Diário de bordo: Depoimento do Pernambucano Georg Emmerich, ponteiro do Hboub no Líbano




As dificuldades encontradas por jogadores nordestinos são muitas. Falta de patrocínio, pouco investimento no esporte, condições precárias para treinamento, e tantas outras situações que desmotivam qualquer atleta. Muitos jovens nesta situação desistem do sonho de se tornar jogador profissional, e vão em busca de outras alternativas, dentro ou fora do  mundo esportivo.

A história do ponteiro passador pernambucano Georg Emmerich foi de muitas dificuldades, no entanto o atleta nordestino nunca desistiu do esporte e coleciona títulos por times pernambucanos e internacionais. Equipes, idioma, futuro profissional, confira a trajetória do jogador e estudante de direito que trocou o calor de Pernambuco pelo frio do Líbano, onde defende a equipe Hboub  a duas temporadas.

    “Conheci sobre o Voleibol Libanês  em 2011, quando um amigo da Servia que já havia jogado no Líbano, me indicou para um time, , que logo se tornaria meu time e pela segunda temporada seguida. O nome Hboub é também o nome da Cidade, de quase 100% de católicos, povo do bem, acolhedor, alegre, amigo. Por ser um país onde há também muitos muçulmanos e refugiados da Síria ( por ser fronteira e estar em guerra), estou aprendendo cada dia mais  o significado de respeito pelo próximo, independente de religião, classe social, raça.”

Experiências, família
   Com a crise Europeia, o mundo Árabe está a cada temporada sendo mais procurado pelos jogadores de Voleibol e sem dúvidas é um privilégio jogar aqui. O legal de jogar fora do país, é você está podendo conhecer culturas, pessoas, lugares, e de forma rápida se adaptar a eles. É ter responsabilidade, é saber lidar com a pressão, saudade, raiva, dúvidas, decisões, indecisões, e resolver seus próprios problemas, é estar de certa forma  ( em meu caso), mais perto de Deus, no sentido de buscá-lo intensamente. Por outro lado, é estar longe de casa, dos amigos, família, dos aniversários, dos feriados, do NATAL, Ano Novo, do Carnaval.”

Temporada
   Nessa temporada 2012/2013, meu time, HBOUB está na 5° colocação. Em 8 jogos disputados, ganhamos 5 e perdemos 3. Estamos fazendo até então, um bom campeonato, tendo em vista que os alguns times tem um investimento bem maior, mas pecam na união e força coletiva. Ao todo são 13 equipes na 1° divisão e todas contam com jogadores estrangeiros, exceto o time do exército. Somando todos os  times, há até agora, 9 brasileiros jogando aqui.

Universidade, vôlei e futuro profissional   
Estou estudando Direito na UniNassau. 10° e último período. Pelo fato de jogar fora do país, ainda não me formei, e não é simples, todo ano tenho que trancar o curso e depois reabrir, mas já que a vida de atleta não é pra sempre, e foi essa que escolhi, temos que estar preparados e ter bolsa completa na Universidade é uma grande ajuda e temos que dá valor. Depois que me formar em Direito, só penso em exercer a profissão quando estiver de férias no Brasil, conciliando com os treinos, é claro, ou quando me aposentar do Voleibol. 

As mudanças no regulamento, impostas pela FIVB em 2013 vem trazendo várias reflexões, questionamentos e incômodos no vôlei de praia.
Quando ainda jogava nas areias, o atleta Pernambucano decidiu migrar para as quadras por não concordar com mudanças feitas pela confederação.
     Decidi largar o Vôlei de Praia, não por consegui resultados ou por achar que não me daria futuro, pelo contrário, quando larguei, estava em 13 do ranking brasileiro. Eu prefiro o vôlei de praia, mas as mudanças no regulamento que estavam e estão acontecendo no circuito brasileiro é realmente desestimulador e por isso, eu resolvi jogar vôlei de quadra e desde 2008 estou na luta, sempre com boas oportunidades e não me arrependo de nada.


Perfil:
 Georg Emmerich
 Ponteiro passador
06 /11/1984
Recife – Brasil

Principais Títulos:
3° lugar no sul-americano Juvenil
Vice campeão Brasileiro sub 21
3° Copa Scandivana
3° Campeonato Dinamarquês
Hepta campeão norte nordeste
Hexa Campeão Pernambucano
Vice Campeão Universitário








Nenhum comentário:

Postar um comentário