Baiano é destaque na equipe Medley/Campinas


Roberto Carlos tinha apenas 15 anos quando resolveu tomar uma atitude que mudaria completamente seu futuro. Inspirado pelo talento e a coragem de milhares que deixam seu estado natal para tentar a vida em São Paulo, o jovem saiu da Bahia para jogar vôlei. O anos passaram, Roberto não é mais Roberto, agora é Purificação, o ideal se tornou realidade e o “retirante” assumiu o posto de central do Medley/Campinas na disputa da Superliga Masculina de Vôlei.

O ano era 1996. Roberto Carlos ajudara o Estado da Bahia a conquistar o título da divisão especial do Campeonato Brasileiro de Seleções de Vôlei e uma vaga na elite do torneio. Mesmo com a última posição na fase seguinte da competição, o jovem central chamou a atenção de treinadores e foi convidado a vir para São Paulo, mais precisamente para São Caetano do Sul. 


“Não tinha telefone em casa. Mandei uma carta para minha mãe avisando que iria disputar o Brasileiro e quando a correspondência chegou para ela, eu já estava treinando em São Caetano. Foi tudo muito rápido. De uma hora para outra estava ao lado de meus ídolos, ajudando nos treinos, secando as quadras. Parecia um sonho de verdade”, afirmou.



O sonho se tornou realidade em 1999, quando Purificação assinou o primeiro contrato profissional. O destino era Blumenau, onde conquistou seus primeiros títulos na categoria. De lá partiu para Bento Gonçalves, e sua lembrança mais marcante foi o primeiro contato com o frio, algo longe da realidade em Salvador.

“Na Bahia, a temperatura mais baixa era de 25 graus. Senti frio pela primeira vez em São Caetano. Vivia com o uniforme do time, pois eu não tinha agasalho. Mas o pior veio em Bento Gonçalves. Saí de Salvador com 27º e cheguei no Rio Grande do Sul com zero grau. Demorei para acostumar com o inverno gaúcho; o frio prejudicou meus treinos”, lembra.

Mesmo com alguns obstáculos, a vida de “retirante” não podia parar. Portugal o aguardava. Foram sete anos na Europa, seis na “Terrinha” e um na Eslovênia, mais títulos e experiências antes do retorno ao Brasil para o Sada, em Minas Gerais. De lá voltou para Santa Catarina, onde atuou no Fátima/UCS e Sogipa, antes de conquistar a Superliga B pelo Canoas.  

“Tudo foi um grande aprendizado, uma verdadeira faculdade. Pude conhecer lugares no mundo inteiro, ter contatos com diversas culturas. Tudo por conta do vôlei. Valeu muito a pena, desde o começo. Por isso, eu sempre falo, se você luta por um objetivo, a recompensa surge”, completou. 

Nesta temporada, o central foi contratado pelo Medley/Campinas, após a lesão do central Orestes. Com jeito tranquilo, bom humor e, é claro, boas apresentações dentro de quadra, Purificação se tornou um dos destaques do time campineiro durante a campanha na Superliga.

“Desde que pisei aqui pela primeira vez, me senti abraçado por todos: comissão técnica, elenco, torcida e isso ajudou bastante na adaptação. Depois de rodar o mundo é muito bom se sentir em casa. E é como eu me sinto no Medley/Campinas”, encerrou Roberto Carlos da Purificação.

Nome Completo: Roberto Carlos Brito da PurificaçãoNatural de: Salvador (BA)Nascimento: 28/05/1979Altura: 2mEx-Clubes: Barão Ceval (99/01), Bunge Barão (00/01), Bento Gonçalves (01/02), Castelo da Maia - Portugal (02/03), Vitória Sport Club - Portugal (03/04), Sport Lisboa e Benfica - Portugal (04/06 e 08/09), Sada/Betim (06/07) OK Salonit - Slovênia (07/08), Fátima/USC (09/10), Sogipa (10/11) e Canoas (11/12).Títulos: Copa do Brasil (99/00 e 00/01), Campeonato Catarinense (99/00 e 00/01), Jogos Abertos (99/00), Campeonato Gaúcho (01/02), Copa de Portugal (02/03, 04/05 e 05/06), Campeonato Português (02/03 e 04/05) e Superliga B (11/12).Passagem pela Seleçao: Campeão, Campeonato Sul Americano Infanto (97).
Texto originalmente publicado em: http://www.voleimedley.com.br/site/news/content/?id=676#.USQFVB3qkXC

Nenhum comentário:

Postar um comentário