Cíção de Forquilha: Gigante das quadras cearense

 Cicero Tavares  nasceu em Forquilha (CE) , começou a jogar vôlei com 13 anos, acompanhando sua irmã que já praticava o esporte, a partir daí não parou mais. Atualmente, integra equipes da capital cearense. Com a UFC conseguiu o quarto lugar na Superliga B, já com a UNIFOR conquistou a etapa Nordeste da Liga Nacional e levou o bronze na fase nacional da competição.

O Vôlei Nordeste conversou com o forquilhense  Cícero,  que contou um pouco de sua trajetória no voleibol, os desafios de morar a 5 horas do seu local de treinamento e o orgulho de ser referência para os moradores do interior do Ceará.

Como começou sua carreira?
Aos 13 anos acompanhando minha Irmã que jogava. Daí surgiu a paixão pelo Vôlei.

Sempre que postamos algo em nosso blog, e aparece você ou alguma foto sua, percebemos que os leitores compartilham. Sente o carinho dos torcedores de Forquilha? Se sente referencia para os jovens de sua cidade?
Sinto sim, o carinho de todos sempre perguntam os resultados quando vai ser a próxima competição se vai ser transmitido e etc. Quanto a ser referencia eu sinto de mais, vejo meus alunos dizendo que me imitam quando vão atacar uma bola grita Cição e isso acontece não só em minha cidade mais por outras cidades por onde passo ou por cidades que defendo.

Ser atleta no Nordeste, não é muito fácil. Quais os principais desafios de sua carreira?
Eu moro na região Norte do estado do Ceará e por aqui o vôlei é muito fraco poucas cidades praticam esse esporte na minha cidade mesmo estar difícil de montar um time, então meu maior desafio é viajar 10 horas pra jogar torneios em outras regiões e ter que viajar 5 horas pra treinar na capital, e  ficar nas casas dos amigos, ter que conciliar o vôlei com o trabalho e os estudos e ainda namorada.

Você se dedica a outra coisa além do voleibol?
Trabalho em uma escola do município, estou no 6º período do curso de Educação Física e a  Namorada.

Como atleta qual sua análise do nível de competições regionais?  
Fraco, o esporte amador hoje sofre com a falta de apoio e patrocínios. Nosso adulto no ano passado contou apenas com 4 equipes.

Sente alguma diferença quando participada de competições fora do Ceará? Se sim, quais? 
Sim. A estrutura e o suporte que é dado.

 Recentemente você participou da Liga Nacional pela Unifor, conquistando o terceiro lugar, e em 2011 ajudou a UFC a conquistar o memorável quarto lugar na Superliga B. Ou seja, joga pelas principais equipes cearenses na atualidade. Em época de competições estudais isso não é um problema?
 No meu caso já é problema compor essas equipe devido a todos os problemas que já citei, em questão dos estaduais nunca chocaram as datas mais caso choque a priori seria as competições nacionais, pois, a equipe que pertenço este ano me apoia bastante.

Antes de jogar na capital cearense, você já era atleta em um time de Forquilha. Tem algum contato com a equipe que te revelou?
Forquilha é uma cidade pequena com aproximadamente 25 mil habitantes e eu iniciei jogando pela minha cidade os jogos escolares daí minha cidade começou a não participar de campeonatos, tipo intermunicipais dentre outros recebi um  convite de uma Grande amigo e Técnico  Rosaldo Freire de uma cidade vizinha chamada Sobral para treinar e jogar o campeonato cearense adulto onde fiquei na equipe por 6 anos e daí surgiu o meu contato com a capital. Mais ainda jogo pela minha cidade que foi onde tudo começou.

Qual a sensação de conseguir o 3º lugar na Liga Nacional em 2012, depois de tantas dificuldades na competição?
Pra mim essa medalha teve o sabor de ouro, pois no ano em que a UNIFOR foi vice na liga eu não pude fazer parte da equipe, pois trabalhava em uma fabrica de calçados em Sobral e não pude estar lá, e também por todas as dificuldades que eu passei pra estar na equipe. Não pude treinar, não estava fisicamente com o eu pretendia pra disputar o campeonato do nível que foi a liga. Aproveitar agradecer a UNIFOR e ao professor Luis Marcelo por ter acreditado em mim e ter me dado essa oportunidade de realizar um sonho que era ter uma medalha a nível nacional e de star levando o nome de Forquilha a todo o Brasil, com aquilo que eu amo de fazer que é o Voleibol.

Unifor ou UFC? Se tiver que escolher qual ficaria? 
UNIFOR, a estrutura que lá me oferece é muito boa o professor Luis Marcelo não é só um técnico maravilhoso, mais também um grande amigo, presente, atencioso não me deixa faltar nada no período que eu estou na capital e acima de tudo acredita no Cição






8 comentários:

  1. Parabens... Mereci demais! ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu amigo, você faz por merecer, sempre se dedicou, nunca desistiu e sempre se manteve humilde lembrando das suas raizes. Que Deus ilumine sempre seus caminhos, muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  3. Cicero, confuzããoo!! parabéns vc joga muitooo by: Donizetty Acosta

    ResponderExcluir
  4. Cição é cara! Parabéns, você merece todo esse reconhecimento!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cição! Você merece muito mais!
    Obrigado por representar muito bem a nossa cidade (FORQUILHA)!

    Desejo que Deus continue iluminando seu caminho e também que você consiga um patrocinador.

    Ao blog obrigado por reconhecer o potencial do nosso Cição!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns grande Cição!! Sou teu teu fã fii!! rsrsrs
    Abração..

    ResponderExcluir
  7. Bela entrevista Vôlei Nordeste, pois assim podemos conhecer melhor as dificuldades e a luta de nosso atleta, até chegar ao seu alto nível esportivo, agora podemos divulgar sua caminhadado. PARABÉNS CICãO !

    ResponderExcluir