fora do país. Levantador do Al-Gharafa Sports Club, do Catar,  o jovem de 22 anos é um dos exemplos da , contou para o Vôlei Nordeste um pouco de sua trajetória e experiências no vôlei árabe.

Como foi o convite para jogar fora
O convite surgiu através da empresa que me agencia, a DM7 que foi solicitada algum atleta com minhas características, e depois de exposto ao clube surgiu interesse de ambas as partes.

·       Qual foi a reação de sua família quando você decidiu jogar em outro país?
      A minha família me apoiou como já vinha apoiando desde que eu decidi sair da minha cidade pra seguir carreira, e ficaram bem felizes porque sabiam da minha vontade de ter essa experiência. Meu irmão, Klaus, já havia jogado vôlei de praia duas temporadas na Suécia, e me incentivou porque sabia do crescimento profissional e pessoal que se pode ter vivendo essa oportunidade.

·       Quais os aprendizados neste período fora do Brasil?                                                               Pela cultura ser muito diferente,fora e dentro de quadra, aprender a se adaptar é um grande crescimento, não só profissional como pessoal.
     Fale um pouco sobre pontos positivos e negativos de jogar em um país com uma cultura tão diferente.                                                                                                                          Em cada experiência que tive no Brasil pude absorver bastante de atletas mais experientes, de bons técnicos por quais passei, não só no esporte, mais como lidar com o sacrifício que todo atleta faz diariamente, como abdicar da família, a experiência gradativa me preparou para o que estou vivendo hoje
·      Quais as principais conquistas de sua carreira
Para mim as principais conquistas no esporte são as amizades feitas, o campeonato que mais me recordo foi um terceiro lugar num campeonato brasileiro de seleções, não pelo peso da medalha, mas pela união do nosso time, que já tínhamos amizade desde o tempo de campeonatos escolares

·       O que considera de melhor e pior na nossa estrutura?                                                             A estrutura de treinamento no Brasil é muito boa. Profissionais muito bem capacitados, mas muita instabilidade financeira atrapalha os atletas a permanecerem numa situação confortável.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário