SUPERCOPA BB: AABB/Natal conta com projeto social que ajuda a revelar novos talentos


-Mais do que uma paixão, Jorge de Sousa Moura Filho, chefe de delegação da AABB/Natal, participante da etapa Dunas da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, fez do vôlei uma filosofia de vida, que ele agora se empenha a levar para atletas mais jovens. O ex-presidente da Federação Norte-Riograndense de Vôlei mantém, há quatro anos, em Macaíba, a 13km da capital, um abrigo para jogadores iniciantes, provenientes de municípios distantes e em situação de vulnerabilidade social.

A casa atua em parceria com o Colégio Equipe, que fica em frente ao abrigo. A escola fornece bolsa integral de estudo para os meninos do projeto e uniforme. Já Moura arca com as despesas de alimentação, hospedagem e treinamento. Junto ao abrigo, ele criou a Escola de Voleibol Ary Graça - em homenagem ao atual presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) - que funciona gratuitamente no ginásio da instituição de ensino. O projeto social já revelou talentos como o jogador Ademar Santana, que foi convocado para a Seleção Brasileira Infanto-Juvenil. Atualmente, o time do AABB/Natal conta com quatro alunos/hóspedes de Jorge Moura.

"Tomei essa iniciativa porque sou um doido apaixonado por esporte e, sobretudo, pelo voleibol. Precisamos formar novos atletas e esses meninos não teriam muitasoportunidades se fosse de outro jeito. No abrigo, eles têm acesso a itens que não tinham em casa, como boa alimentação e estudo de qualidade", conta Jorge Moura.

Os garotos, entre 16 e 18 anos, treinam três vezes por semana, durante três horas. Para permanecer na casa, eles também precisam se dedicar muito aos estudos: todos são cobrados a manter médias acima de sete na escola.
"Não tem moleza. A gente tem que estudar mesmo. Às vezes é um pouco difícil conciliar com os treinos, mas com força de vontade a gente consegue ter notas boas. É só querer", diz Mikael Bernardo, de 18 anos. Ele vivia antes em Jucurutu, interior do estado. "Minha vida melhorou 100%", afirma.

O técnico da AABB/Natal, Frederico Câncio, é só elogios ao mantenedor do projeto e supervisor da equipe:
"O Jorge se dá de corpo e alma para o voleibol. É um ídolo. Além de tudo que proporciona, ainda viaja pelo interior procurando novos potenciais talentos, convence as famílias. O trabalho que ele faz é importantíssimo para o esporte", diz o treinador.
A AABB/Natal tem duas derrotas até aqui na Supercopa BB. A equipe voltará à quadra neste DOMINGO (26.05) para encarar a AABB/Piauí, às 9h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário