Saído de Fernando de Noronha, Douglas quer levar mais um título para o Cruzeiro

Reportagem: R7.com
 http://esportes.r7.com/esportes-olimpicos/noticias/saido-de-fernando-de-noronha-douglas-quer-levar-mais-um-titulo-para-o-cruzeiro-20121129.html


douglas-fernando-noronha-450x338Localizado no Oceano Atlântico, a pouco mais de 500 quilômetros do Recife, o arquipélago de Fernando de Noronha possui uma população de apenas 2630 pessoas, de acordo com o último Censo. Sendo um lugar tão pequeno e uma vocação natural para o turismo, parece improvável que dali saísse um atleta de alto rendimento, mas aconteceu: o central Douglas Cordeiro, do Sada Cruzeiro, atual campeão da Superliga de vôlei e vice-mundial.

Nascido em Recife e filho de um noronhense nato, Douglas morou neste pequeno paraíso durante quatro anos de sua infância, entre 1988 e 1989 e entre 1991 e 1994, quando seu pai foi o administrador da ilha. Nesta segunda passagem, acompanhou de perto a histórica conquista da medalha de ouro pela seleção masculina nas Olimpíadas de Barcelona e decidiu o que queria fazer da vida:

- O boom do vôlei causado pelo título olímpico de 1992 teve uma repercussão tão grande que até em Noronha chegou. E meu professor de educação física na época gostava muito de vôlei também, o que facilitou muito.

Douglas até começou a treinar em Noronha, mas sua carreira só começou a engrenar mesmo um pouco mais tarde, quando ele tinha 15 anos e seu pai decidiu levar a família de volta para o Recife para que ele pudesse se preparar melhor para o vestibular.

Seguindo um conselho do professor, que viu talento no menino, ele se manteve no esporte até virar professional após ser descoberto do Murilo Amazonas, técnico que também ajudou na formação de nomes como Maurício, Pampa, Carlão e Marcelo Negrão.

Curiosamente, anos depois, ele teve a oportunidade de jogar contra e ao lado de quase todos os astros daquela geração:

- Eu sempre comentava com os meus amigos: “Po, em 92 eu estava na frente da TV torcendo que nem um louco para o Mauricio, o Marcelo Negrão, Tande, Giovane e sete anos depois eu estava jogando com eles...”. Isso pra mim foi uma vitória, uma compensação do esforço, da minha determinação para tentar ser um jogador de vôlei. 

Carlão e Marcelo Negrão, aliás, são as grandes inspirações de Douglas:

- Apesar de ser oposto, o Negrão era colocado pelo Zé Roberto para bloquear no meio da rede. Já o Carlão, eu gostava na forma que ele vibrava, e depois que eu tive a oportunidade de jogar com ele no Minas, pude ver que ele era um excelente atleta.

Prestes a receber o título de “cidadão noronhense”, Douglas, que está prestes a completar 34 anos e tem 1,97 m, não se vê com chances na seleção por considerar que Bernardinho já não consegue enxergar um central “tão baixo” no time. Mas, por ele, tudo bem, afinal ao menos ele não precisará se preocupar em perder as viagens para a paradisíaca ilha, como fez com alguns companheiros de time no ano passado. A ideia, inclusive, é presentear os noronhenses com mais um título nacional de vôlei:

- A expectativa do Cruzeiro para a Superliga é a melhor possível, pois a gente vem de conquistas importantes. Sabemos que por conta do nosso desempenho, todas as equipes virão pra cima, mas a gente tem consciência dessa responsabilidade, pois somos um time maduro, feito de jogadores bem experientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário