Superliga B: falta de recursos pode impedir participação de equipes nordestinas




A superliga B é o campeonato  criado para dá oportunidade as equipes que não tinham acesso a Superliga. Oficializada 21 de dezembro de 2011, com objetivo de  democratizar o voleibol e dá oportunidade para os novos talentos do esporte, acontecendo   em paralelo à primeira divisão.

Dois times nordestinos estarão na disputa em 2013, são eles Sport/Recife e UFC/Ceará. As equipes foram duas, das  oito convidados pela confederação brasileira de voleibol  para participar da primeira edição da liga de acesso, sendo automaticamente inscritas na 2 º edição, que terá inicio nos primeiros meses de 2013.

A UFC, conseguiu um desempenho notável na primeira edição, sendo o 4º colocado, seguido do Sport/Recife, que também deu conta do recado, com uma boa posição no ranking. No entanto, em 2013 a competição terá outro nível, não se trata mais de algo desconhecido, a Superliga B já é uma competição visada e estudada por equipes, que tem o objetivo de chegar a primeira divisão. Ou seja, teremos nesta segunda edição, times muito mais preparados.

A pergunta é: o que as equipes do Nordeste, que já participaram da competição em 2012, estão fazendo para melhorar seu desempenho em 2013 e assim passar a sonhar com uma vaga na superliga, qual a preparação destes em 2012?

 A UFC como o Sport/Universidade Mauricio de Naussau, tem pela frente competições universitárias, e estaduais. Mas será que isso basta.
No Nordeste não há nenhuma competição a nível regional, as equipes não se enfrentam. Mais por que não existe uma competição que reúna as melhores equipes da região? Porque não aumentar o nível das competições unindo e fazendo torneios mais competitivos.

Querer que as equipes nordestinas fique entre as primeiras em eventos que reúnem  equipes de outras regiões como a do centro-oeste e sudeste, que contam com um preparo muito maior que as do Nordeste é muito fácil,  mas isso não acontece como no passe de mágica.  É necessário investimentos e preparação.  Estar mais que na hora de nossas federações unirem as forças e começarem a pensar regionalmente, para que assim os níveis de nossas disputadas aumentem.

*Liga do Nordeste de vôlei seria uma ótima opção!

*As equipes nordestinas ainda não confirmaram a inscrição para a temporada de 2013, isso acontece devido a falta de patrocínio, mas a vaga estar garantida. 

Um comentário:

  1. É isso ai Vôlei Nordeste, vcs tem razão em tudo o que escrevem, gostaria muito que nossa federação Cearense fosse buscar novos patrocinadores e parcerias com Universidades, Empresas e Clubes aqui em nosso estado, mas infelizmente nosso presidente está muito acomodado somente em o que tem feito há anos que está à frente da administração de nossa federação, temos sim que colocar gente com sangue novo e buscar parcerias para que venha acrescentar e desenvolver projetos como o do Canoas e outros mais, tenha certeza que com boa vontade teremos o nosso esporte no lugar que ele realmente merece. Só sim nordestino e Cearense com muito orgulho e faço minha parte em divulgar o nosso Voleibol pelas redes sociais e acredito que com pessoas que ama o esporte e quer ver sim uma nação de Voleibolistas crescer cada ver mais, temos que nos unir e buscar fazendo ás coisas com profissionalismo.

    DE: Cesar Delgado Ferreira

    ResponderExcluir