Duplas nordestinas passam pelo country-cota masculino no Circuito Mundial de Vôlei de Praia

BRASÍLIA, 17.04.12 – A experiência de nomes consagrados no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, como Benjamin, Billy, Bruno Schmidt e Thiago não foi decisiva e a vitória foi da juventude no country-cota brasileiro, realizado nesta TERÇA-FEIRA (17.04), em Brasília (DF), onde acontece a etapa de abertura da temporada 2012. Beto Pitta/Lipe, Gilmário/Luciano e Moisés/Vitor Felipe ficaram com as vagas brasileiras no torneio realizado na Esplanada dos Ministérios e representarão o país no qualifying, que terá início às 8h desta QUARTA-FEIRA (18.04) e classificará oito duplas para o torneio principal.

Imagem CBV. Lipe
Entre os oito atletas classificados, os mais velhos são Lipe e Gilmário, com 28 anos cada. Suas parcerias tiraram da disputa atletas como o experiente Benjamin, de 40 anos, que já disputou 144 etapas no Circuito Mundial, e Bruno Schmidt, que apesar dos 25 anos já tem mais de 50 etapas internacionais no currículo.

“Estes resultados só mostram o equilíbrio que marca o vôlei de praia brasileiro hoje. No Circuito Banco do Brasil, em quatro etapas, não tivemos os semifinalistas se repetindo. Mesmo os times que se classificam pelo Circuito Estadual tem chegado às semifinais. Este country-cota não tinha favoritos”, acredita Beto Pitta, de 24 anos, que ao lado do parceiro Lipe derrotou Billy e Bruno Schmidt por 2 sets a 1 (21/18, 20/22 e 15/12) para ficar com a vaga.

“Saber que jogaríamos contra o Billy e o Bruno há duas semanas fez toda a diferença. Estudamos muito o jogo deles e conseguimos nos antecipar a muitas ações deles. Conseguimos manter a calma na hora em que choveu e eles acabaram cometendo alguns erros, que nos favoreceram”, acrescenta.

O caminho mais longo até a classificação foi percorrido por Gilmário e Luciano, que fazem suas estreias no Circuito Mundial na capital federal. Na primeira partida do dia, a dupla derrotou Bruno e Hevaldo, líderes do ranking nacional, por 2 sets a 1, parciais de 18/21, 21/16 e 21/19. Depois, a dupla classificou-se superando Benjamin e Álvaro Filho em dois sets: 21/15 e 24/22.

Outro estreante no Circuito Mundial, o paraibano Vitor Felipe, de 21 anos, também conseguiu a vaga. Ao lado do parceiro Moisés, ele superou Thiago e Ferramenta por 2 sets a 0 (21/14 e 21/15) no único jogo do dia.

“Nesta semana recebemos a notícia de que ganhamos o wild card para a próxima etapa, na Polônia, e isso nos motivou ainda mais. Fizemos um jogo muito bom, sem erros, e não demos chances ao Thiago e ao Ferramenta. Sempre tive muita vontade de disputar o Circuito Mundial, mas nos últimos anos priorizei o Sub-21, que era a minha categoria. Sonho em jogar uma final com a arena lotada, como já vi diversos brasileiros fazerem, e espero fazer isso logo”, diz o paraibano.

No country-cota dos Estados Unidos, Keenan e Mayer levaram a vaga derrotando Jennings e Strickland por 2 sets a 1, parciais de 21/17, 20/22 e 15/7. Na disputa canadense, Zbyszewski e Schalk garantiram a classificação ganhando de Van Huizen e May também por 2 a 1 (21/14, 19/21 e 17/15).
O Brasil tem quatro duplas garantidas na fase principal da etapa de Brasília do Circuito Mundial, que começa nesta QUINTA-FEIRA (19.04): Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Pedro Solberg e Evandro/Harley.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário