SUPERCOPA BB: CRB/AL conta com tradição da família Borges no voleibol para compensar pouca idade de seus jogadores

Foto da notícia21.05.2013 | 11h48
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Único estado da etapa Litoral da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol a levar dois representantes ao torneio, Alagoas tem no Clube de Regatas Brasil (CRB) o peso do DNA esportivo. O técnico da equipe, Luiz Carlos Lima, montou uma equipe bastante jovem, com atletas das seleções alagoanas infanto e juvenil, contrabalanceada pela experiência de três jogadores adultos. Entre eles, destaca-se Everthon Borges, de 29 anos, que jogou vôlei profissionalmente por mais de dez anos, e tem um currículo familiar de dar inveja: é irmão de Maurício, ponteiro do Sada Cruzeiro e da seleção brasileira, e filho de Marilda Borges, atleta de destaque no voleibol do estado e que chegou a integrar a seleção brasileira de base na década de 1970. Além disso, seu primo, Arthur Borges, é oposto num time espanhol e também já participou de competições pela seleção brasileira infanto-juvenil.
 
A história da família Borges com o vôlei, aliás, se confunde com a história do CRB. Everthon e seus familiares iniciaram as carreiras no clube. De Maceió (AL), o irmão Maurício foi para o Minas Tênis Clube, onde se destacou, ganhou títulos e passou a integrar as seleções de base, até chegar ao Sada Cruzeiro e ao grupo principal da seleção, comandado por Bernardinho. A mãe dos atletas também passou pelas quadras do CRB antes de se transferir para Minas Gerais e chegar à seleção. Já Everthon defendeu o clube por dez anos, passou por uma equipe pernambucana, até disputar a Superliga 2009/2010 ao lado do irmão, no Minas, e encerrar a carreira.
 
“Depois disso, participei dos jogos universitários para ganhar bolsa de estudos. Hoje, sou formado em Administração e Turismo. Sempre ajudo nos treinos do CRB, mas esta é a primeira vez que participo de um torneio com eles desde que parei”, conta o ex-jogador.
Sobre o retorno às competições, Everthon diz que tenta passar o máximo possível de experiência e segurança aos colegas mais jovens:
“Os meninos conversam muito comigo, perguntam como fazer para ir bem na carreira. Na hora do jogo, se percebo um pouco de inexperiência, tento ajudá-los, passando segurança”.
O treinador Luiz Carlos acredita que a experiência de Everthon realmente pode compensar a pouca idade da maioria de seus jogadores, cuja faixa etária é de 17 anos. Os dois começaram juntos no CRB e também defenderam a seleção alagoana de vôlei, até Luiz Carlos dar um tempo das quadras para fazer faculdade e Everthon seguir com a carreira de jogador.
 
“Naquele tempo, o Maurício não jogava. Ele só pentelhava a gente, porque era mais novo”, brincou o técnico, que completou: “O Everthon sempre dá uma força nos nossos treinos. Eu costumo escutar bastante o que ele diz. E, na hora do jogo, ele passa tranquilidade para os meninos”.
O CRB é uma equipe tradicional no vôlei brasileiro e costuma revelar talentos. Um dos mais recentes é o oposto/central Wilclemi dos Santos, de 19 anos, que chegou a ser convocado para a seleção juvenil masculina para a disputa do Campeonato Mundial, mas depois foi cortado. Uma importante conquista do clube na modalidade foi em 1969, quando a equipe feminina tornou-se campeã sul-americana em Santiago do Chile.
 
Em sua partida de estreia na Supercopa BB, o CRB vai enfrentar seu rival na cidade-sede da etapa Litoral, o Pajussara E.C./Mauricio de Nassau. Luiz Carlos acredita que sua equipe está bem preparada, pois vem de algumas competições e, para o novo torneio da Confederação Brasileira de Vôlei em parceria com o Banco do Brasil, está treinando há cerca de um mês. O jogo entre os anfitriões acontece na quinta-feira (23.05), às 19h, no ginásio Fav/V2. A partida de abertura da etapa Litoral será entre Vitória/FSBA (BA) e Clube Náutico Capibaribe (PE), às 19h de quarta-feira (22.05), também no ginásio Fav/V2. As entradas para todos os jogos são gratuitas.
 
A Supercopa BB é um campeonato de âmbito nacional, que conta com equipes masculinas de todas as regiões do país. Ela está dividida em seis etapas regionais. A primeira, etapa Cerrado, aconteceu em Anápolis (GO) e teve como grande vencedor o Monte Cristo/GO, que disputará a fase final com os campeões das demais etapas em Brasília (DF), de 18 a 23 de junho. Atletas e a comissão técnica do time vencedor receberão R$ 2 mil em títulos de capitalização Ourocap, do BB. A premiação total soma R$ 30 mil, distribuídos entre 12 jogadores e três membros da comissão técnica. Além disso, os campeões ganharão medalhas, troféus, um kit esportivo da Olympikus e uma clínica com curso de fisiologia no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).
 
 
ETAPA LITORAL
22.05.2013 – 1ª Rodada
19h – Vitória/FSBA (BA) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
20h30 – Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) x Grêmio UFPB (PB)
23.05.2013 – 2ª Rodada
19h – CRB (AL) x Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL)
20h30 – Grêmio UFPB (PB) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
24.05.2013 – 3ª Rodada
19h30 – CRB (AL) x Grêmio UFPB (PB)
20h30 - Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) x Vitória/FSBA (BA)
25.05.2013 – 4ª Rodada
19h – CRB (AL) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
20h30 – Vitória/FSBA (BA) x Grêmio UFPB (PB)
26.05.2013 – 5ª Rodada
09h30 – CRB (AL) x Vitória/FSBA (BA)
11h - Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
Assessoria de Comunicação - CBV | Idigo - Núcleo de Inteligência Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário