Sport/Recife terá vôlei para deficientes


                                          Presidente da CBV de branco) em visita ao Sport
Apesar de o carro-chefe ser o futebol, o Sport Club do Recife sempre abre espaço para várias outras modalidades esportivas. Vôlei, futsal, basquete e natação, por exemplo, são modalidades vencedoras na Ilha do Retiro. E a partir de agora, o departamento de esportes amadores ganhará mais um “braço”. É o vôlei para deficientes.

Na última quarta-feira, o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes, Amauri Ribeiro, veio ao Recife para visitar as instalações de onde será realizado o 10º Campeonato Brasileiro de clubes de Voleibol Sentado. Aproveitando a oportunidade, ele também também foi conhecer a estrutura da Ilha do Retiro, já que o Sport será um dos polos da modalidade no Nordeste.

Amauri Ribeiro foi jogador de vôlei da seleção brasileira. Ele jogou os Jogos Olímpicos de Moscou, foi vice-campeão mundial em 1982, campeão dos Jogos Pan-americano em 1983, medalha de prata em 1984 e campeão Olímpico em 1992, em Barcelona. Encerrou sua carreira em 93 e atualmente é presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes.

A EQUIPE
O Sport entra na modalidade com uma equipe já montada. E ela vem de uma história curiosa. Como o nome já diz, a Associação Pernambucana de Futebol para Amputados (APFA) foi criada para a prática do esporte mais popular do mundo. No entanto, com a falta de adeptos, passaram a jogar o “vôlei sentado”. E deu certo. Com isso a AFPA procurou o clube rubro-negro para propôr a parceria. Eles entrarão com a equipe, enquanto o Leão dará ajuda de custo e toda a estrutura para treinos e jogos.


O vôlei sentado é um esporte que pode ser praticado por homens e mulheres com alguma deficiência física ou de locomoção. Cada equipe joga com seis atletas, e a quadra mede 10m x 6m. A rede fica à uma altura de 1,15m. A dinâmica do jogo segue a do vôlei convencional, com a disputa em melhor de cinco sets de 25 pontos cada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário