Baiano Ricardo representa o Nordeste no Rei da Praia

Ricardo é o único atleta a participar de todas as edições do desafio Rei da Praia. O torneio de vôlei, que acontece nas areias de Ipanema, no Rio de Janeiro, reúne os melhores atletas da modalidade desde 1998. O último título do jogador na competição foi há exatos 10 anos. Mas se depender dele o jejum poderá acabar em breve.

Com o novo projeto da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) em formar seleções masculina e feminina, que vão representar o Brasil nas principais competições internacionais da temporada, a preparação de Ricardo começou mais cedo, no dia 6 de janeiro. Por isso, o atleta considera que esse ano o Rei da Praia, entre os dias 16 e 17 de fevereiro, será um dos mais difíceis.

- Justamente pela preparação das equipes terem começado logo no começado do ano, com esse novo projeto da CBV, o torneio promete ser bem disputado. Mas é um ano novo, objetivo novo, novos projetos, além de ser um ano pós-Olimpíada. O 'Rei da Praia' sempre esteve presente nos meus planos e acredito que em 2013 eu vou estar melhor fisicamente por ter começado mais cedo a fase de treinamento. Espero ser coroado mais uma vez - comentou Ricardo.
Ricardo, vôlei de praia (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) 
Nas alturas, Ricardo quer subir no lugar mais alto do pódio no Rei da Praia 2013
(Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
Orgulhoso por participar de todas as edições do Rei da Praia, Ricardo garantiu que o evento é uma oportunidade de jogar cada partida com um parceiro diferente, dando mais brilho às disputas. Agora, ele quer ir tão bem quanto em 2002, quando subiu ao lugar mais alto do pódio.

Estou buscando atingir o alto nível novamente"
Ricardo, campeão olímpico
- Estou treinando muito forte, tanto na seleção como aqui. Estou buscando atingir o alto nível novamente o mais rápido possível. Depois das Olimpíadas de Londres, tive uma parada grande, mas estou esperando acelerar esse processo de recuperação para poder estar competindo e conquistando títulos - enfatizou o campeão olímpico.

O técnico de Ricardo, Carlos Magno, dividiu a preparação do jogador em duas partes: pela manhã, a parte técnica, e no horário da tarde os treinamentos físicos. Segundo ele, esse cronograma de atividades não serve apenas para o Rei de Praia, mas para o ano inteiro.

- Temos três fases de preparação: o Rei da Praia, o Circuito Mundial e o Circuito Brasileiro, que terá a próxima etapa em João Pessoa no final do mês. Eles ainda estão treinando com a CBV, em Saquarema (Rio de Janeiro), e com isso, estou sempre em contato com a técnica da seleção, Letícia (Pessoa), para dar continuidade aos trabalhos dele (Ricardo) - afirmou Carlos Magno.

Sobre o Rei da Praia
Ao todo, oito atletas participam do Rei da Praia. Divididos em dois grupos, cada jogador disputa quatro partidas. O primeiro de cada chave faz a final e escolhe o parceiro com quem quer jogar na decisão do torneio.

*Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário