Campeão da Superliga, Daniel espera mais investimento no vôlei nordestino


Imagem: Site Sada Cruzeiro


O primeiro título da história do Cruzeiro no vôlei coroa também a trajetória de sucesso de um paraibano. Aos 28 anos, Daniel Andrade Costa Gramignoli foi titular em poucos jogos, mas nem por isso deixou de comemorar o seu segundo título nacional - ele já havia erguido a taça da Superliga na temporada 2004/05, jogando pelo Banespa.
- Aqui no Cruzeiro todos fazem parte de uma família, todo mundo se ajuda. Por isso, o grupo todo se sente campeão, faz parte desta conquista - disse o jogador, por telefone, ainda festejando a vitória por 3 sets a 1 sobre o Vôlei Futuro, na manhã deste domingo, em São Bernardo do Campo.
Feliz em Belo Horizonte, onde tem a companhia da irmã, Mari Paraíba, que joga no Minas, Daniel faz planos de continuar muito tempo jogando pelo Cruzeiro. Segundo ele, já existe a conversa para a renovação de seu contrato por parte da diretoria. Mas nem por isso ele esquece as raízes. O sonho do levantador é um dia jogar a Superliga por um time nordestino.
- Seria emociontante. O torcedor com certeza lotaria os ginásios. Acho que falta mais investimento no vôlei nordestino. Se houver um projeto, uma estrutura para viagens, é possível formar um time competitivo no Nordeste. Isso já aconteceu na Superliga feminina - lembra Daniel, se referindo à participação do Sport Recife.
Além de Daniel, outros dois jogadores do elenco do Cruzeiro também são nordestinos - o ponta Maurício é alagoano e o meio-de-rede Douglas Cordeiro é pernambucano. Para Daniel, isso comprova a força do vôlei regional.
- Se um dia eu tiver a oportunidade de jogar por um time da Paraíba ou mesmo do Nordeste, seria a realização de um sonho. Vamos ver...
Tensão na final
Daniel jogou pouco tempo na grande final deste domingo. Ele só entrou em quadra uma vez, na inversão do 5-1 feita pelo técnico Marcelo Mendez. Nem por isso, deixou de sofrer. Aliás, como todo jogador, o sofrimento foi ainda maior fora de quadra.
- É muito difícil estar ali, na expectativa de ajudar o time. Mas a gente faz o que pode do lado de fora. Dá um toque aqui, incentiva ali... Foi um jogo difícil, tenso, especialmente no primeiro set, quando estivemos atrás do marcador - relatou o camisa 2 do Cruzeiro.
De fora da quadra, o paraibano recebeu o incentivo do pai, Isnaldo Costa, que acompanhou a final em São Bernardo do Campo.
- Foi muito bom vê-lo na arquibancada. Depois do jogo ele foi o primeiro a me abraçar, ele estava emocionado. Também já falei com todos em Campina Grande - avisou o jogador.
Cruzeiro campeão da Superliga (Foto: Alexandre Arruda/CBV)(Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Viagem adiada
Ao contrário do que fez em 2005, quando foi campeão pelo Banespa, desta vez Daniel não vai levar a medalha da Superliga para a Paraíba. Pelo menos por enquanto. É que a viagem para Campina Grande foi adiada por um motivo mais do que justo.
- Minha filha nasceu há 20 dias e não dá para viajar com ela agora. Mas já disse a todo mundo: a Luize é pé-quente. Já nasceu campeã - brincou o jogador, que vai passar os 30 dias de folga em São Paulo e só deve ir à Paraíba no final do ano.
Quando for a Campina Grande, Daniel espera reencontrar mais uma vez o técnico Ricardo Silveira, que o lançou no vôlei profissional.
- Sempre que posso vou aos treinos dele lá na AABB. É para incentivar a garotada. Sinto que eles me veem como um espelho e sentem muito orgulho de um paraibano jogando vôlei de alto nível. Procuro retribuir esse carinho.

Originalmente publicado em: http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/04/campeao-da-superliga-daniel-espera-mais-investimento-no-volei-nordestino.html


Um comentário:

  1. Seria muito importante os times do nordeste entrarem na superliga assim daria oportunindade para novos atletas brasileiros aparecerem no cenário do país.

    ResponderExcluir