SUPERCOPA BB: AABB/Natal conta com projeto social que ajuda a revelar novos talentos


-Mais do que uma paixão, Jorge de Sousa Moura Filho, chefe de delegação da AABB/Natal, participante da etapa Dunas da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, fez do vôlei uma filosofia de vida, que ele agora se empenha a levar para atletas mais jovens. O ex-presidente da Federação Norte-Riograndense de Vôlei mantém, há quatro anos, em Macaíba, a 13km da capital, um abrigo para jogadores iniciantes, provenientes de municípios distantes e em situação de vulnerabilidade social.

A casa atua em parceria com o Colégio Equipe, que fica em frente ao abrigo. A escola fornece bolsa integral de estudo para os meninos do projeto e uniforme. Já Moura arca com as despesas de alimentação, hospedagem e treinamento. Junto ao abrigo, ele criou a Escola de Voleibol Ary Graça - em homenagem ao atual presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) - que funciona gratuitamente no ginásio da instituição de ensino. O projeto social já revelou talentos como o jogador Ademar Santana, que foi convocado para a Seleção Brasileira Infanto-Juvenil. Atualmente, o time do AABB/Natal conta com quatro alunos/hóspedes de Jorge Moura.

"Tomei essa iniciativa porque sou um doido apaixonado por esporte e, sobretudo, pelo voleibol. Precisamos formar novos atletas e esses meninos não teriam muitasoportunidades se fosse de outro jeito. No abrigo, eles têm acesso a itens que não tinham em casa, como boa alimentação e estudo de qualidade", conta Jorge Moura.

Os garotos, entre 16 e 18 anos, treinam três vezes por semana, durante três horas. Para permanecer na casa, eles também precisam se dedicar muito aos estudos: todos são cobrados a manter médias acima de sete na escola.
"Não tem moleza. A gente tem que estudar mesmo. Às vezes é um pouco difícil conciliar com os treinos, mas com força de vontade a gente consegue ter notas boas. É só querer", diz Mikael Bernardo, de 18 anos. Ele vivia antes em Jucurutu, interior do estado. "Minha vida melhorou 100%", afirma.

O técnico da AABB/Natal, Frederico Câncio, é só elogios ao mantenedor do projeto e supervisor da equipe:
"O Jorge se dá de corpo e alma para o voleibol. É um ídolo. Além de tudo que proporciona, ainda viaja pelo interior procurando novos potenciais talentos, convence as famílias. O trabalho que ele faz é importantíssimo para o esporte", diz o treinador.
A AABB/Natal tem duas derrotas até aqui na Supercopa BB. A equipe voltará à quadra neste DOMINGO (26.05) para encarar a AABB/Piauí, às 9h30.

SUPERCOPA BB: Unifor e Clube Atlético Maranhense conquistam segunda vitória na etapa Dunas, em Fortaleza


Foto da notícia
A segunda rodada da etapa Dunas da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, neste SÁBADO (25.05), teve os mesmos vencedores da rodada de ontem. No primeiro jogo, o Clube Atlético Maranhense (MA) bateu o AABB/Piauí (PI) por 3 sets a 2, parciais de 20/25, 25/17, 25/21, 28/30 e 15/8. Já os donos da casa, Unifor (CE), ganharam do AABB/Natal (RN), na segunda disputa da noite, por 3 sets a 0 (25/14, 25/7 e 25/14). Os confrontos aconteceram no ginásio da Escola Irmã Maria Montenegro, em Fortaleza (CE), cidade-sede desta etapa do torneio, que vai até DOMINGO (26.05). Em todas as rodadas, a entrada é gratuita.

O CAM começou a segunda rodada perdendo para o AABB/Piauí, conseguiu virar o resultado para 2 sets a 1, mas permitiu o empate da equipe rival, levando o jogo para o tie-break, do qual saiu vencedor.
“O oposto de nossa equipe teve um problema um pouco antes da partida e não pôde jogar. Tivemos que mudar toda a estrutura em cima da hora, e o time sentiu isso. Entrou em quadra inseguro e acabou cometendo muitos erros. Para o segundo set, os meninos voltaram mais soltos, e o jogo começou a fluir melhor. Foram as adversidades que deram esse tom mais dramático à disputa, mas não foi uma batalha das mais difíceis”, disse o treinador Claudio Brito. Para a partida de amanhã, o técnico espera novas emoções: “Sem dúvidas será um jogo complicado. Além de serem os donos da casa, os jogadores deles têm um nível técnico muito bom. Mas, por outro lado, chegamos ao terceiro jogo com duas vitórias e isso nos dá uma motivação a mais”.

Os anfitriões da Unifor, por sua vez, também disputam a terceira rodada, no domingo, com duas vitórias no placar. O time de casa bateu o AABB/Natal com tranquilidade, por 3 sets a 0. Amanhã, a partir das 11h30, os dois clubes vencedores se enfrentam no duelo final, que promete grandes momentos.

“Conseguimos jogar com mais soltos em relação à partida de estreia e entramos no ritmo no qual estávamos treinando. Amanhã será um jogo difícil, mas esperamos fazer nosso jogo, independentemente do resultado”, disse o treinador Luiz Marcelo Vieira.
A partida entre o AABB/Natal e o AABB/Piauí abre a terceira rodada, às 9h30. Ao final do último jogo, depois da premiação, o ex-jogador Carlão, embaixador da etapa Dunas, autografará camisas disponibilizadas pelo Banco do Brasil, que serão distribuídas à torcida.

SUPERCOPA BB: Etapa Dunas, em Fortaleza, começa com vitória do Clube Atlético Maranhense

Foto da notíciaO Clube Atlético Maranhense (MA) venceu a rodada de estreia da Etapa Dunas da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, nesta SEXTA-FEIRA (24.05), por 3 sets a 1, parciais de 21/25, 25/22, 25/21, 25/20 sobre o AABB/Natal (RN). No segundo jogo do dia, a equipe anfitriã Unifor também venceu de virada o AABB/Piauí, parciais de 28/30, 25/13, 25/13 e 25/23. Os confrontos aconteceram no ginásio Irmã Maria Montenegro, em Fortaleza (CE), cidade-sede desta etapa do torneio, que vai até domingo (26.05). Em todas as rodadas, a entrada é gratuita.

A disputa entre o CAM e a AABB/Natal foi equilibrada, com sets definidos por poucos pontos de diferença. O time do Rio Grande do Norte saiu na frente, vencendo o primeiro set, mas o Maranhence levou a melhor nos sets seguintes.
“Foi um jogo de superação. Começamos com uma equipe que apresentou certa deficiência de passe, e precisei fazer alguns ajustes. A partir daí, o time começou a render o que esperávamos”, avaliou o técnico Claudio Brito. Ele disse também que espera ver o grupo mais solto e entrosado nas próximas rodadas.

"Os meninos estavam um pouco presos. Dava para sentir isso até nas comemorações. Mas jogo de estreia é sempre tenso mesmo. Acredito que nos próximos eles estarão mais relaxados, embora sejam jogos mais difíceis ao meu ver".
Neste sábado (25.05), o CAM enfrenta o AABB/Piauí, às 15h, também no Ginásio Irmã Maria Montenegro.

Em um jogo eletrizante, o time da casa, Unifor, ganhou de virada o AABB/Piauí. Depois de um primeiro set acirradíssimo, perdendo de 28/30, a equipe anfitriã venceu fácil os dois sets seguintes, mas quase abriu chance para um empate no último. Apesar da vitória, o treinador Luiz Marcelo Vieira diz que espera "fortes emoções" para os próximos jogos.

“Tivemos pouco tempo para treinar a equipe e sentimos um pouco a falta de entrosamento. Os times estão muito equilibrados, prevejo fortes emoções pela frente”, disse.
No sábado, o Unifor enfrenta o AABB/Natal a partir das 17h.

<b>ETAPA DUNAS</b>
24.05.2013 – 1ª Rodada
18h30 – C.A. Maranhense (MA) 3 x 1 AABB/Natal (RN), (21/25, 25/22, 25/21, 25/20)
20h30 – Unifor (CE) 3 x 1 AABB/Piauí (PI), (28/30, 25/13, 25/13 e 25/23)
25.05.2013 – 2ª Rodada
15h – AABB/Piauí (PI) x C.A. Maranhense (MA)
17h – Unifor (CE) x AABB/Natal (RN)
26.05.2013 – 3ª Rodada
9h30 – AABB/Natal (RN) x AABB/Piauí (PI)
11h30 - Unifor (CE) x C.A. Maranhense (MA)
Assessoria de Comunicação - CBV | Idigo - Núcleo de Inteligência Digital

SUPERCOPA BB: Aos 43 anos, técnico da AABB/Piauí também atua como levantador da equipe

Foto da notícia
 Os atletas da Associação Atlética Banco do Brasil/Piauí (AABB/Piauí), participante da etapa Dunas da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, em Fortaleza (CE), não contam com a orientação do técnico na beira da quadra. Isso porque o treinador, Antônio Cardoso, está dentro dela. Aos 43 anos, ele atua como levantador no time que criou há cinco.

Na primeira rodada da etapa Dunas, os piauienses saíram na frente, mas acabaram derrotados por 3 sets a 1 (28/30, 25/13, 25/13 e 25/23) pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
Antônio joga vôlei desde os 15 anos. Atuou em equipes de seu estado e nas seleções de base piauienses. Um dos títulos que conta com orgulho na sua carreira como atleta é o de campeão da Copa Nordeste. Para que não tivesse que abandonar o esporte, cursou Educação Física e se tornou professor, sem nunca deixar as quadras.

“Eu batalhei para não abandonar o esporte. Fiz Educação Física, passei a dar aulas, a treinar e continuo jogando. Criamos o time há cinco anos. O nome era ACL Vôlei e o bancávamos com dinheiro próprio – alguns jogadores e eu”, conta.

Para a Supercopa, eles se associaram à AABB. A expectativa do treinador para a participação no torneio é positiva:
“Espero que façamos uma boa competição. E esta é uma boa oportunidade de estar em contato com times de outros estados, porque, por questões financeiras, não é fácil sair do Piauí e participar de campeonatos. Além disso, os jogadores trabalham e estudam, e nem sempre conseguem ser liberados”.

Como destaque de seu time, Antônio aponta o ponteiro Pablo, que também atua como oposto. Com 22 anos e 1,85m de altura, o atleta brilha na equipe piauiense por dominar todos os fundamentos do esporte e ter capacidade de saltar alto.

Sobre a Supercopa BB
A Supercopa Banco do Brasil de Voleibol é um torneio de âmbito nacional que reúne equipes de todas as regiões do país. A competição é dividida em seis etapas. A primeira foi a Cerrado, em Anápolis (GO) e cujo vencedor foi o Monte Cristo, de Goiás. Esta semana, cinco equipes disputam a etapa Litoral em Maceió, enquanto Chapecó (SC) recebe a etapa Pampas; Uberlândia (MG), a Mata Atlântica; e Fortaleza (CE), Dunas. Na próxima semana, Manaus (AM) sediará a etapa Amazônia. Os campeões de cada uma se classificam automaticamente para a fase final, em Brasília (DF), de 18 a 23 de junho.
Ela será formada por dois grupos de três equipes cada. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais. Atletas e a comissão técnica do time vencedor receberão R$ 2 mil em títulos de capitalização Ourocap, do BB. A premiação total soma R$ 30 mil, distribuídos entre 12 jogadores e três membros da comissão técnica. Além disso, os campeões ganharão medalhas, troféus, um kit esportivo da Olympikus e uma clínica com curso de fisiologia no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).
Assessoria de Comunicação - CBV | Idigo - Núcleo de Inteligência Digital

SUPERCOPA BB: Vitória/FSBA vence e se iguala a Pajussara E.C. na tabela de classificação da etapa Litoral

Foto da notícia
 A terceira rodada da etapa Litoral da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, nesta SEXTA-FEIRA (24.05.2013), foi o dia do jogo mais disputado deste turno da competição até aqui. O anfitrião Pajussara E.C./Maurício de Nassau, de Maceió (AL), e o Vitória FSBA, representante da Bahia, fizeram partida emocionante no ginásio FAV/V2, com vitória do grupo baiano por 3 sets a 0, parciais de 28/26, 25/19 e 25/20. O resultado deixa as duas equipes com a mesma pontuação – seis pontos - na tabela de classificação para a fase final do torneio.

“A equipe deles é muito boa, muito aguerrida. Mas o que fez a diferença para o nosso time foi a tranquilidade dos jogadores”, comentou o técnico do Vitória, Rodrigo Cerqueira, que apontou o levantador Ítalo como o destaque do jogo.
Para o alteta, o mais importante foi a capacidade da equipe de obedecer o esquema tático proposto pelo treinador:
“Sabíamos que seria um jogo difícil, mas soubemos administrar a cabeça. Eles têm um bom ataque, mas estudamos para esta partida e fomos obedientes com o que o técnico pediu. Faz toda a diferença também quando você tem alguém no banco que te passa segurança”.

Na primeira partida do dia, o CRB, outra equipe que joga em casa nesta etapa, bateu o Grêmio/UFPB, da Paraíba, por 3 sets a 1, parciais de 25/21, 10/25, 25/20 e 25/23.
Neste sábado (25.05), CRB e Náutico Capibaribe (PE) jogam às 19h e Vitória/FSBA e Grêmio UFPB se enfrentam a partir das 20h30. A entrada é gratuita.

A Supercopa Banco do Brasil de Voleibol é um torneio de âmbito nacional que reúne equipes de todas as regiões do país. A competição é dividida em seis etapas. A primeira foi a Cerrado, em Anápolis (GO) e cujo vencedor foi o Monte Cristo, de Goiás. Esta semana, cinco equipes disputam a etapa Litoral em Maceió, enquanto Chapecó (SC) recebe a etapa Pampas; Uberlândia (MG), a Mata Atlântica; e Fortaleza (CE), Dunas. Na próxima semana, Manaus (AM) sediará a etapa Amazônia. Os campeões de cada uma se classificam automaticamente para a fase final, em Brasília (DF), de 18 a 23 de junho.

Ela será formada por dois grupos de três equipes cada. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais. Atletas e a comissão técnica do time vencedor receberão R$ 2 mil em títulos de capitalização Ourocap, do BB. A premiação total soma R$ 30 mil, distribuídos entre 12 jogadores e três membros da comissão técnica. Além disso, os campeões ganharão medalhas, troféus, um kit esportivo da Olympikus e uma clínica com curso de fisiologia no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ)
.
ETAPA LITORAL
22.05.2013 – 1ª Rodada
19h – Vitória/FSBA (BA) 3 x 0 Clube Náutico Capibaribe (PE), (25/15, 25/14 e 25/15)
20h30 – Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) x Grêmio UFPB (PB), (25/13, 25/21 e 26/24)
23.05.2013 – 2ª Rodada
19h – CRB (AL) 0 x 3 Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL), (25/17, 25/15 e 26/24)
20h30 – Grêmio UFPB (PB) 1 x 3 Clube Náutico Capibaribe (PE), (25/21, 21/25, 25/17 e 25/17)
24.05.2013 – 3ª Rodada
19h30 – CRB (AL) 3 x 1 Grêmio UFPB (PB), (25/21, 10/25, 25/20 e 25/23)
20h30 - Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) 3 x 1 Vitória/FSBA (BA), (28/26, 25/19 e 25/20)
25.05.2013 – 4ª Rodada
19h – CRB (AL) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
20h30 – Vitória/FSBA (BA) x Grêmio UFPB (PB)
26.05.2013 – 5ª Rodada
09h30 – CRB (AL) x Vitória/FSBA (BA)
11h - Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
Assessoria de Comunicação - CBV | Idig

SUPERCOPA BB: Josenildo Carvalho, ex-técnico da seleção brasileira, participa da etapa Litoral com o Náutico Capibaribe


Além de um evento que pretende integrar o esporte de diversas regiões do país, a Supercopa Banco do Brasil de Voleibol é um espaço para a revelação de novos talentos. Na etapa Litoral, que acontece em Maiceió, Alagoas, até o próximo domingo (26.05), no entanto, quem for acompanhar as partidas no ginásio FAV/V2, no entanto, terá uma atração a mais: ver de perto o trabalho de um dos nomes mais importantes e experientes do vôlei brasileiro, Josenildo Carvalho. Ele acompanha na competição a equipe representante de seu estado natal, Pernambuco, o Clube Náutico Capibaribe.

Atual diretor técnico da Federação de Voleibol do Estado de Pernambuco, Josenildo comandou as seleções brasileiras adulta e infanto-juvenil na conquista de títulos. Em 1980, era o treinador do grupo feminino infanto-juvenil que se tornou vice-campeão sul-americano; em 91, levou a seleção adulta masculina ao topo do pódio também no Sul-Americano; no mesmo ano, também com o grupo masculino, ficou em segundo lugar no Pan-Americano de Havana, em Cuba; em quinto na Liga Mundial e em sexto na Copa do Mundo de Vôlei.
Em seu trabalho à frente de clubes nacionais, treinou o Banespa, onde passou 11 anos, BCN, Minas e Paulistano. Hoje, ele diz que seu papel é colaborar para o desenvolvimento do vôlei no Brasil e, principalmente, na região do Nordeste. Além disso, é professor da Universidade Corporativa do Vôlei (UCV) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Recebi um convite de última hora para acompanhá-los em Maceió e aceitei porque estou aqui para construir o vôlei e ajudar no que puder. Eu reconheço a dificuldade que existe em desenvolver o esporte local”, afirmou.

Apesar da derrota por 3 sets a 0 na estreia contra o Vitória/FSBA (BA) na última quarta, o professor vê evolução dos atletas pernambucanos que entraram em quadra pela Supercopa BB e acredita que eles ainda podem melhorar até o fim desta etapa:
“Consegui dar algumas instruções a eles e o processo de jogo evoluiu. No terceiro set, jogamos melhor que no primeiro. Sacamos mal, mas podemos melhorar isso ao longo desses dias”.
E aproveitou para falar de seu estilo de comandar:

“Eu não fico gritando com os jogadores. Acho que o grito serve para acordar quem está dormindo e eu não acredito que um atleta entre numa quadra de vôlei dormindo. Além disso, eles confiam em mim e estou aqui para apoiá-los”.
A equipe que defende o Náutico Capibaribe em Maceió foi montada recentemente porque muitos jogadores de Recife estão participando de uma competição dentro do estado e não puderam viajar para Alagoas. Apesar de a formação ser nova, o professor, à frente do grupo na Supercopa BB, considera muito importante a participação dos atletas no torneio de âmbito nacional.
Josenildo, que já ajudou a revelar grandes nomes do esporte brasileiro, como Dani Lins, Marcelo Negrão e Maurício, lamenta que os atletas nordestinos que se dedicam ao vôlei abandonem os esforços ainda na categoria juvenil:
“Sempre tivemos bons talentos, mas hoje estamos ausentes das categorias adultas porque, depois do juvenil, as pessoas vão fazer outra coisa profissionalmente. Precisamos de investimentos e, para isso, de visibilidade. Ninguém chega aonde chegamos, no Brasil, sem que haja um trabalho sendo realizado no país inteiro”.

Para ele, a fórmula para mudar esta realidade é aumentar a visibilidade do esporte local para atrair o interesse dos patrocinadores. E a realização de eventos como a Supercopa Banco do Brasil é um grande incentivo para a modalidade:
“Só há visibilidade para o voleibol nacional e não para o local. As federações precisam conseguir investimentos, assim como foi feito com a confederação. Para isso, você precisa aumentar a quantidade de fãs do esporte. As pessoas têm que se interessar, assistir ao esporte, aumentando a audiência e chamando a atenção para o vôlei”.

O Náutico Capibaribe joga nesta QUINTA (23.05) contra o Grêmio UFPB/PB às 20h30. Antes disso, a Supercopa BB tem o confronto entre as duas equipes anfitriãs da etapa Litoral, CRB e Pajussara E.C./Maurício de Nassau, ambas de Maceió. A entrada para todas as partidas no ginásio FAV/V2 é gratuita.

No domingo, último dia da etapa, além dos jogos de encerramento, a competição contará com a presença do campeão mundial, Maurício Lima, que chega a Maceió para incentivar a Supercopa e estimular a participação do público.

A Supercopa Banco do Brasil de Voleibol está dividida em seis etapas. A primeira foi a Cerrado, em Anápolis (GO) e cujo vencedor foi o Monte Cristo, de Goiás. Esta semana, cinco equipes disputam a etapa Litoral em Maceió, enquanto Chapecó (SC) recebe a etapa Pampas; Uberlândia (MG), a Mata Atlântica; e Fortaleza (CE), Dunas. Na próxima semana, Manaus (AM) sediará a etapa Amazônia. Os campeões de cada uma se classificam automaticamente para a fase final, em Brasília (DF), de 18 a 23 de junho.

Ela será formada por dois grupos de três equipes cada. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais. Atletas e a comissão técnica do time vencedor receberão R$ 2 mil em títulos de capitalização Ourocap, do BB. A premiação total soma R$ 30 mil, distribuídos entre 12 jogadores e três membros da comissão técnica. Além disso, os campeões ganharão medalhas, troféus, um kit esportivo da Olympikus e uma clínica com curso de fisiologia no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).
Assessoria de Comunicação - CBV | Idigo - Núcleo de Inteligência Digital

SUPERCOPA BB: Reforços do Vitória/FSBA na etapa Litoral trazem para o elenco experiência no Líbano e na Finlândia

No dia da estreia da etapa Litoral da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, na última quarta-feira (22.05), o oposto do Vitória/FSBA Lailson Costa, de 24 anos, assistiu à segunda partida do dia sentado na arquibancada do ginásio FAV/V2, em Maceió (AL), junto com a torcida, sem que ninguém puxasse conversa ou pedisse para tirar uma foto. Há dois meses, não era assim. O jogador voltou em abril de uma temporada no Líbano, onde defendeu o Zahra Clube, na cidade de El Mina, fronteira do país com a Síria. Ele foi o maior pontuador do campeonato libanês na primeira temporada em que atuou no time e conquistou a torcida. Quando saía na rua, era comum ser parado por algum fã. Nascido em Salvador, na Bahia, Lailson se acostumou, em dois anos, com a fama, os costumes locais e os barulhos de bomba do país vizinho, que atravessa uma guerra civil.

“Os torcedores de lá adoram esporte e sempre compareciam
ao ginásio. Mesmo os jogos amistosos lotavam. Eu passei a ser reconhecido na rua. E eles são fanáticos pelos brasileiros, fui muito bem recebido”, conta o brasileiro, que não teve a rotina afetada pelo confronto sírio: “Eu ouvia o barulho das bombas, mas não sentia medo porque o exército libanês protegia a fronteira. O que eu vi foi muito sírio refugiado na cidade, pedindo esmola na rua”.

Lailson não sentiu tanta dificuldade com a língua porque morava com dois brasileiros que também estavam na equipe libanesa e descobriu um restaurante cujo dono falava português.
“Eu usava o inglês para me comunicar, mas lá tem muita gente que sabe um pouco de português, porque a população libanesa no Brasil é enorme, então eles têm contato com nosso país”, afirmou.

El Mina é uma cidade com grande população católica, o que também ajudou na adaptação. Embora esteja reforçando o Vitória na Supercopa, a volta de Lailson para o Líbano no próximo ano, para jogar em outra equipe, é quase certa.

Outro jogador da equipe baiana que agrega experiência internacional ao time é Ítalo Barbosa, também de 24 anos, que estava na Finlândia defendendo o Himanka. Ele passou sete meses no país europeu e está de férias no Brasil. Por aqui, teve passagem por diversos clubes e chegou a disputar a Superliga principal na temporada 2009/2010. Seu objetivo é jogar mais um tempo fora para então voltar a atuar em times nacionais.

“O que quero hoje é reconhecimento profissional. Quero ser respeitado pelo que faço e conseguir me estruturar financeiramente também com meu trabalho”, diz.
O maior problema para Ítalo na Finlândia foram o frio e a língua. Apesar deles, a adaptação ajudou a trazer benefícios para carreira e vida pessoal:
“Em termos de vôlei, acho que consegui passar bastante para eles. Tive que estudar inglês e tudo o que sei falar do idioma hoje é porque passei esse tempo lá. O finlandês é muito difícil e eu não consegui aprender a me comunicar usando a língua. Só sei algumas palavras isoladas".

SUPERCOPA BB: Anfitrião da etapa Dunas, Unifor conta com experiência dos atletas para chegar à fase final

Tradição e experiência são as armas que a Unifor (CE) pretende usar na etapa Dunas da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, na busca por uma vaga na fase final da competição. A faixa etária da equipe comandada pelo técnico Luiz Marcelo é de 27 anos e sua base está reunida desde 2010. O time tem experiência em competições nacionais, como a Liga Nacional, além de ter a vantagem de disputar a Supercopa em casa, no ginásio Irmã Maria Montenegro. Com este perfil, o técnico diz ter boas expectativas com relação ao desempenho de seus atletas, embora não fale de favoritismo:
“Esperamos ir bem na competição e classificar para a final. A equipe se conhece há bastante tempo e jogar em casa tem a vantagem de poder contar com o time completo, já que quando viajamos nem todos podem ir, em função de compromissos com trabalho e estudo”.

O time da Unifor chegou a ser convidado para disputar a Superliga B, cujo campeão recebe direito de acesso à Superliga principal, mas acabou não participando. Este ano, deve ir de novo à Liga Nacional, competição na qual já foi vice-campeão e conquistou o terceiro lugar por duas vezes. O grupo conta com atletas com boas experiências, como o central Luciano Furtado, que jogou no Banespa, Tiago Costa, que já defendeu o Montes Claros, e o ponteiro Vitor, que se destacou na primeira edição da Superliga B, quando jogava pela Universidade Federal do Ceará, que participou do campeonato.

Apesar do entrosamento, o treinador conta que o time teve pouco tempo para treinar para a Supercopa BB, já que alguns atletas estavam participando de outros torneios no estado. Para ele, a premiação da competição organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol e pelo Banco do Brasil é uma boa forma de estimular os atletas, que esperam contar com o apoio da torcida na capital cearense:
“A torcida costuma comparecer aos ginásios para nos apoiar e esperamos que ela venha para a Supercopa também”.

A Unifor estreia no campeonato às 20h30 desta sexta-feira, contra a AABB/PI. Atletas e a comissão técnica do time vencedor do torneio receberão R$ 2 mil em títulos de capitalização Ourocap, do BB. A premiação total do torneio soma R$ 30 mil, distribuídos entre 12 jogadores e três membros da comissão técnica. Além disso, os campeões ganharão medalhas, troféus, um kit esportivo da Olympikus e uma clínica com curso de fisiologia no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).

A Supercopa Banco do Brasil de Voleibol é um torneio de âmbito nacional que reúne equipes de todas as regiões do país. A competição é dividida em seis etapas. A primeira foi a Cerrado, em Anápolis (GO) e cujo vencedor foi o Monte Cristo, de Goiás. Esta semana, cinco equipes disputam a etapa Litoral em Maceió, enquanto Chapecó (SC) recebe a etapa Pampas; Uberlândia (MG), a Mata Atlântica; e Fortaleza (CE), Dunas. Na próxima semana, Manaus (AM) sediará a etapa Amazônia. Os campeões de cada uma se classificam automaticamente para a fase final, em Brasília (DF), de 18 a 23 de junho. Ela será formada por dois grupos de três equipes cada. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais.

Supercopa Banco do Brasil: nordestinos da Etapa Dunas entram em quadra para o início das disputas nesta SEXTA-FEIRA

Foto da notÃcia

Os nordestinos da Etapa Dunas da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, entram em quadra para o início das disputas nesta SEXTA-FEIRA (24.05), Em Fortaleza (CE). O grupo conta com quatro times: Universidade de Fortaleza (CE), Clube Atlético Maranhense (MA), AABB-PI (PI) e AABB Natal (RN). Os jogos serão realizados no ginásio Irmã Maria Montenegro.

O time anfitrião, Universidade de Fortaleza (CE), comandado pelo técnico Luiz Marcelo, é citado pelos outros técnicos como favorito do grupo.

“O voleibol de Fortaleza é sempre bem representado por nós. Temos um potencial grande. Estamos com alguns jogadores contundidos, mas vamos fazer um bom papel. Jogar em casa sempre ajuda. A torcida sempre participa em bom número nas competições de voleibol”, disse Luiz Marcelo.

O Clube Atlético Maranhense é o representante do Maranhão no torneio. Apesar do pouco tempo de treinamento, o técnico Cláudio Brito espera que seus comandados façam um bom papel.

“Minha expectativa é ótima. Nossa equipe é jovem, mas se derem uma brecha nós vamos chegar. O time de Fortaleza é muito forte, o principal time da etapa”, analisou Cláudio.

De Teresina, a AABB-PI é o representante do Piauí. O técnico Antônio Lima não vai poder contar com alguns jogadores contundidos, mas confia no elenco que viajou para Fortaleza. Antônio além de treinador é levantador da equipe.

“Espero uma boa participação. Tivemos alguns desfalques de última hora, mas estamos indo com o intuito de dar o máximo. Não conheço muito os adversários, mas a equipe de Fortaleza é a mais forte”, falou Antônio.

Ricardo Freitas, mais conhecido como Canjica, técnico da AABB Natal, do Rio Grande do Norte, disse que a competição é uma oportunidade do time conseguir um patrocinador.

“Estamos em processo de renovação, com uma base juvenil. Não temos patrocinador para investir em contratações. Vamos para ganhar experiência. Do grupo, acho que o time de Fortaleza tem um rendimento superior”, contou Ricardo.

O vencedor da Dunas se Classificará para enfrentar os campeões das outras cinco etapas regionais na fase final do torneio, marcada para 18 a 23 de junho, em Brasília (DF). Até o momento, apenas o Monte Cristo, de Goiás, garantiu sua vaga ao conquistar a Etapa Cerrado.

Além da Dunas, outras duas etapas terão início nesta sexta-feira: a Mata Atlântica, em Uberlândia (MG), e a Pampas, em Chapecó (SC). A etapa Litoral, em Maceió (AL), já está em andamento.

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS:
24/05/201318h30 – AABB Natal (RN) x Clube Atlético Maranhense (MA)
20h30 – Universidade de Fortaleza (CE) x AABB-PI (PI)
25/05/201315h – AABB-PI (PI) x Clube Atlético Maranhense (MA)
17h – Universidade de Fortaleza (CE) x AABB Natal (RN)
26/05/201309h30 – AABB Natal (RN) x AABB - PI (PI)
11h30 – Universidade Fortaleza (CE) x Clube Atlético Maranhense (MA)

SUPERCOPA BB:Pajussara E.C./Maurício de Nassau bate CRB

 Grêmio UFPB x Clube Náutico Capibaribe.A segunda rodada da etapa Litoral da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, nesta QUINTA-FEIRA (23.04), que acontece em Maceió (AL) até domingo (26.06), teve confronto entre os donos da casa, CRB e Pajussara E.C./Maurício de Nassau, com vitória da equipe universitária. Batendo o CRB por 3 sets a 0, parciais 25/17, 25/15 e 26/24, o time comandado por Caetano Rocha acumula agora seis pontos na tabela de classificação, após vencer pela segunda vez no torneio, e lidera a disputa por uma vaga na fase final. Entre os torcedores, que compareceram em peso ao ginásio FAV/V2, estava o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol e da Federação Alagoana de Voleibol, Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca. Ele acompanhará todos os jogos até domingo, quando o ginásio também terá a presença do campeão mundial Maurício Lima, embaixador desta etapa do campeonato.

“Toda competição traz benefícios para o esporte, como é o caso da Supercopa BB. Para nós, do Nordeste, é importante porque temos poucos jogos e esses eventos estimulam o vôlei, por exemplo, revelando novos talentos”, comentou Toroca.

Dentro da quadra, a preocupação do treinador Caetano Rocha agora é o Vitória/FSBA, representante da Bahia, time que ele considera o favorito da etapa Litoral. As duas equipes se enfrentam na próxima sexta-feira (24.05), às 20h30.

“Esse jogo é crucial para nossa classificação. Eles têm muita qualidade e estamos estudando bem a equipe”, comentou. Após vitória sobre Náutico Capibaribe/PE no jogo de estreia, o Vitória tem três pontos na tabela classificação.

O time baiano descansou nesta quinta, enquanto o pernambucano enfrentou o Grêmio UFPB/PB, vencendo por 3 sets a 1, parciais de 25/21, 21/25, 25/17 e 25/17. A equipe do Recife, inclusive, se recuperou após perder na última quarta para o Vitória.

“Coversei com os jogadores sobre os ajustes defensivos e de recepção. E insisti na questão do saque”, disse Josenildo Carvalho, que acompanha o Náutico no torneio. Amanhã, o time descansa. Já o Grêmio, que ainda não pontuou, pega o CRB às 19h30.

A Supercopa Banco do Brasil de Voleibol é um torneio de âmbito nacional que reúne equipes de todas as regiões do país. A competição é dividida em seis etapas. A primeira foi a Cerrado, em Anápolis (GO) e cujo vencedor foi o Monte Cristo, de Goiás. Esta semana, cinco equipes disputam a etapa Litoral em Maceió, enquanto Chapecó (SC) recebe a etapa Pampas; Uberlândia (MG), a Mata Atlântica; e Fortaleza (CE), Dunas. Na próxima semana, Manaus (AM) sediará a etapa Amazônia. Os campeões de cada uma se classificam automaticamente para a fase final, em Brasília (DF), de 18 a 23 de junho.

Ela será formada por dois grupos de três equipes cada. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais. Atletas e a comissão técnica do time vencedor receberão R$ 2 mil em títulos de capitalização Ourocap, do BB. A premiação total soma R$ 30 mil, distribuídos entre 12 jogadores e três membros da comissão técnica. Além disso, os campeões ganharão medalhas, troféus, um kit esportivo da Olympikus e uma clínica com curso de fisiologia no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).

SUPERCOPA BB: Seleção paraibana jogará etapa Litoral como Grêmio UFPB

A equipe Grêmio UFPB (PB) será representada na etapa Litoral da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, que acontecerá em Maceió (AL), entre os dias 22 e 26 de maio, pela seleção paraibana sub-19. O objetivo do técnico Harlen Oliveira é preparar os jovens atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções da segunda divisão da categoria, que acontecerá em Campo Grande (MS), entre os dias 3 e 8 de junho.
 
Treinando todos os dias há um mês, o time paraibano conta com a experiência do técnico. Comandante da seleção do estado há dez anos, Harlen possui um ótimo currículo da carreira no voleibol. Dentre os diversos campeonatos nacionais que atuou, como a Liga Nacional, ele teve uma participação na seleção brasileira infanto-juvenil masculina como estagiário do técnico Percy Oncken. Como jogador, passou por grandes clubes, como o Banespa.
Segundo Harlen, o pricipal objetivo na Supercopa é enfrentar times fortes e botar o nome do voleibol Paraibano de volta na elite.
 
“Vamos ganhar bastante experiência jogando a Supercopa. Nosso time é jovem, mas algumas equipes vão com o elenco experiente. Meu time é a seleção paraibana, só que com o desfalque de três jogadores que jogam fora do estado. O
destaque é o levantador e capitão Francisco Carvalho”, disse Harlen Oliveira.
O Grêmio UFPB estreia na competição na próxima quarta-feira (22.05) contra o Pajussara E.C/ Maurício de Nassau (AL), às 20h30, no ginásio Fav/V2, em Maceió (AL). A entrada é gratuita.

SUPERCOPA BB: Pajussara E.C/Maurício de Nassau busca vaga na fase final jogando em casa

Jogar em casa é a arma do Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) para conseguir a vaga na fase final da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol. Integrante da etapa Litoral, que será realizada em Maceió (AL), entre os dias 22 e 26 de maio, o time montado em 2009 conta com a força do conjunto, formado por atletas universitários, e com os inúmeros títulos conquistados num curto espaço de tempo: o time é tetracampão estadual (2009, 2010, 2011 e 2012) e já faturou o primeiro turno da edição 2013.
 
O técnico Caetano Rocha acredita que o grande período de preparação pode ser um dos fatores positivos para a boa atuação do time, que está treinando desde fevereiro. Segundo o comandante, o central Radjalma Alves e o ponteiro Thales Texeira, ambos campeões brasileiros e universitários, são os principais destaques da equipe.
 
“A minha expectativa para a competição é muito boa. Vamos jogar em casa, no ginásio em que estamos acostumados a treinar. Apesar da idade, o meu time é muito experiente. Temos tudo para fazer uma ótima campanha na Supercopa”, contou Caetano.
O Pajussara E.C/Maurício de Nassau enfrenta o Grêmio UFPB (PB) na estreia na competição. A partida será realizada no ginásio Fav/V2, às 20h30, na próxima quarta-feira (22.05), com entrada gratuita.

SUPERCOPA BB: Experiência do técnico e jogadores do interior são as armas do Náutico

A aposta do Clube Náutico Capibaribe (PE) para fazer uma boa campanha na Supercopa Banco do Brasil de Voleibol é nos jogadores do interior do estado. Os pernambucanos jogarão a etapa Litoral, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de maio, em Maceió (AL), com um time sem muito tempo de treinamento.
 
O Náutico teve que correr para armar um time competitivo para disputar o torneio. E a experiência do técnico Celso Assunção é um dos pontos positivos do time pernambucano.
 
Natural de São Bernardo (SP), Celso atuou por 12 anos fora do país. Ele passou dois anos na Arábia Saudita e dez na França, onde dirigiu algumas equipes locais. No Brasil, em 1991, o treinador participou do Campeonato Brasileiro, atual Superliga, pelo time de Franca (SP). Com esta experiência, Celso pretende ajudar o time do Náutico a fazer um belo papel na Supercopa.
 
“Estamos treinando há pouco tempo, mas confio nos meus jogadores. Nosso time tem um bom nível. Espero que possamos fazer bons jogos. O nosso objetivo é conquistar a vaga na fase final”, disse Celso Assunção.
 
O Clube Náutico Capibaribe estreia na competição contra o Vitória/FSBA na próxima quarta-feira (22.05), às 19h, no ginásio Fav/V2, em Maceió (AL). A entrada é gratuita.

SUPERCOPA BB: CRB/AL conta com tradição da família Borges no voleibol para compensar pouca idade de seus jogadores

Foto da notícia21.05.2013 | 11h48
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Único estado da etapa Litoral da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol a levar dois representantes ao torneio, Alagoas tem no Clube de Regatas Brasil (CRB) o peso do DNA esportivo. O técnico da equipe, Luiz Carlos Lima, montou uma equipe bastante jovem, com atletas das seleções alagoanas infanto e juvenil, contrabalanceada pela experiência de três jogadores adultos. Entre eles, destaca-se Everthon Borges, de 29 anos, que jogou vôlei profissionalmente por mais de dez anos, e tem um currículo familiar de dar inveja: é irmão de Maurício, ponteiro do Sada Cruzeiro e da seleção brasileira, e filho de Marilda Borges, atleta de destaque no voleibol do estado e que chegou a integrar a seleção brasileira de base na década de 1970. Além disso, seu primo, Arthur Borges, é oposto num time espanhol e também já participou de competições pela seleção brasileira infanto-juvenil.
 
A história da família Borges com o vôlei, aliás, se confunde com a história do CRB. Everthon e seus familiares iniciaram as carreiras no clube. De Maceió (AL), o irmão Maurício foi para o Minas Tênis Clube, onde se destacou, ganhou títulos e passou a integrar as seleções de base, até chegar ao Sada Cruzeiro e ao grupo principal da seleção, comandado por Bernardinho. A mãe dos atletas também passou pelas quadras do CRB antes de se transferir para Minas Gerais e chegar à seleção. Já Everthon defendeu o clube por dez anos, passou por uma equipe pernambucana, até disputar a Superliga 2009/2010 ao lado do irmão, no Minas, e encerrar a carreira.
 
“Depois disso, participei dos jogos universitários para ganhar bolsa de estudos. Hoje, sou formado em Administração e Turismo. Sempre ajudo nos treinos do CRB, mas esta é a primeira vez que participo de um torneio com eles desde que parei”, conta o ex-jogador.
Sobre o retorno às competições, Everthon diz que tenta passar o máximo possível de experiência e segurança aos colegas mais jovens:
“Os meninos conversam muito comigo, perguntam como fazer para ir bem na carreira. Na hora do jogo, se percebo um pouco de inexperiência, tento ajudá-los, passando segurança”.
O treinador Luiz Carlos acredita que a experiência de Everthon realmente pode compensar a pouca idade da maioria de seus jogadores, cuja faixa etária é de 17 anos. Os dois começaram juntos no CRB e também defenderam a seleção alagoana de vôlei, até Luiz Carlos dar um tempo das quadras para fazer faculdade e Everthon seguir com a carreira de jogador.
 
“Naquele tempo, o Maurício não jogava. Ele só pentelhava a gente, porque era mais novo”, brincou o técnico, que completou: “O Everthon sempre dá uma força nos nossos treinos. Eu costumo escutar bastante o que ele diz. E, na hora do jogo, ele passa tranquilidade para os meninos”.
O CRB é uma equipe tradicional no vôlei brasileiro e costuma revelar talentos. Um dos mais recentes é o oposto/central Wilclemi dos Santos, de 19 anos, que chegou a ser convocado para a seleção juvenil masculina para a disputa do Campeonato Mundial, mas depois foi cortado. Uma importante conquista do clube na modalidade foi em 1969, quando a equipe feminina tornou-se campeã sul-americana em Santiago do Chile.
 
Em sua partida de estreia na Supercopa BB, o CRB vai enfrentar seu rival na cidade-sede da etapa Litoral, o Pajussara E.C./Mauricio de Nassau. Luiz Carlos acredita que sua equipe está bem preparada, pois vem de algumas competições e, para o novo torneio da Confederação Brasileira de Vôlei em parceria com o Banco do Brasil, está treinando há cerca de um mês. O jogo entre os anfitriões acontece na quinta-feira (23.05), às 19h, no ginásio Fav/V2. A partida de abertura da etapa Litoral será entre Vitória/FSBA (BA) e Clube Náutico Capibaribe (PE), às 19h de quarta-feira (22.05), também no ginásio Fav/V2. As entradas para todos os jogos são gratuitas.
 
A Supercopa BB é um campeonato de âmbito nacional, que conta com equipes masculinas de todas as regiões do país. Ela está dividida em seis etapas regionais. A primeira, etapa Cerrado, aconteceu em Anápolis (GO) e teve como grande vencedor o Monte Cristo/GO, que disputará a fase final com os campeões das demais etapas em Brasília (DF), de 18 a 23 de junho. Atletas e a comissão técnica do time vencedor receberão R$ 2 mil em títulos de capitalização Ourocap, do BB. A premiação total soma R$ 30 mil, distribuídos entre 12 jogadores e três membros da comissão técnica. Além disso, os campeões ganharão medalhas, troféus, um kit esportivo da Olympikus e uma clínica com curso de fisiologia no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).
 
 
ETAPA LITORAL
22.05.2013 – 1ª Rodada
19h – Vitória/FSBA (BA) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
20h30 – Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) x Grêmio UFPB (PB)
23.05.2013 – 2ª Rodada
19h – CRB (AL) x Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL)
20h30 – Grêmio UFPB (PB) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
24.05.2013 – 3ª Rodada
19h30 – CRB (AL) x Grêmio UFPB (PB)
20h30 - Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) x Vitória/FSBA (BA)
25.05.2013 – 4ª Rodada
19h – CRB (AL) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
20h30 – Vitória/FSBA (BA) x Grêmio UFPB (PB)
26.05.2013 – 5ª Rodada
09h30 – CRB (AL) x Vitória/FSBA (BA)
11h - Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
Assessoria de Comunicação - CBV | Idigo - Núcleo de Inteligência Digital

SUPERCOPA BB: Maceió (AL) sedia etapa Litoral a partir desta quarta-feira

Foto da notícia
 O nordeste brasileiro receberá, entre 22 e 26 de maio, a etapa Litoral, a segunda da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol, competição de âmbito nacional que reúne equipes masculinas de todas as regiões do país. A série de jogos terá representantes da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Alagoas, estado que sediará as partidas, na cidade de Maceió. Os jogos acontecerão no ginásio FAV/V2.
 
Todas as equipes participantes foram indicadas pelas federações estaduais. Pela Bahia, o representante será o Vitória/FSBA. O estado-sede terá dois representantes: CRB e Pajussara E.C/Maurício de Nassau, ambos de Maceió. O Clube Náutico Capibaribe representará o Recife; e o Grêmio UFPB, a Paraíba. Região que costuma exportar muitos talentos no esporte para os grandes clubes do país, o nordeste briga agora para desenvolver o voleibol internamente, atraindo investimentos e aumentando a competitividade.

As próximas etapas regionais da Supercopa Banco do Brasil são Dunas, em Fortaleza (CE); Mata Atlântica, em Uberlândia (MG); Pampas, em Chapecó (SC), e Amazônia, em Manaus (AM). Os campeões de cada etapa se classificam automaticamente para a fase decisiva na capital federal, que será formada por dois grupos três equipes cada. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais.
Na etapa Cerrado, a primeira da competição, o time Monte Cristo, de Goiás, foi o campeão e se garantiu na fase final. A equipe que conquistar o título da competição, receberá R$ 2 mil em títulos de capitalização Ourocap, do Banco do Brasil. No total, a premiação soma R$ 30 mil, distribuídos entre 12 jogadores e três membros da comissão técnica, além de troféus, medalhas, um kit esportivo da Olympikus e uma clínica com curso de fisiologia no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).
 
 
ETAPA LITORAL
22.05.2013 – 1ª Rodada
19h – Vitória/FSBA (BA) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
20h30 – Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) x Grêmio UFPB (PB)
23.05.2013 – 2ª Rodada
19h – CRB (AL) x Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL)
20h30 – Grêmio UFPB (PB) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
24.05.2013 – 3ª Rodada
19h30 – CRB (AL) x Grêmio UFPB (PB)
20h30 - Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) x Vitória/FSBA (BA)
25.05.2013 – 4ª Rodada
19h – CRB (AL) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
20h30 – Vitória/FSBA (BA) x Grêmio UFPB (PB)
26.05.2013 – 5ª Rodada
09h30 – CRB (AL) x Vitória/FSBA (BA)
11h - Pajussara E.C/Maurício de Nassau (AL) x Clube Náutico Capibaribe (PE)

Com convite para a Superliga, Maranhão ganha projeto para inserir Nordeste no vôlei nacional

Reportagem originalmente publicada pelo site R7.com


Apesar do caráter nacional, na prática, a última edição das Superligas feminina e masculina de vôlei esteve mais para um campeonato regional. Isso porque das 22 equipes que participaram da competição, todas tinham sedes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Mas, na próxima temporada, ao menos os torcedores nordestinos poderão desfrutar do esporte um pouco mais perto de casa: criado este ano, o time feminino Vôlei Maranhão já recebeu convite para a disputa 2013/2014 da competição.
Tendo o técnico Chicão, ex-São Caetano/Blausiegel, como um dos cabeças, o Vôlei Maranhão  foi ao mercado contratar algumas atletas. Entre elas, está a levantadora da seleção argentina Yael Castiglione, além de nomes como Ednéia, Dani Suco e Nikolle, todas com passagens pelos melhores clubes nacionais. A data de apresentação está marcada para 3 de junho.
Segundo o treinador, são ao menos três anos de projeto garantidos. A ideia é evoluir pouco a pouco, mas a meta para a temporada de estreia já está fixada:
- Não adianta entrar e já falar que vamos para as cabeças. O primeiro objetivo é ficar entre os oito, entrar nos playoffs. Com os anos, esperamos chegar um pouco mais à frente. Não adianta eu ser hipócrita e falar que vamos chegar entre os quatro. Se ficar, será fantástico, mas o objetivo é ficar entre os oito.
Com a experiência de já terem participado de um time na região na primeira metade dos anos 90, Chicão tem como parceiros no projeto outros dois amigos daquela época, Geraldo Magela e Antonino Araújo. Juntos, os dois cuidaram a viabilidade política do Vôlei Maranhão, que contou com o apoio da família Sarney para conseguir verbas via uma Lei de Incentivo Fiscal do Estado:
- Alguns colocaram que nosso orçamento era de R$ 2 milhões, mas não chegou a isso, pois senão eu tinha contratado mais gente. Tem também uma verba de estrutura, que eu não sei qual foi, para reforma do ginásio Costa Rodrigues, por exemplo. Enquanto eles ficaram correndo atrás disso, fui atrás de jogadoras.
A ideia é também contar com co-patrocinadores privados que ajudariam na verba para ganhar um lugar na camisa da equipe, mas por enquanto nenhum apoio deste tipo foi acertado. Mesmo assim, Chicão assegura que o time terá dinheiro suficiente para que as atletas de fora sejam hospedadas em quartos individuais em hotéis, com van à disposição para ir e voltar os treinos, além de convênio médico e clínica de fisioterapia à disposição. A criação de categorias de base, destinadas a dar chance para atletas de toda a região, estão planejadas para o ano que vem.
O projeto de basquete feminino do Sport Recife, atual campeão brasileiro, é uma das inspirações, inclusive no que diz respeito ao medo de que poucos jogos da equipe sejam transmitidos pela TV por conta da distância com relação a Rio e São Paulo:
- Eu acho que não porque hoje o satélite aproxima de tudo. O basquete, por exemplo, teve vários jogos transmitidos pelo SporTV. Lógico que todo primeiro ano é difícil, mas a partir do momento que você faz o negócio se desenvolver, as coisas começam a ficar mais próximas.
A estreia oficial do Vôlei Maranhão está programada para o fim de julho na Liga Nacional, espécie de “Série B” do vôlei brasileiro onde será permitida apenas a participação de jogadoras de até 23 anos. Para manter as atletas mais velhas que isso em atividade, Chicão pretende acertar amistosos em São Paulo, assim como fazer uma associação do time com alguma cidade do interior paulista para a disputa dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos.
Diante de tudo isso, o treinador garante que a torcida nordestina pode ficar otimista:
- Não queremos cometer erros que outras equipes cometeram quando entrarem no vôlei do Nordeste e não pensaram em continuidade. Nós sentamos e pensamos em presente e futuro.

Paraibanos e baiano ficam com bronze na etapa de Xangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

O Brasil emplacou duas duplas no pódio do Grand Slam de Xangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2013. Já na manhã deste SÁBADO (04.05), horário de Brasília, Bruno Schmidt e Pedro Solberg foram superados na final pelos americanos Gibb e Patterson e se sagraram vice-campeões, enquanto Ricardo e Álvaro Filho venceram os poloneses Kadziola e Szalankiewicz e garantiram o terceiro lugar no imponente Beach Volleyball Centre Court.

E os brasileiros tiveram que se enfrentar para saber quem representaria o país na grande decisão. Se no Open de Fuzhou (CHN), etapa de abertura da temporada, Ricardo e Álvaro Filho levaram a melhor sobre Bruno Schmidt e Pedro Solberg, ainda pela fase de grupos, desta vez a história foi diferente. Porém, o jogo agora teve uma carga de emoção ainda maior, pois foi decidido no tie break. Com um show de voleibol, levaram o público presente ao delírio.

No primeiro set, os atuais campeões do Circuito Banco do Brasil erraram pouco, conseguiram manter uma boa vantagem no placar e, no fim, fecharam em 21/16. Já o segundo set foi o mais equilibrado, disputado ponto a ponto, até Ricardo e Álvaro Filho finalizarem em 24/22. Tudo igual, hora do tie break. Surpreendentemente, Bruno e Pedro logo abriram 7 a 0 e, a partir daí, apenas administraram para fazer 15/10, fechando em 2 sets a 1, em 59 minutos de jogo, e se garantir na final.

Gibb e Patterson, que derrotaram Kadziola e Szalankiewicz na outra semifinal (2 sets a 0, parciais de 21/17 e 22/20), chegavam à sua primeira decisão de Circuito Mundial, assim como Bruno e Pedro. Se Bruno, que na história da competição só tinha conquistado dois segundos lugares, lutava pelo título inédito na carreira, o americano Casey Patterson jamais subiu ao pódio. Sua melhor posição até então era o nono lugar. Ingredientes para esquentar ainda mais a decisão.

Ao lado de Gibb, atual campeão do Circuito Mundial em parceria com Rosenthal, Patterson foi o grande destaque do primeiro set, com boas defesas que garantiram a vitória por 21/16. Mas do outro lado da quadra também havia o campeão da edição 2008, ano em que brilhou ao lado de Harley. Pedro Solberg se tornou um gigante no segundo set e a dupla brasileira ganhou força no jogo, emplacando um impiedoso 21/ 9. Resultado, porém, que não foi o

suficiente para abater os americanos. Com cinco pontos de bloqueio no tie break, Gibb se tornou o nome da final. Vitória por 15/9 e 2 sets a 1.

Na disputa pelo terceiro lugar, Ricardo e Álvaro Filho atropelaram os poloneses Kadziola e Szalankiewicz: 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/10, em apenas 34 minutos de jogo. Assim, garantiram mais 640 pontos no ranking mundial. Já Bruno e Pedro somaram mais 720. Vitor Felipe e Evandro, eliminados nas quartas de final, terminaram em quinto lugar e computaram mais 480 pontos.


Vôlei pernambucano: Indecisão na indicação para disputa da Supercpá Banco do Brasil



Foto da notícia
No minimo curioso as duas notícias publicadas pelo jornal Folha-PE. Na sexta-feira foi divulgado uma matéria que relatava a indicação da equipe do interior do Estado (Garanhus)  para a disputa da Supercopa Banco do Brasil (competição recém criada que reunirá equipes de todas as regiões do País entre os dias 8 de maio e 16 de junho). De acordo com o presidente da Fevepe, Charles Ribeiro, a opção pela equipe de Garanhuns se deu por conta da iniciativa de interiorizar o esporte. 

OK!  A iniciativa de dá espaço as equipes do interior é ótima e necessário para o crescimento da modalidade, no entanto, deve-se ao menos verificar as condições de treinamento dessas equipes. Não é somente indicar para uma grande competição e pronto. Além disso houve um desrespeito com  os atletas da faculdade Mauricio de Nassau ( sete vezes campeã da Liga Regional) O critério de interiorizar o esporte não basta na hora desta indicação.


Em matéria divulgada nesta sábado, o mesmo jornal comunicou a transferencia  da indicação do time do interior para a FMN: "Depois de ter indicado a equipe de Garanhuns para representar o Estado na Supercopa Banco do Brasil de Vôlei, que será disputada entre 8 de maio e 16 de junho, a Federação de Voleibol de Pernambuco (Fevepe) tomou ciência de algumas limitações técnicas que envolvem a equipe do Agreste e voltou atrás na sua decisão. O motivo foi o fato de Garanhuns não ter um time pronto para disputar o evento, promovido pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), e ter sinalizado pedir atletas emprestados à Faculdade Maurício de Nassau (FMN), que vem representando o Estado nas principais ligas regionais e nacionais."


Pergunta: saber das limitações da equipe não deveria ser antes de indica-lá para a competição?  


Enfim, leiam as matérias , tire suas conclusões e comentem.





INDEFINIÇÃO NO VÔLEI PERNAMBUCANO - 03/05/2013 02:04 - IRCE FALCÃO
Mesmo sem estar treinando, time de Garanhuns é indicado para disputar Supercopa

Presidente da Fevepe, Charles Ribeiro disse que não sabia do momento difícil vivido pela equipe do Interior
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e o Banco do Brasil anunciaram no início da semana a criação da Supercopa Banco do Brasil de Vôlei, que reunirá equipes de todas as regiões do País entre os dias 8 de maio e 16 de junho. A grande surpresa em relação ao Estado foi a indicação da equipe representante por parte da Federação Pernambucana de Vôlei (Fevepe), presidida por Charles Ribeiro. A entidade optou por inscrever o time de Garanhuns, atual campeão da Copa TV Asa Branca, realizada no interior do Estado. 

O elenco do Agreste, no entanto, não vem treinando regularmente desde o início da temporada. Segundo a técnica do time, Janilsa Brandão, a notícia de que representaria Pernambuco na competição chegou a ser uma surpresa. “Recebemos a notícia com alegria, ficamos contentes, mas não deixou de ser uma surpresa, já que a Faculdade Maurício de Nassau (FMN) é quem vem representando o Estado em disputas nacionais”, comentou Janilsa, revelando que está tentando fazer uma parceria com atletas da FMN para jogar essa competição por Garanhuns. “Com a mudança de gestão da prefeitura (de Garanhuns), não estava tendo treinos regulares. Estávamos ainda esperando a gestão se organizar, por isso, não temos um time pronto”, completou a treinadora, que tem estreia marcada para o próximo dia 21.

De acordo com o presidente da Fevepe, Charles Ribeiro, a opção pela equipe de Garanhuns se deu por conta da iniciativa de interiorizar o esporte. O mandatário, no entanto, desconversou quando questionado sobre as atuais condições do elenco e os motivos de não indicar a FMN, que tem experiência em Ligas Regionais e Nacionais. “Realmente, não sabia que a equipe de Garanhuns está buscando atletas da FMN, nem que os treinos não estavam acontecendo regularmente. Estava na China, então vou me inteirar com quem ficou responsável. E, quanto a Nassau, não houve interesse por parte deles”, disse, para, em seguida, se consertar, dizendo ser o único responsável por esse assunto.

O técnico da FMN, Carlos Freitas, por sua vez, foi enfático ao afirmar não ter sido informado com antecedência sobre a existência da Supercopa. E que, enquanto se organizava internamente para pleitear a vaga, foi informado da decisão da Fevepe em indicar Garanhuns. “Claro que tínhamos interesse. Mas eles (Fevepe) não fizeram a divulgação devida. Ficamos sabendo em cima da hora e, enquanto a nossa direção aprovava o projeto, foi dada a definição. Não sei com que critério, porque nossa equipe é mais forte, sete vezes campeã da Liga Regional”, frisou Carlão. 

Todas as despesas com passagens, hospedagem e alimentação durante a competição serão de responsabilidade da equipe participante, e a Fevepe adiantou que não contribuirá financeiramente. De acordo com Janilsa, a busca por patrocinadores está sob a responsabilidade dos diretores de esportes de Garanhuns e Celso Assumpção, que aparece como intermediário da Fevepe, apesar de não ter um cargo estabelecido oficialmente na instituição. “Essa questão de parceiros para a parte financeira está sendo tratada entre Celso (Assumpção) e o pessoal da Diretoria de Esportes. Sou responsável pela preparação”, disse Janilsa, explicando que as despesas do time serão apenas na primeira fase, em Maceió (AL). Caso o time passe para a etapa seguinte, em Brasília (DF), passará a ter o apoio da CBV. A reportagem da Folha de Pernambuco tentou contatar os diretores de esportes de Garanhuns, mas, até o fechamento desta edição, não obteve êxito.



Garanhuns perde a vaga na Supercopa 04/05/2013 02:03




Depois de ter indicado a equipe de Garanhuns para representar o Estado na Supercopa Banco do Brasil de Vôlei, que será disputada entre 8 de maio e 16 de junho, a Federação de Voleibol de Pernambuco (Fevepe) tomou ciência de algumas limitações técnicas que envolvem a equipe do Agreste e voltou atrás na sua decisão. O motivo foi o fato de Garanhuns não ter um time pronto para disputar o evento, promovido pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), e ter sinalizado pedir atletas emprestados à Faculdade Maurício de Nassau (FMN), que vem representando o Estado nas principais ligas regionais e nacionais. A informação foi publicada com exclusividade pela Folha de Pernambuco, na edição de ontem.

Com isso, o presidente da Fevepe, Charles Ribeiro, decidiu transferir a indicação para a FMN, que havia sido preterida no primeiro momento. “O que menos me preocupa é a questão técnica, porque minha intenção é renovar o vôlei. Mas o empréstimo de atletas descaracterizava a intenção de ter uma equipe do Interior. Dessa forma, seriam os atletas da Nassau e não os de Garanhuns”, disse o presidente, revelando ter entrado em contato com representantes da FMN para para transferir a indicação e mudar o representante de Pernambuco na competição.

Contatado pela reportagem da Folha no início da noite de ontem, o diretor de esportes da faculdade, Hermógenes Brasil, afirmou ainda não ter conhecimento de tal convite. “Não chegou nada para mim ainda. Inclusive, acho difícil chegar mais alguma coisa hoje (ontem), pois já encerrei meu expediente na instituição”, afirmou Hermógenes, que acredita em uma resposta positiva da FMN caso a proposta seja oficializada aos dirigentes. “Não posso dizer 100%, mas a tendência é que aceitemos a vaga. Até porque, no próximo dia 26, disputaremos a final da Liga do Desporto Universitário e seria excelente mantermos o ritmo”, completou.

O presidente da Fevepe acredita que a definição do representante do Estado na Supercopa deve sair no máximo segunda-feira, com uma resposta positiva da FMN. Ribeiro adiantou que entrará em contato com a CBV para anunciar que haverá a alteração. “Penso que eles aceitarão, pois será a chance de disputar uma competição nacional que não seja universitária”, disse o mandatário. Caso a resposta da FMN seja negativa ao convite, ainda não há definição sobre um terceiro plano. “Se não aceitarem, penso em outras hipóteses, mas não posso adiantar”, finalizou Ribeiro.

Do Ceará para o mundo: atleta cearense fecha a temporada 2013 como 2º colocada do ranking brasileiro


Uma atleta cearense que é revelação do vôlei de praia fecha a temporada 2013 como 2ª colocada do ranking brasileiro

"O vice-campeonato no Brasileiro 2012/2013 foi a minha primeira grande conquista no vôlei de praia adulto. No ano passado, eu já havia sido campeã nacional, mas Sub 21. E o feito deste ano para mim foi maravilhoso, com pouco tempo de parceria - menos de um ano. E ao invés de a gente chorar por não termos ganhado o título, o vice valeu uma comemoração, foi um êxtase".

Vice-campeã brasileira de vôlei de praia, a cearense Rebecca bateu bola no novo espaço inaugurado pela Academia Ayo no bairro Guararapes, na tarde da última sexta-feira. Trata-se de um a quadra de areia FOTO: WALESKA SANTIAGO

Esta afirmação é da atleta cearense de vôlei de praia Rebecca Cavalcante Barbosa da Silva, que ao lado da capixaba Lili garantiu a medalha de prata da edição 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil.

A dupla perdeu o título para Bárbara Seixas/Ágatha na semifinal da última etapa do Circuito, em Brasília. Bárbara e Ágatha acabaram campeãs do ano após baterem a alagoana Talita e a também cearense Taiana na final (em 21 de abril) por 2 a 0.

O bate-papo com Rebecca aconteceu na sexta-feira, 26, na Academia Ayo, que na ocasião inaugurou uma quadra de vôlei de areia. "Ela complementará nosso treinamento", diz a atleta, que já faz o treino físico e funcional nessa academia, junto com Lili, orientadas pelo treinador da dupla, Elmer Calvis.

Início

Segundo Rebecca, 20, o vôlei de praia entrou na sua vida após se lesionar jogando vôlei de quadra no time do Osasco/SP.

"Machuquei um dos joelhos, e foi o período mais difícil para mim. Depois da recuperação, decidi jogar na praia, onde não sentia dor, e comecei a conquistar os campeonatos", revela a atleta, que fez parte de um projeto de revelação de talentos comandado pelo técnico Reis Castro, que à época trabalhava com as campeoníssimas Juliana e Larissa.

"A mudança da quadra para a praia foi positiva. Estou até hoje no vôlei de praia, e gostando muito", afirma Rebecca, que além de vários títulos e uma prata no Mundial Sub 21, foi eleita revelação do Brasileiro 2011.

MOACIR FÉLIX
REPÓRTER do Diário do NE