Auxiliar técnico da dupla Lili e Carolina Horta, pernambucano Rodolfo Martins vive grandes emoções no Pan de Toronto

A dupla Lili e Carolina Horta vêm fazendo uma ótima participação nos jogos Pan-Americanos de Toronto. Líderes da chave C, as meninas iniciam amanhã às quartas de final da competição.

Além da cearense Carolina Horta, a equipe conta com mais um nordestino, o pernambucano Rodolfo Martins. Sobre a emoção de participar da competição, o auxiliar técnico conta que tem sido uma oportunidade única:
 '' Um momento único e uma emoção indescritível, pois somos os representantes de uma grande nação. Estamos preparados e a cada dia trabalhando pra trazer esse ouro para o Brasil. Além de ser uma oportunidade muito boa, uma experiência única e muito importante para o currículo de quem trabalha no esporte brasileiro. ''

O que deve está sendo mesmo, afinal, não é todo mundo que tem a oportunidade de participar da cerimônia de abertura de um grande evento como o #Pan2015. Com direito a desfile e tudo, o pernambucano lembrou que jogava vôlei e fez faculdade de Educação física justamente por ter essa ligação com o esporte.


Se não der certo como atleta, se joga nos estudos voltado para área . Se seguirmos a lógica do Bernardinho: “A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação,” perceberemos o quão importante são as pessoas que ficam nos bastidores!

Talento sergipano, Leandro Aracaju é convidado para treinar com Seleção Brasileira adulta



Treina com a seleção brasileira na fase final da principal competição do ano é privilégio para poucos e uma realidade para o nordestino de 22 anos Leandro Aracaju.

O central do SESI é uma das apostas do time paulista para  Superliga (2015/2016) e já está convocado para defender o país no Mundial sub-23 que será realizado em agosto.

Convidado pelo técnico Rubinho para treinar com a seleção adulta o sergipano contou sobre a experiência:
“Está sendo uma experiência única está com esse grupo, apesar de ser só para treinamento, mas tá sendo sensacional ficar com a seleção adulta. Estou tentando absorver o máximo de ensinamentos com esses caras que são as feras do esporte”.

Quando criança, jogava futebol com Victor Andrade, mas pela altura se adaptou melhor ao voleibol. O início da carreira em Aracaju foi com auxílio da professora Cida Lisboa, mãe e técnica da atleta Duda, é isso que conta seu  ex-técnico Helder Oliveira:
“O Leandro chegou a minha escola com 16 anos, veio fruto do trabalho da professora Cida que passou para minha equipe. Ganhamos as seletivas e viajamos para Maringá para os Jogos escolares isso em novembro de 2009.
Lá ele arrebentou e foi visto por olheiros de todo o Brasil, mas foi o professor de São Bernardo que solicitou um teste para ele em sua cidade. O patrocinador da equipe deu pra trás forçando o fim da base de São Bernardo, sendo indicado para o SESI onde permanece até hoje.”


Em 2012 Aracaju conquistou títulos importantes, como a Copa Pan-Americana, no Canadá, e a Sul-Americana, em que ele também foi eleito o melhor bloqueio da competição.O atleta se apresenta 27 de julho para os treinos em preparação ao mundial sub-23.

Festa da torcida em amistosos no Nordeste, mas não esquecemos a dívida com o Nordeste


Nesses dias de amistosos do Brasil no Nordeste, li várias vezes a frase "obrigada CBV por lembrar do Nordeste" ou algo relacionado. Parece que a CBV foi muito gentil em "presentear" a região com 3 jogos da seleção que representará o país nos jogos Pan-Americanos, quando na verdade só fez sua obrigação.

Menos amor a nossa Confederação que desde 2002 não promove uma competição na Paraíba, mais de uma década sem um jogo de Vôlei, no Ceará, a última vez que a equipe atuou foi em 2006.
Isso sem falar nas outras capitais, e nem vale a desculpa que não temos ginásios apropriados, pois o basquete no Ceará utiliza o Paulo Sarasate em competições oficiais e o Castelinho no Maranhão se encontra com boas estruturas.
Nem em sonho jogos da Liga Mundial e Grand Prix , pra nós, amistoso está de bom tamanho, pelo menos é isso que tivemos nas últimas atuações da seleção na Região.
Acompanhamos a seleção em Natal e foi muito prazeroso sentir a emoção de meninos e meninas, a vibração e o quão empolgados estavam. Aquilo não é uma festa momentânea, é a celebração do amor ao esporte e vai além ao despertar nos jovens o desejo por também fazer parte e conhecer melhor a modalidade.
Fora isso, pra quem faz o Vôlei no Nordeste acontecer: técnicos, professores, preparadores, gestores é um momento único. Incrível como a preparação para um grande evento é trabalhoso e ao mesmo tempo motivador. É um monte de gente que trabalha sem parar para que tudo dê certo e no final, a recompensa maior é que tudo saia bem.
Temos que parabenizar os secretários de Esporte do Ceará, Paraíba e Rio Grande Norte, assim como os respectivos presidentes das Federações de Vôlei, cá pra nós que esse sistema de federações é falido no Nordeste, por, em diversas regiões, não promover o esporte, (temos exceções).
Enfim, querida CBV - Confederação Brasileira de Voleibol não me vem com: "O Nordeste é muito longe da região central do país e por isso pode prejudicar na logística em competições oficiais". Como diz por aqui: Dê seus pulos, porque vocês administram o esporte em um país como dimensões continentais, é sua obrigação promover o esporte em TODAS AS REGIÕES e se não faz, é por pura incompetência e força de vontade.

Na seleção, Bruno Canuto tem afago da família, e mãe elogia: "Confio nele"

Por Thais Jorge 
Pela primeira vez, dona Brotas Andrade, de 47 anos, assistiu ao filho Bruno Canuto atuar com a camisa da seleção brasileira. Não conversou com ele antes do jogo. Saiu de Tabuleiro do Norte, cerca de 220 quilômetros distante de Fortaleza, às 12h30, acompanhada de mais 30 amigos e familiares. Não se arrependeu. Em preparação para o Pan de Toronto, o Brasil bateu a Argentina por 3 sets a 1, no Ginásio Paulo Sarasate. O sonho de Brotas é ver o ponteiro comandado por Bernardinho.
- Estou muito feliz. Pela primeira vez, estar vendo o meu filho jogar pela seleção brasileira. Eu creio em Deus e tudo vai dar certo. Um dia, ele vai jogar na seleção principal. Eu confio no talento do meu filho - afirmou, na última segunda-feira  em entrevista ao GloboEsporte.com. 
Bruno é do interior do Ceará e se mudou para Fortaleza os 15 anos. Depois, foi jogar em times do Sudeste e do Sul. Em 2014, recebeu troféu de melhor recepção da Superliga. Ainda estava no Volta Redonda. Depois, mudou para o Minas, onde está atualmente. 
- Fiquei feliz desde que ele foi para o Minas, por estar crescendo pelos próprios méritos. Sou orgulhosa do filho que tenho. Ele está realizando o sonho dele. Desde que ele começou, eu dei todo apoio - conta Brotas. 
Na Capital, no jogo contra a Argentina, Bruno teve o nome ecoado pela torcida. Entrou no decorrer do jogo. Também foi inédita para ele a sensação de atuar perto da família e dos amigos, agora fãs também. 
bruno, canuto, vôlei, amistoso, fortaleza (Foto: Juscelino Filho)Torcida para Bruno Canuto, em Fortaleza (Foto: Juscelino Filho)
- Tive essa oportunidade. Quando soube que seria disputado aqui em Fortaleza, não abri mão. Era um sonho voltar para casa. Jogar aqui. Agora pela seleção foi mais do que um sonho. Essa festa toda para mim não tenho palavras para explicar. Arrepiou muito - afirma o jogador. 
O próximo amistoso entre as duas seleções será em João Pessoa, sábado. De lá, o destino de das duas equipes será Toronto. No Pan, estão no mesmo grupo, ao lado de Colômbia e Cuba

Seleção Brasileira de Vôlei disputará partida com Equipe da Unipê no Ronaldão

A Equipe Masculina de Voleibol do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê jogará contra a Seleção Brasileira de no próximo dia 10, no Ginásio do Ronaldão. A partida, um jogo treino que acontecerá a partir das 18h, foi um convite da Federação Paraibana de Voleibol à equipe da Instituição. A Seleção Brasileira vem à capital para um amistoso contra a Seleção Argentina no dia 11/7, às 12h30, também no Ronaldão. Ambos os jogos servem como preparatório para o Pan-Americano, que ocorrerá no Canadá.
Para o professor da disciplina Voleibol do Unipê, prof. Ivan Pires, essa é uma oportunidade única, que será reconhecida pelos atletas do Unipê pelo resto da vida. “O Unipê se sente privilegiado. Nossa equipe vem treinando e os nossos atletas estão vibrando com a possibilidade de jogar contra a Seleção Brasileira. É uma experiência única, que vai lhes servir de referência ao longo da vida”, dissertou.
A equipe recebeu ontem o convite formal. “Ficamos surpresos, porque imaginávamos que seria escolhida uma seleção para jogar, mas o convite foi feito diretamente à nossa equipe, tendo em vista que nós vencemos as três últimas competições estaduais. Será uma oportunidade especial, na qual nós teremos a possibilidade de jogar com nossos ídolos”, afirmou Josias Silva, integrante da equipe.
Para ele, o jogo estimulará ainda mais os treinos. “Temos nos preparado desde o começo do ano, porque teremos o JUBs [Jogos Universitários Brasileiros], que é uma competição difícil. Com o convite, os treinos ficaram mais motivados. A nossa expectativa é fazer um jogo bom. A Seleção é uma equipe forte para qualquer time, seja de universidades ou montadas como seleção. Espero que apresentemos aquilo que a gente vem, treinando”, finalizou o atleta.
A Seleção Brasileira embarca no dia 13/7 para o Canadá, saindo de João Pessoa, com escala na cidade de Guarulhos. No dia 17/7, a equipe joga contra a Seleção Colombiana e, no dia 21/7, contra a equipe cubana.
Sobre a Seleção Masculina de Vôlei do Unipê
A Seleção Masculina de Vôlei do Unipê é bicampeã da Taça Sesc, tendo vencido nos anos de 2014 e 2015 e o atual campeão paraibano. Nacionalmente, conquistou o terceiro lugar na Liga de Desporto Universitário 2015 e a segunda colocação nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs de 2014. Atualmente, a equipe é formada por dezesseis integrantes, estudantes dos cursos de Administração, Direito, Educação Física e Engenharia, além de cursos de Pós-Graduação.

SELEÇÃO NO NORDESTE: ingressos para amistoso em João Pessoa começam a ser vendidos nesta Quarta-Feira

O torcedor pessoense que quiser ver de perto a seleção brasileira de vôlei vai desembolsar entre R$ 15 e R$ 30. A  equipe nacional vai fazer um amistoso contra a seleção da Argentina no sábado, 11/07,  no Ginásio Ronaldão, em João Pessoa, e esses são os valores do ingresso e da meia entrada.  
Os ingressos começarão a ser vendidos na tarde da  Quarta-Feira (08/07) nas Lojas Manaçai e no próprio ginásio pela manhã do dia do evento..As duas equipes estão se preparando para disputar o Pan-Americano de Toronto, no Canadá, neste mês de julho.
A demora na venda se deu, pois  houve um problema com a loja que iria vender as entradas e a Federação teve problemas para encontrar outro ponto. "Até esta segunda pela manhã estava tudo certo, mas o pessoal da rede de óculos que iria vender as entradas desistiu – afirmou o presidente Carlos Fernandes.
Ainda conforme Carlos Fernandes, as seleções do Brasil e da Argentina vão chegar a João Pessoa na madrugada da quarta-feira. Após chegarem a capital paraibana, as equipes vão fazer uma série de treinos até o dia da realização da partida. 


SELEÇÃO NO NORDESTE: Torcida dá show e Brasil vence a Argentina no segundo amistoso

E deu Brasil na segunda partida dos três  amistosos contra a Argentina realizados no Nordeste . Nesta segunda-feira (06.07) a seleção verde e amarela contou com o apoio de  8.304 torcedores do ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), para vencer os rivais Sul-Americanos por 3 sets a 1 (25/22. 25/14, 17/25 e 25/18).  Agora a série ficou empatada em 1 a 1, já que os argentinos levaram a melhor em Natal (RN), no último sábado (04.07), por 3 a 2.
O destaque do jogo, que é parte da preparação da equipe que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos em Toronto no Canadá, foi o central Otávio, maior pontuador, que marcou 18 vezes.
“A Argentina é um adversário difícil sempre. Um time jogueiro, tem muito volume. É difícil rodar a bola, precisamos sempre de paciência. Foi um ótimo teste para nós que iremos disputar o Pan nos próximos dias. Eles são um time que faz o outro jogar e pensar para conseguir rodar a bola”, contou o atleta.
Natural de Tabuleiro do Norte, no interior do Ceará, o ponteiro Bruno Canuto fez a alegria dos torcedores que empunhavam até cartazes para o atleta local. Para Bruno a emoção de jogar no Estado natal com a seleção foi algo inexplicável.
“Faz muito tempo que estou fora de casa, foi a realização de um sonho. Aliás, foram dois, um de jogar no meu estado e outro de entrar em quadra com a camisa da seleção. Fiquei sabendo que vinham dois ônibus da minha cidade apoiar a mim e à equipe, foi muito gratificante”, comentou o ponteiro.
O treinador brasileiro Maurício Motta Paes avaliou a atuação desta segunda-feira como mais equilibrada. Maurício elogiou também a atuação do saque e do bloqueio do Brasil que evoluíram desde o jogo em Natal.
“Jogamos hoje com a cabeça um pouco mais no lugar. Tivemos uma certa afobação no início do primeiro set, mas consertamos. É muito bom jogar tendo este público apoiando o tempo todo. Gostei da atuação no passe. Nosso bloqueio foi bem melhor hoje, muito em razão de nosso saque que também foi muito bem”,  completou o treinador.
No próximo sábado (11.07) acontece o último confronto entre os dois times em João Pessoa (PB), às 12h30. No Pan-Americano o Brasil está no grupo A com Colômbia, Cuba e Argentina. A estreia da equipe verde e amarela será contra os colombianos no dia 17 de julho.
O jogo
A Argentina saiu na frente convertendo a primeira virada de bola e seguiu administrando o placar e aproveitando a falta de convicção brasileira no ataque. Com o erro de passe do time da casa, os argentinos abriram três pontos, 5/8. A vantagem dos visitantes diminuiu depois da parada pedida pelo técnico Maurício Motta diminuiu, até que, em um ataque para fora de Martina o placar ficou igual em 12/12. A partir daí as ações se equilibraram e o Brasil conseguiu a virada e fechou em 25/22.
No segundo set a torcida se animou com a virada na parcial anterior e deu o suporte para o time da casa seguir na frente desde o começo. Com o bloqueio de Douglas Souza o Brasil fez 12/10. Os brasileiros acertaram a marcação do bloqueio, o que ajudou na melhora do volume defensivo e possibilitou os contra-ataques. No ponto de saque de Otávio a diferença chegou a seis pontos (19/13). Os adversários se perderam em quadra e a vantagem cresceu. Com um bloqueio de Maurício Souza o Brasil encerrou em 25/14.
O time argentino veio para a terceira parcial mais arrumado, e com o passe na mão do levantador Gonzalez que distribuiu com tranquilidade e os visitantes abriram 2/6. Maurício Motta trocou os levantadores e Thiaguinho foi para a quadra, mas o passe brasileiro não chegava e alguns erros bobos de ataque continuavam acontecendo e o treinador brasileiro parou jogo em 13/18. Na sequência os portenhos continuaram impondo o ritmo do jogo e fecharam em 17/25.
Empolgados com a vitória no set anterior os argentinos arriscaram mais no saque e aproveitaram os contra-ataques. Com uma paralela do oposto Martina pela saída o time visitante abriu 1/5. Depois do tempo técnico os donos da casa reagiram e trouxeram a torcida junto. No erro de ataque de Zanotti o placar ficou igual em 8/8. O placar ficou equilibrado até que o central Otávio foi para o saque e dificultou o passe da Argentina. Com dois contra-ataques de Maurício Borges o time brasileiro virou e abriu dois, 14/12. Empurrados pela torcida o Brasil aumentou a diferença e
BRASIL: Renan Buiatti, Murilo Radke, Maurício Borges, Doulgas Souza, Otávio e Maurício Souza. Líbero – Tiago Brendle.
Entraram: Rafael Araújo, Thiaguinho, Kadu, Bruno Canuto.
Técnico: Maurício Motta Paes.
ARGENTINA: Martina, Gonzalez, Palacios, Zanotti, Franetovich e Guzmán. Líbero - Lopez
Entraram: Quiroga, Koukartsev, Chirivino, Scarpin
Técnico: Martin Lopez.
AMISTOSOS BRASIL X ARGENTINA
04.07 (SÁBADO) BRASIL x Argentina (21/25, 26/24, 25/18, 23/25 e 15/13)
LOCAL/HORÁRIO: Ginásio Nélio Dias, em Natal (RN), às 19h15
TRANSMISSÃO: SporTV
06.07 (SEGUNDA-FEIRA) BRASIL x Argentina (25/22, 25/14, 17/25 e 25/18)
LOCAL/HORÁRIO: Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 18h30
TRANSMISSÃO: SporTV
11.07 (SÁBADO) BRASIL x Argentina
LOCAL/HORÁRIO: Ginasio “O Ronaldão”, em João Pessoa (PB), às 12h30
TRANSMISSÃO: SporTV

Seleção no NE: Seleção brasileira masculina de vôlei perde para a Argentina em amistoso em Natal

A seleção Brasileira enfrentou a Argentina no primeiro jogo da série de amistosos que fará no Nordeste. O jogo em Natal tinha clima de decisão, com direito a um show da torcida, muita rivalidade e emoção. Apesar de começar vencendo, os argentinos conseguiram a vitória de virada por 3 sets a 2 (21/25, 26/24, 25/18, 23/25 e 15/13), em 2h39. O  ponteiro Douglas Souza foi o maior pontuador com 25 acertos.

Sobre a emoção de jogar em casa com o pai assistindo a um jogo profissional pela primeira vez, o levantador Thiaguinho afirmou se sentir  animado:
“Foi bem emocionante estar  no Nordeste, ver meus pais ali, eu que sair com 11 anos  pra ir jogar no Recife e com 14 anos fui para São Paulo. Está retornando é um orgulho muito grande, ainda mais  neste ginásio enorme. Espero trazer nos próximos jogos uma vitória para dá orgulho para família.




Em relação ao jogo faltou? “Paciência, nós estávamos sem ritmo de jogo e isso aos poucos vai melhorando, mas lógico que sair com a derrota é ruim, mas a gente vai melhorando e com certeza vamos alcançar as vitórias.”

Seleção de Vôlei visita casa do Menor Trabalhador em Natal


A casa do Menor Trabalhador em Natal recebeu hoje a visita do técnico temporário Maurício Motta Paes e  de 5 integrantes da Seleção que representará o país nos jogos Pan-Americanos,  dentre eles, 3 nordestinos: João Rafael (PE), Bruno Canuto (CE) e Thiaguinho (PB) participaram do encontro, que contou também com um pequeno jogo entre os atletas e estudantes. 

A estudante do curso de bartender, Larissa (18 anos) achou a oportunidade muito positiva por incentivá-la a saber mais sobre a modalidade e estar perto de jogadores de alto rendimento do voleibol que dificilmente visitam a região. 

Além dos atletas, esteve presente no evento o Presidente da Federação Potiguar Igor Ribeiro Dantas, e o secretário de esporte do Estado, Eduardo Machado. 

O primeiro amistoso do Desafio Internacional de Vôlei Brasil x Argentina acontece hoje no Ginásio Nélio Dias, os portões serão abertos ás 17h15. O jogo terá transmissão do Sportv ás 19h15.

Fotos: Brunno Antunes.

JOGOS PAN-AMERICANOS: SELEÇÃO MASCULINA DE VÔLEI É ANUNCIADA COM 3 NORDESTINOS NA LISTA

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou, nesta terça-feira (30.06), os 12 atletas,  que formarão a equipe masculina nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.
Os nordestinos João Rafael (PE), Thiaguinho (PB) e Maurício Borges (AL) integram a lista.
 O Brasil está no grupo B ao lado de Colômbia, Cuba e Argentina. O time, que tem a estreia marcada para o dia 17 de julho contra os colombianos, vai em busca da décima quinta medalha na competição (quatro de ouro, seis de prata e quatro de bronze).
Nesta edição, o grupo contará com os levantadores Thiaguinho e Murilo Radke, os opostos Renan Buiatti e Rafael Araújo, os centrais Maurício Souza, Flávio Gualberto e Otávio, os ponteiros João Rafael, Kadu, Douglas Souza e Maurício Borges, e o líbero Tiago Brendle.
No Canadá, Rubinho, auxiliar de Bernardinho na seleção principal, será o técnico da equipe que vai ao Pan, mas só estará com o grupo a partir do terceiro jogo em razão da Fase Final da Liga Mundial, que acontecerão em datas concomitantes com os jogos em Toronto. Nos dois primeiros jogos, a seleção brasileira será comandada por Maurício Motta Paes.
Antes de embarcar para o Pan, a seleção fará uma série de três amistosos no Nordeste contra a Argentina. Natal (RN) no dia 4 de julho, Fortaleza (CE) no dia 6, e João Pessoa (PB) no dia 11, serão os palcos dos confrontos que servirão como fase final de preparação do time verde e amarelo.
CONVOCADOS:
Kadu – Ponteiro
Douglas Souza – Ponteiro
Flávio Gualberto – Central
João Rafael – Ponteiro
Maurício Borges – Ponteiro
Maurício Souza – Central
Murilo Radke – Levantador
Otávio – Central
Rafael Araújo - Oposto
Renan Buiatti – Oposto
Thiaguinho – Levantador
Tiago Brendle – Líbero


JOGOS PAN-AMERICANOS TORONTO 2015

1ª Fase
17.07 (Sexta-Feira) – BRASIL x Colômbia – 14h30 (Horário de Brasília)
19.07 (Domingo) – BRASIL x Cuba – 14h30 (Horário de Brasília)
21.07 (Terça-Feira) – BRASIL x Argentina – 14h30 (Horário de Brasília)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro

SELEÇÃO NO NORDESTE: Pernambucano, João Rafael é referência para novos atletas nordestinos

 
João Rafael Barros foi recentemente contratado pela equipe italiana  Molfetta Volley, a primeira experiência em  um clube fora do país reflete o bom trabalho realizado no Minas, ao qual  era peça importante do esquema do técnico Nery Tambeiro.

Hoje o atleta  colhe  bons frutos no esporte e sobrevive exclusivamente do voleibol, mas nem sempre foi assim, a mãe, Ana Patrícia, conta que conciliar os estudos com a rotina esportiva não era  muito fácil: “Foi um pouco difícil, tive muitas dificuldades. Ele teve que abdicar de vários dias de aulas para ir a um jogo, adiando provas, testes e trabalhos. E quando acabava a temporada de jogos, tinha que correr muito para recuperar o programa escolar.”

O amor pelo vôlei é tão grande que o atleta chegava a sonhar com  a modalidade: “Uma certa noite, João sonha jogando vôlei e falou alto: "olha o saque" "vai vai vai". Frases inerentes ao jogo. E eu acordei, pensando que eu estava assistindo um jogo dele, conta a mãe.”

Orgulho e exemplo para nova geração do vôlei nordestino o atleta faz questão de lembrar de onde veio: “Sempre carrego o nome de Pernambuco para onde vou, porque sei da tradição. Onde chego, todo mundo comenta dos jogadores de sucesso que saíram daqui do Estado. É uma motivação enorme para mim, pois a meta é me igualar a eles”, garantiu, referindo-se a nomes como Pampa, Dani Lins e Jaqueline em entrevista para o - Folha PE.  




Normalmente os eventos internacionais não passam no Nordeste, o que frustra os torcedores da região e consequentemente impede que os familiares torçam de perto. Com a possibilidade de acompanhar a equipe  que representará o país nos jogos Pan-Americanos de Toronto nos amistosos  que acontecerão em 3 capitais nordestinas: Natal (04/07), Fortaleza (06/07) e João Pessoa (11/07), mães, pais e tios não escondem a felicidade e realização que será acompanhar de perto a equipe. A avó materna do pernambucano é uma das torcedoras que não esconde a felicidade e expectativa.

"A minha expectativa é grande e a emoção maior ainda. Fico até com dificuldade de expressar-me. Estou muito ansiosa e contando os dias para vê-lo jogando. Rezarei muito pedindo proteção e vitória para o Brasil, mas confesso que sem receio nem pudor vou gritar o nome dele como toda boa torcedora e fã", disse dona Lourdes.

O ponteiro também fez consideração sobre a preparação para o Pan e jogos na região Nordeste: “Tem um tempo que estamos treinando, mas esta série de amistosos serão fundamentais para o nosso crescimento, para pegar ritmo de jogo. Teremos arbitragem oficial e um adversário de alto nível que também estará na competição. Há detalhes que só conseguimos ajustar jogando. No Nordeste, onde tudo começou para mim, jogar com a presença de amigos e familiares torcendo, me deixará muito feliz. Normalmente os torneios internacionais não passam por lá, mas tenho certeza que a torcida fará uma bela festa. - disse o ponteiro.

Quem quer saber um pouco mais sobre a carreira do Pernambucano pode conferir a matéria produzida pela Folha PE.
http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=126609
O início no vôlei aconteceu quase que por acaso. No começo, os treinos eram apenas parte das atividades que João Rafael, então com 15 anos, praticava na educação física do colégio, quando ainda era aluno do Motivo. Em nenhum momento passou pela cabeça do jovem estudante que aqueles saques despretenciosos lhe renderiam uma carreira de sucesso no voleibol. 

Hoje, aos 22 anos, o ponteiro comemora a primeira convocação para a seleção brasileira adulta de vôlei: irá se juntar ao grupo que representará o País na temporada 2015, que terá como compromissos a Liga Mundial, o Campeonato Mundial Sub-23 e os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre os dias 10 e 26 de julho.
 
A primeira oportunidade de defender o País veio em 2009. Após se destacar pela seleção pernambucana no Campeonato Brasileiro de Vôlei, disputado em Limoeiro, no Agreste do Estado, o pernambucano chamou a atenção de Percy Oncker, treinador da categoria infanto-juvenil da seleção brasileira na ocasião. A competição rendeu a João uma temporada de treinamentos em Saquarema, no Rio de Janeiro. No período, o atleta ainda fechou contrato com o Pinheiros, de São Paulo. “Foi uma experiência incrível para mim. Tínhamos um time forte e isso me fez crescer muito”, contou o jogador.

Representando as cores verde e amarela, João disputou o Mundial infanto-juvenil, na Rússia. “Foi o momento de aprender outro tipo de vôlei. Éramos novos e jogamos com meninos muito maiores, isso assustava. Foi naquele momento que tive que aprender a lidar com o medo”, revelou João. Após retornar do Mundial e ainda passar quase três anos no clube paulista, foi contratado pelo Minas Tênis Clube – um dos principais do Brasil -, onde amadureceu e se tornou ainda mais reconhecido no esporte.

Quando ainda atuava em solo pernambucano, João Rafael conseguiu se destacar e até somar títulos. Pelos Jogos Escolares, em 2007, garantiu o terceiro lugar atuando pelo Colégio Motivo. No mesmo ano, em Campina Grande, foi campeão dos Jogos da Amizade

SELEÇÃO NO NORDESTE: Paraibano Thiaguinho na trilha certa do Vôlei

A seleção brasileira de vôlei que representará o país nos jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, fará uma série de amistosos em três capitais nordestinas: Natal (04/07), Fortaleza (06/07) e João Pessoa (11/07).

Na equipe dirigida pelo técnico Rubinho, quatro nordestinos integram o time. Aos 22 anos, o levantador Thiago Veloso Pontes, também conhecido como Thiaguinho, é um dos representantes do Nordeste no Desafio Internacional de Vôlei contra a equipe da Argentina.
Aqui no Nordeste, ele pode até não ser conhecido por muitos, mas já coleciona títulos em campeonatos nacionais e internacionais. 


Na avaliação de seu ex-técnico Giovane Gávio, o paraibano é uma das grandes promessas do vôlei nacional. “Falar que estou surpreso com o desempenho dele seria desmerecer o trabalho do jogador. Sempre vi que ele tinha muita qualidade. É um atleta tecnicamente muito bom, que vem conseguindo conduzir a equipe. É titular da Seleção juvenil e tem tudo para ser o sucessor do Bruninho na equipe principal futuramente", afirmou Gávio, em entrevista ao Lancenet.

O levantador começou a carreira junto com seu irmão Michel, por influência de outro irmão: Ylton, o mais velho. Os treinos tiveram início em colégios particulares de João Pessoa, na Paraíba, mas foi em Recife que os irmãos começaram a se destacar. Com futuros promissores, Thiaguinho, com 14 anos, e Michel, com 15, fizeram um teste e foram aprovados no Centro Olímpico de São Paulo. A partir de então passaram a morar na capital paulista. Após alguns meses, Michel retornou à capital paraibana para se dedicar aos estudos. Thiaguinho, no entanto, continuou sua carreira em São Paulo. Durante esse período, o atleta foi sete vezes campeão paulista de vôlei, passou por todos times da base - começando pelo Sub-17 até o Sub-23 - e agora começa a deslanchar na seleção adulta com a convocação para os jogos Pan-Americanos em Toronto.

"Começamos jogar vôlei em João Pessoa no Colégio Visão por influência do nosso irmão mais velho Ylton. Depois de alguns anos fomos para Recife pelo colégio CEG, onde jogamos o jebs mirim em 2005, fomos vice-campeão. Nos anos seguintes, fomos convocados para a seleção pernambucana e decidimos fazer peneira em São Paulo em 2007", relembra o irmão Michel.

Sobre os jogos em solos nordestinos, Thiaguinho se diz animado: “Para mim será muito especial porque minha família toda poderá assistir, e desde que saí de casa com 14 anos a maioria dos meus familiares nunca me viu jogar. Meu pai nunca viu um jogo meu ao vivo como profissional, então isso vai servir como uma motivação a mais para eu me preparar bem, fazer bons jogos e depois buscar o título dos jogos Pan-Americanos”, disse o atleta.
  Títulos
SESI - SP 2014/2015
-Vice-Campeão da Superliga
SESI - SP 2013/2014
-Vice-Campeão da Superliga
- Campeão Paulista Adulto
- Vice-Campeão Copa Brasil - Maringá 2014 
SELEÇÃO BRASILEIRA 2013 
- Campeão Mundial Sub 23
SESI-SP 2012/2013
- Campeão Copa Sada Juvenil (Melhor Levantador)
- Campeão Copa São Paulo Juvenil
- Campeão Copa Minas (Melhor Levantador e Atleta Destaque)
- 3o Lugar Superliga
SELEÇÃO BRASILEIRA - 2012
- 4o Lugar Pan Americano Adulto - Seleção de Novos
- Campeão "Government Cup'' no Irã
- Campeão "4 Nations Cup" em Kladovo - Sérvia
- Campeão Sul-Americano Juvenil
- Melhor Levantador do Sul-Americano Juvenil
SELEÇÃO BRASILEIRA - 2011
- Campeão Pan Americano Infanto 2011 (Melhor Levantador)
- Disputou o Mundial Infanto 2011
E.C Pinheiros 2009/2011
- Campeão Paulista Infantil Série Ouro 2009
- Campeão Paulista Infanto Série Ouro 2009
- Campeão Paulista Infanto Série Ouro 2010
- Campeão Paulista Juvenil Série Ouro 2010
- Campeão Paulista Infanto Série Ouro 2011
- Campeão Paulista Juvenil Série Ouro 2011
SELEÇÃO BRASILEIRA - 2010
- Vice-Campeão Sul-Americano Infanto 2010
- Disputou a Superliga 10/11 
Centro Olimpico COTP – 2008
- Campeão Metropolitano-SP Infantil
- Campeão Estadual Infantil
- Campeão Paulista Infanto Série Prata
Colégio Atual/Náutico – 2007
- Campeão escolares Pernambucano
- Vice-campeão Pernambucano Mirim (MVP)
Colégio CEG - 2005/2006
- Campeão escolares Pernambucano 2005
- Vice-campeão JEB's Mirim 2005
- Campeão escolares Pernambucano 2006
-  3° Lugar JEB's Mirim 2006
SELEÇÃO PERNAMBUCANA
- 4° lugar Campeonato Brasileiro de Seleções Infanto 1° Divisão 2007
- 6° lugar Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenil 2009
- 7° lugar Campeonato Brasileiro de Seleções Infanto 2009
- 5° lugar Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenil 2011 (Melhor Levantador)
- 4° lugar Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenil 2012

Três jogos movimentaram no ultimo sábado (27), a rodada do Campeonato Maranhense de Vôlei Master, competição promovida pela Federação Maranhense de Vôlei


A rodada que foi disputada no Ginásio do IFMA no bairro do Monte Castelo, teve início com as disputas do torneio feminino. A equipe da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) enfrentou as Capelas do Vôlei e venceu com facilidade por 3 sets a 0, com parciais de 25x18,25x20 e 25x18.
Pelo torneio masculino, a equipe da Aerca conquistou sua primeira vitória na competição, ao derrotar o VG Sports por 2 sets a 1, com parciais de 25x20,16x25 e 17x15. Fechando a terceira rodada, a equipe do Praia Clube/Mirante enfrentou o Amigos da 14 e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 20x25,25x22 e 15x12.
FINAIS: A organização da competição informa, que a decisão da competição acontecerá no próximo sábado (4) no Ginásio do IFMA. Os jogos terão início ás 14h com a disputa de 3º e 4º lugar entre o VG Sports e Aerca, ás 15h será a vez da partida do torneio feminino entre AABB x Capelas do Vôlei e ás 16h será a decisão entre Praia Clube/Mirante x Amigos da 14.
No torneio masculino, participam da competição as equipes dos Amigos da 14, VG Sports, Praia Clube/Mirante e Aerca. No feminino, participam as equipes da AABB e Capelas do Vôlei.
De acordo com a organização da competição, no torneio masculino as equipes se enfrentam entre si, classificando as duas melhores para disputarem a final e no feminino as duas equipes disputam uma melhor de três partidas para ver quem fica com o título da competição.

Praia Clube e Amigos da 14 seguem invictos no Maranhense de Vôlei Master

Foi realizado na noite da última quinta-feira (25), a segunda rodada do Campeonato Maranhense de Vôlei Master, competição promovida pela Federação Maranhense de Voleibol (FMV). E mais uma vez, as equipes do Praia Clube e Amigos da 14 venceram seus confrontos e seguem com 100% de aproveitamento na competição.
No primeiro jogo da rodada, os Amigos da 14 conquistaram a sua segunda vitória na competição. Após uma partida bastante equilibrada no Ginásio do IFMA, a equipe derrotou o VG Sports por 2 sets a 1, com parciais de 25x21,19x25 e 15x10. Na segunda partida da noite, foi a vez do Praia Clube vencer com facilidade o time da AERCA por 2 sets a 0, com parciais de 25x21 e 25x18.
A terceira rodada do torneio masculino, será realizada neste sábado (27) a partir das 15h no Ginásio do IFMA no Monte Castelo. O VG Sports enfrenta a AERCA e ás 16h será a vez do Praia Club enfrentar o Amigos da 14.
TORNEIO FEMININO: Terá início neste sábado (27), as disputas do torneio feminino. A primeira partida entre AABB x Capelas do Vôlei, acontece a partir das 14h no Ginásio do IFMA.
No torneio masculino, participam da competição as equipes dos Amigos da 14, VG Sports, Praia Clube/Mirante e Aerca. No feminino, participam as equipes da AABB e Capelas do Vôlei.
De acordo com a organização da competição, no torneio masculino as equipes se enfrentam entre si, classificando as duas melhores para disputarem a final e no feminino as duas equipes disputam uma melhor de três partidas para ver quem fica com o título da competição.

Seleção de Vôlei no NE: mescla de nomes consolidados e jogadores sub-23 estarão no NE

Antes de viajar para o Canadá na tentativa de conquistar uma medalha dos jogos Pan-Americanos, a Seleção Brasileira de vôlei  enfrenta a Argentina em três amistosos que serão realizados na região Nordeste. O primeiro acontece em Natal, no sábado, dia 4, às 19h15, o segundo em Fortaleza e o encerramento está marcado para o dia 11 de julho, às 14h, em João Pessoa.



Por ser em paralelo com os jogos da Liga Mundial a seleção liderada por Bernardinho não estará  em solos nordestinos, sendo assim, os atletas que estarão por aqui terá uma mescla de nomes consolidados e novos talentos.

Outro campeonato de grande importância para a temporada é o Campeonato Mundial Sub-23. Os atletas convocados fizeram, em alguns momentos, trabalho em conjunto no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ), sob o comando dos treinadores Bernardinho e Rubinho, na preparação para as três competições.

"Temos três competições importantes neste ano, sendo duas em paralelo. Vamos trabalhar com um grupo maior para termos opções para a Fase Final da Liga Mundial e para os Jogos Pan-Americanos. Também temos o Mundial Sub-23, onde vamos em busca de mais um título, explicou Rubinho.

Ainda não  temos a lista definitiva dos jogadores que disputará o Pan, mas podemos deduzir que alguns dos nomes abaixo, maioria, estarão no Nordeste


- Bruno Canuto (Ponteiro - Minas Tênis Clube/MG)
- Flávio (Central - Minas Tênis Clube/MG)
- João Rafael (Ponteiro - Minas Tênis Clube/MG)
 - Maurício Souza (Central - Taubaté/Funvic)
- Murilo Radke Levantador
 -Tiago Brendle (Líbero - Ziober Maringá)
 - Douglas Correia (Ponteiro - Sesi-SP)
 - Otavio (Central - Minas Tênis Clube/MG)
 - Rafael (Oposto - Sesi-SP)
 - Maurício Borges (Arkas Spor)
- Thiaguiho (Sesi) –
- Renan (Ravenna Volley-Itália –
-  kadu (Sada)


CBV RECEBE VISITA DO SECRETÁRIO DE ESPORTES DE NATAL (RN) E DEBATE PROJETOS

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu na tarde desta quarta-feira (17.06), na sua sede, na Barra da Tijuca, a visita do Secretário Municipal de Esporte e Lazer (SEL) de Natal (RN), Luiz Eduardo Machado, acompanhado do presidente da Federação Norteriograndense de Voleibol, Igor Ribeiro Dantas. Durante o encontro, ideias
e projetos para o voleibol da região foram debatidos com o CEO da CBV, Ricardo Trade.

Natal será a primeira cidade da excursão da seleção brasileira masculina, que se prepara para os Jogos Pan-Americanos. A partida ocorrerá no dia 4 de julho, às 19h15. O amistoso, porém, não foi o único assunto debatido. A possibilidade de a cidade voltar a sediar uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, além de parcerias a serem desenvolvidas após a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte em Natal pelo governo federal em parceria ao governo municipal, também foram tema do encontro.

Natal já foi sede de uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em 12 oportunidades. A cidade revelou a ex-jogadora Virna e possui nomes de expressão, como a ponteira Amanda, recentemente contratada pelo Brasília Vôlei. A cidade já havia recebido em 2013 um amistoso da seleção feminina contra a Holanda, realizado com êxito.