Após encerrar carreira nas areias, Franco recebe homenagem da CBV



Sua identificação com o vôlei de praia sempre foi algo impressionante. Bastava falar sobre o esporte para seu nome ser automaticamente associado. Não tinha como ser diferente. Seus 24 anos de carreira chegaram ao fim e, na noite desta SEXTA-FEIRA (19.04), o cearense Franco recebeu uma justa homenagem da Confederação Brasileira de Voleibol, em evento realizado na área VIP da arena montada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Na atual temporada do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, que se encerra neste domingo, Franco disputou as seis primeiras etapas. Na primeira, em Cuiabá (MS), foi vice-campeão ao lado de Bruno Schmidt. Nas demais, teve o jovem Daniel Souza como parceiro. Uma competição, aliás, da qual foi tetracampeão (1993, 1996, 2004 e 2007). Entre os títulos internacionais, o bicampeonato do Circuito Mundial, em 93 e 95, e a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 99.

Em seu discurso de despedida, visivelmente emocionado, Franco, de 46 anos, não deixou de agradecer a todos aqueles que estiveram diretamente ligados à sua carreira e o ajudaram de alguma forma. E, para se soltar e se sentir mais à vontade, até brincou, comentando que “já estava mais do que na hora de parar”.

“O vôlei de praia, pra mim, é como se fosse um filho: eu vi nascer, crescer, se desenvolver, ficar adolescente e, hoje, virou um produto consolidado, com mais de 20 anos de sucesso. E eu acho que durei tanto tempo nas areias por nunca ter sofrido uma lesão mais séria. Primeiramente, gostaria de agradecer ao Banco do Brasil, que sempre foi um parceiro e teve fundamental importância na minha vida de atleta. E também à Confederação Brasileira de Voleibol, que nunca deixou de me incentivar nesse processo”, declarou.

Daí em diante, os agradecimentos não pararam. Mesmo com receio de se esquecer de alguém, fez questão de dar nome por nome de cada profissional, que, segundo ele, tiveram uma enorme parcela no seu desenvolvimento. Lembrou-se de todos os seus técnicos, como Ronald, Abel, Letícia, Dentinho, entre outros, e também dos parceiros: Loiola, Harley, Tande, Pedro Cunha, Nalbert, Lipe, Jan, Bruno Schmidt e Daniel Souza. E, é claro, não deixou de enaltecer o primeiro deles, com quem fez história:

“Não tenho como não falar do Roberto Lopes, um cara que foi uma referência e no qual me espelhei muito, um craque desde as categorias de base. Sempre tentei tirar tudo de bom dele para chegar ao seu nível. Foram 15 anos juntos e só tenho coisas boas para contar. Posso dizer que sou um privilegiado por ter começado com ele e, depois, ter jogado com outros tantos atletas de alto nível.”

Agradecimento à família emociona a todosO momento mais emocionante foi quando passou a agradecer à família. Três dos irmãos estavam presentes ao evento, vindos diretamente de Fortaleza (CE) para prestigiá-lo. As palavras começavam a ficar mais embargadas. Citou o pai, que faleceu antes do auge de Franco, e também a mãe, que sempre evitou ver um jogo do filho, devido às fortes emoções. E falou do filho, que não quis seguir os seus passos no esporte.

“Minha família sempre esteve ao meu lado, sempre foi meu suporte. Meu pai não teve a oportunidade de acompanhar boa parte da minha carreira. Faleceu um ano antes de eu ser campeão mundial. Minha mãe nunca assistiu a um jogo meu, porque o coração não deixa. Nem replay ela via. Quanto ao meu filho, que não pôde vir, meu sonho era me aposentar ao lado dele, mas acho que suguei toda a energia de casa para o esportre e ele não foi para esse caminho. É um menino maravilhoso”, comentou.

O homenageado, na ocasião, era ele, mas, no fim, no ponto máximo de seu discurso, Franco fez questão de chamar ao palco aquela que batalhou a seu lado durante todos esses anos. Foi difícil segurar as lágrimas.

“Finalmente, uma pessoa que merece todos os méritos, porque me acompanhou desde o início. Uma pessoa que acreditou e acredita em mim. Minha esposa, Suellen, esteve comigo em todos os momentos da minha vida. Muitos deles não foram fáceis e precisei do aporte dela. A família tem um papel fundamental nessa nossa carreira. Fica aí a dica para aaqueles que ainda pensam em se casar. Essa mulher é maravilhosa”, desabafou Franco, aplaudido de pé por todos os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário