Mundial Universitário de Vôlei de Praia: destaques e nova geração juntos em Maceió


Na areia em Maceió (AL), Luciano/Álvaro, Vinícius/Raphael, Pauline/Raquel e Luana/Júlia representam o Brasil no Mundial Universitário de Vôlei de Praia 2012. E, por atrás deles, um time de peso compõe a comissão técnica da delegação.
Jackie Silva, medalhista olímpica e bicampeã mundial, e Ronald Rocha, treinador de Márcio e Fábio Luiz na conquista da prata em Pequim 2008, são os técnicos das duplas brasileiras no Mundial Universitário 2012. Caetano Rocha (FMN/AL), técnico do Brasil na Universíade 2011, e Francismar Garrido (FMN/PB) atuam como auxiliares técnicos da delegação verde-amarela.
Jackie e Ronald fazem parte da história do vôlei de praia brasileiro, pelas conquistas como jogadora e técnico, e estão tendo a oportunidade de conhecer o Mundial Universitário e a estrutura do evento.
“Fiquei encantado com o nível técnico da chave masculina. Temos pelo menos sete duplas em condições iguais de brigar pelo título. São jogadores novos, iniciando carreiras”, apontou Ronald. O técnico cearense treinou a dupla Franco e Roberto Lopes, com a qual foi bicampeão mundial e brasileiro, esteve na campanha da prata olímpica de Márcio e Fábio Luiz, em Pequim 2008, e agora treina Márcio ao lado de Edson Felipe, mais um jovem destaque das areias brasileiras.
Ronald e Caetano, que acompanham as duplas masculinas no Mundial Universitário, querem inclusive discutir com a CBDU a proposta de formar uma seleção permanente. “A ideia é manter pelo menos uma dupla em cada naipe em um trabalho contínuo, treinando e disputando torneios nacionais e internacionais”.
Jackie, que desde março treina e acompanha as duplas femininas sub-19 e sub-21, também elogiou o nível do Mundial Universitário e destacou a importância em estimular a união entre esporte e educação no Brasil.
“As duplas da Alemanha, Polônia e Estados Unidos neste Mundial são provas de que se pode conciliar alto rendimento com o estudo. Muitos atletas que estão aqui vão estar no Rio 2016. No Brasil, infelizmente, o bom jogador não estuda. Temos que mudar radicalmente este conceito e valorizar a educação. O esporte na escola e na universidade precisa ser valorizado. Significa a educação do jovem, do atleta, de um povo, de um país”, apontou Jackie.
Pauline, de 24 anos, comemora a estreia no Mundial Universitário jogando em casa com o apoio e energia da torica. “Conheço parte das duplas que estão em Maceió devido aos torneios que joguei fora do Brasil e sei que é um campeonato de alto nível. As expectativas são sempre de fazer o melhor. Eu e Rachel nunca jogamos juntas, mas tenho certeza que se continuarmos jogando unidas, o resultado será positivo. E não estaremos sozinhas, a torcida está do nosso lado”.
O Mundial Universitário de Vôlei de Praia 2012, em Maceió (AL), é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), com patrocínio do Ministério do Esporte e da Prefeitura de Maceió, apoio do Cesmac, Coca-Cola e Unimed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário