VÔLEI DE PRAIA: CBV anuncia duplas que irão aos Jogos Olímpicos de Londres, baiano Ricardo representa o Nordeste

O Vôlei de Praia brasileiro conheceu nesta QUINTA-FEIRA (28.06) seus representantes nos Jogos Olímpicos de Londres. Em entrevista coletiva no Rio de Janeiro (RJ), o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ary Graça, anunciou a convocação das duplas Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha para a principal competição da temporada. O torneio olímpico de Vôlei de Praia será disputado entre os dias 28 de julho e 9 de agosto na House Guards Parade, em Londres.

As duplas convocadas fazem parte do projeto de seleções de Vôlei de Praia, implementado pela CBV em 2011. Segundo Ary Graça, a iniciativa reforça ainda mais as condições na busca por medalhas nos Jogos Olímpicos.

“Estamos indo para Londres com perspectivas reais de brigar pela medalha de ouro com todas as quatro duplas. É claro que o aleatório sempre pode acontecer, mas a preparação foi a melhor possível e apostamos no trabalho. Com o sistema de seleções, pudemos dar às duplas um suporte maior do que nos outros ciclos olímpicos, e deixamos os atletas em condições de se preocuparem somente em treinar e jogar. Gostaria de agradecer ao Banco do Brasil, ao Governo Federal, à Olympikus e ao Comitê Olímpico Brasileiro pelo suporte a este projeto”, afirmou Ary Graça.

Aos 39 anos, o paranaense Emanuel, ouro em Atenas-2004, vai para sua quinta Olimpíada, um recorde entre os atletas masculinos. O campeão mundial, que participou de todas as edições em que o Vôlei de Praia fez parte do programa, também enalteceu a ótima preparação oferecida.
“Nunca tivemos condições tão boas para nos preparar para fazer o nosso melhor em Londres. A Confederação nos apoiou ao longo dos quatro anos e a estrutura disponibilizada foi a melhor possível. Cada uma das quatro duplas convocadas tem um atleta estreando e isso mostra que a renovação continua muito forte. Rejuvenesci muito ao lado do Alison nestes três anos e ele também pôde aprender um pouco com a minha experiência”, comentou.

Uma das estreantes citadas por Emanuel é a campeã mundial Juliana. A atleta, que ficou fora dos Jogos Olímpicos de Pequim devido a uma lesão no joelho, comemorou o final feliz após a longa preparação.
“Comecei a me preparar em 2004 e não parei de trabalhar mesmo depois de tudo que aconteceu. Estar na Olimpíada era um capítulo da minha vida que queria escrever e ter ficado de fora em 2008 foi ruim, mas valorizou a oportunidade de representar o Brasil agora em Londres. Estou pronta para fazer o meu melhor. Agora não é mais Juliana e Larissa, agora é Brasil”, garantiu.
O carioca Pedro Cunha, que também disputará os Jogos Olímpicos pela primeira vez, contará a seu lado com o experiente Ricardo, que foi às três últimas edições e conseguiu medalhas em cada uma delas. Para o atleta, a convocação representa um prêmio por toda a dedicação após duas graves lesões, em 2009 e 2010.

“Sempre sonhei em disputar os Jogos Olímpicos e, depois de tantos percalços, não poderia ter um parceiro melhor ao meu lado neste momento. O Ricardo trouxe medalhas para o Brasil em todas as Olimpíadas em que ele foi e quero ajudá-lo a conseguir mais uma. Temos pouco tempo de parceria, mas os resultados que conseguimos nos dão muita confiança para buscarmos o ouro”, comentou.
Quarta estreante brasileira, Maria Elisa destacou o trabalho desenvolvido ao lado de Talita nas últimas quatro temporadas. A atleta, natural de Resende (RJ), comentou a mudança de perspectiva pela qual sua carreira passou nos últimos anos.

“Assisti aos Jogos Olímpicos de Pequim pela televisão e não tinha a menor perspectiva de estar aqui. A Talita me convidou, acreditou no nosso projeto e trabalhamos muito para conquistar esta vaga. Agora vamos fazer o possível para representar bem o Brasil e lutar por uma medalha”, falou.

O Brasil garantiu suas vagas em Londres através do Circuito Mundial. Juliana e Larissa terminaram a corrida olímpica em primeiro lugar no ranking, com 8.380 pontos acumulados. Talita e Maria Elisa ficaram em quinto lugar, com 6.820. No masculino, Alison e Emanuel lideraram, com 8.360 pontos. Ricardo e Pedro Cunha ocuparam o sexto lugar, com 5.480.

O sorteio dos grupos do torneio olímpico de Vôlei de Praia acontecerá no dia 19 de julho, em Klagenfurt, durante o Grand Slam austríaco do Circuito Mundial.

Em Londres, o Brasil tentará ampliar o número de medalhas conquistadas no Vôlei de Praia, modalidade que faz parte do programa olímpico desde os Jogos de Atlanta, em 1996. Em quatro edições, o país já conquistou duas medalhas de ouro (Sandra Pires/Jackie Silva, em 1996, e Ricardo/Emanuel, em 2004), cinco de prata (Adriana/Mônica, em 1996, Ricardo/Zé Marco, em 2000, Adriana Behar/Shelda, em 2000 e 2004, e Márcio/Fábio Luiz, em 2008) e dois bronzes (Sandra Pires/Adriana, em 2000, e Ricardo/Emanuel, em 2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário