SELEÇÃO NO NORDESTE: Torcida dá show e Brasil vence a Argentina no segundo amistoso

E deu Brasil na segunda partida dos três  amistosos contra a Argentina realizados no Nordeste . Nesta segunda-feira (06.07) a seleção verde e amarela contou com o apoio de  8.304 torcedores do ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), para vencer os rivais Sul-Americanos por 3 sets a 1 (25/22. 25/14, 17/25 e 25/18).  Agora a série ficou empatada em 1 a 1, já que os argentinos levaram a melhor em Natal (RN), no último sábado (04.07), por 3 a 2.
O destaque do jogo, que é parte da preparação da equipe que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos em Toronto no Canadá, foi o central Otávio, maior pontuador, que marcou 18 vezes.
“A Argentina é um adversário difícil sempre. Um time jogueiro, tem muito volume. É difícil rodar a bola, precisamos sempre de paciência. Foi um ótimo teste para nós que iremos disputar o Pan nos próximos dias. Eles são um time que faz o outro jogar e pensar para conseguir rodar a bola”, contou o atleta.
Natural de Tabuleiro do Norte, no interior do Ceará, o ponteiro Bruno Canuto fez a alegria dos torcedores que empunhavam até cartazes para o atleta local. Para Bruno a emoção de jogar no Estado natal com a seleção foi algo inexplicável.
“Faz muito tempo que estou fora de casa, foi a realização de um sonho. Aliás, foram dois, um de jogar no meu estado e outro de entrar em quadra com a camisa da seleção. Fiquei sabendo que vinham dois ônibus da minha cidade apoiar a mim e à equipe, foi muito gratificante”, comentou o ponteiro.
O treinador brasileiro Maurício Motta Paes avaliou a atuação desta segunda-feira como mais equilibrada. Maurício elogiou também a atuação do saque e do bloqueio do Brasil que evoluíram desde o jogo em Natal.
“Jogamos hoje com a cabeça um pouco mais no lugar. Tivemos uma certa afobação no início do primeiro set, mas consertamos. É muito bom jogar tendo este público apoiando o tempo todo. Gostei da atuação no passe. Nosso bloqueio foi bem melhor hoje, muito em razão de nosso saque que também foi muito bem”,  completou o treinador.
No próximo sábado (11.07) acontece o último confronto entre os dois times em João Pessoa (PB), às 12h30. No Pan-Americano o Brasil está no grupo A com Colômbia, Cuba e Argentina. A estreia da equipe verde e amarela será contra os colombianos no dia 17 de julho.
O jogo
A Argentina saiu na frente convertendo a primeira virada de bola e seguiu administrando o placar e aproveitando a falta de convicção brasileira no ataque. Com o erro de passe do time da casa, os argentinos abriram três pontos, 5/8. A vantagem dos visitantes diminuiu depois da parada pedida pelo técnico Maurício Motta diminuiu, até que, em um ataque para fora de Martina o placar ficou igual em 12/12. A partir daí as ações se equilibraram e o Brasil conseguiu a virada e fechou em 25/22.
No segundo set a torcida se animou com a virada na parcial anterior e deu o suporte para o time da casa seguir na frente desde o começo. Com o bloqueio de Douglas Souza o Brasil fez 12/10. Os brasileiros acertaram a marcação do bloqueio, o que ajudou na melhora do volume defensivo e possibilitou os contra-ataques. No ponto de saque de Otávio a diferença chegou a seis pontos (19/13). Os adversários se perderam em quadra e a vantagem cresceu. Com um bloqueio de Maurício Souza o Brasil encerrou em 25/14.
O time argentino veio para a terceira parcial mais arrumado, e com o passe na mão do levantador Gonzalez que distribuiu com tranquilidade e os visitantes abriram 2/6. Maurício Motta trocou os levantadores e Thiaguinho foi para a quadra, mas o passe brasileiro não chegava e alguns erros bobos de ataque continuavam acontecendo e o treinador brasileiro parou jogo em 13/18. Na sequência os portenhos continuaram impondo o ritmo do jogo e fecharam em 17/25.
Empolgados com a vitória no set anterior os argentinos arriscaram mais no saque e aproveitaram os contra-ataques. Com uma paralela do oposto Martina pela saída o time visitante abriu 1/5. Depois do tempo técnico os donos da casa reagiram e trouxeram a torcida junto. No erro de ataque de Zanotti o placar ficou igual em 8/8. O placar ficou equilibrado até que o central Otávio foi para o saque e dificultou o passe da Argentina. Com dois contra-ataques de Maurício Borges o time brasileiro virou e abriu dois, 14/12. Empurrados pela torcida o Brasil aumentou a diferença e
BRASIL: Renan Buiatti, Murilo Radke, Maurício Borges, Doulgas Souza, Otávio e Maurício Souza. Líbero – Tiago Brendle.
Entraram: Rafael Araújo, Thiaguinho, Kadu, Bruno Canuto.
Técnico: Maurício Motta Paes.
ARGENTINA: Martina, Gonzalez, Palacios, Zanotti, Franetovich e Guzmán. Líbero - Lopez
Entraram: Quiroga, Koukartsev, Chirivino, Scarpin
Técnico: Martin Lopez.
AMISTOSOS BRASIL X ARGENTINA
04.07 (SÁBADO) BRASIL x Argentina (21/25, 26/24, 25/18, 23/25 e 15/13)
LOCAL/HORÁRIO: Ginásio Nélio Dias, em Natal (RN), às 19h15
TRANSMISSÃO: SporTV
06.07 (SEGUNDA-FEIRA) BRASIL x Argentina (25/22, 25/14, 17/25 e 25/18)
LOCAL/HORÁRIO: Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 18h30
TRANSMISSÃO: SporTV
11.07 (SÁBADO) BRASIL x Argentina
LOCAL/HORÁRIO: Ginasio “O Ronaldão”, em João Pessoa (PB), às 12h30
TRANSMISSÃO: SporTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário