Paraibano Vitor Felipe e carioca Evandro arriscam por 2016 e testam nova dupla em Cuiabá


Evandro e Vitor Felipe volei de praia (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Um mede 2,10m. O outro, 1,92m. O porte impõe respeito aos adversários, mas o rosto e o jeito de meninos revelam que Evandro e Vitor Felipe ainda são jovens em busca do próprio espaço do vôlei de praia nacional. Amigos nas categorias de base da seleção, os dois decidiram apostar todas as fichas no sonho de representar o Brasil nas Olimpíadas. Com o início do ciclo dos Jogos de 2016, encerraram suas respectivas parcerias com atletas mais experientes para arriscar. O primeiro teste será neste fim de semana, em Cuiabá.
Os dois estão na chave principal masculina da etapa mato-grossense do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que estreia o novo formato, com a temporada 2012/2013.O desejo de formar uma dupla surgiu em 2010, quando os dois representaram o Brasil no Mundial sub-21 em Alanya, na Turquia. O paraibano, ao lado de Álvaro Filho, conquistou a medalha de prata, enquanto o carioca, parceiro de Jô, foi eliminado ainda no começo da competição. A amizade fora das quadras foi mantida, e a vontade de trabalharem juntos foi aumentando ao longo do tempo.
Nos últimos dois anos, os dois acumularam experiência com outros parceiros. Além dos títulos da base, Vitor, de 21 anos, foi considerado a revelação masculina do Circuito Brasileiro de 2010 e ganhou ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia no ano passado. Nesta temporada, estreou no Circuito Mundial ao lado de Moisés, e ainda acompanhou os Jogos de Londres através do Projeto Vivência Olímpica. Evandro, de 22 anos, seguiu caminho parecido, sendo a revelação da maior competição do vôlei de praia nacional em 2011. Neste ano, ao lado de Harley, subiu ao pódio em duas etapas do Circuito Brasileiro, com um título, e alcançou o quinto lugar na etapa de Brasília do Circuito Mundial.
Evandro e Vitor Felipe volei de praia (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Com o início do ciclo olímpico de 2016, os dois jovens talentos encerraram suas parcerias e decidiram arriscar. Vitor se mudou para o Rio de Janeiro e, com treinos na Escola de Educação Física do Exército (Esefex), na Urca, os dois começaram a moldar a nova dupla.
- Acho que cada um de nós já pegou um pouco da experiência dos nossos ex-parceiros, do que se faz na hora decisiva. Agradeço muito ao Harley porque ele me revelou, me ensinou bastante coisa e foi com quem eu tive os meus melhores resultados. Mas penso agora apenas em Evandro e Vitor. Nós temos o objetivo de jogar as Olimpíadas do Rio juntos, mas nosso técnico nos diz muito para pensarmos no agora, apenas em ir bem dentro de quadra em 2012. Tem muita areia para rolar nos próximos quatro anos. Dando um passo por vez chegamos lá – disse Evandro.
Os dois ainda não têm patrocínios. Para atraírem profissionais gabaritados para comporem a nova comissão técnica, usaram apenas seu potencial como argumento. Segundo os atletas, as perspectivas de crescimento, inclusive, são responsáveis pela maior motivação deles em quadra.
- É complicado ter dois atletas novos jogando juntos, mas nós temos muita vontade, bem maior do que quem já treina há 15 anos. Estamos começando agora e temos aquele gás. A vontade de crescer é enorme. Começamos a participar dos maiores campeonatos agora, e os dois querem crescer juntos – disse Vitor, o caçula da parceria.
A primeira competição oficial da dupla será no próximo final de semana, na etapa de Cuiabá (MT) do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Com novo formato, o torneio passará por outras cinco cidades ainda neste ano: Goiânia (GO), de 27 a 30 de setembro, Belo Horizonte (MG), de 11 a 14 de outubro, Campinas (SP), de 1º a 4 de novembro, Curitiba (PR), de 15 a 18 de novembro, e Rio de Janeiro (RJ). Todas terão transmissão ao vivo do canal SporTV.

*Globo Esporte 




Nenhum comentário:

Postar um comentário