CBV realiza o I Encontro de Técnicos Formadores

A Confederação Brasileira de Voleibol, mais uma vez, dá o saque inicial de um projeto inovador. Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, a CBV realizará o I Encontro de Técnicos Formadores, no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro (RJ).

A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Estrutura de Treinamento para Identificação de Talentos (DET/IDT) do Voleibol, e conta com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) através do Programa de Solidariedade Olímpica (SO) do Comitê Olímpico Internacional (COI).


“Esse projeto é um marco no nosso processo de desenvolvimento de técnicos que trabalham na formação do atleta. Nós os chamamos de técnicos de referência. Esta é a terceira etapa de um projeto que começou no início deste ano. Na primeira, trouxemos treinadores para participar das avaliações das seleções de base. Todos ficaram pelo menos 10 dias em Saquarema, de janeiro a março”, afirmou Antonio Rizola, gerente de seleções da CBV.


“Na segunda etapa, em abril e maio, nossas comissões técnicas foram aos estados fazer avaliações com atletas em todas as regiões do país, e os técnicos de referência locais participaram. Fizeram treinamentos para poderem compartilhar essas informações e conhecimento com outros técnicos de suas regiões”, completou Rizola. As Federações apoiaram na sua totalidade as atividades.


Nesta próxima etapa do processo, os treinadores acompanharão diversas palestras, sobre os mais variados assuntos relacionados ao voleibol, e ainda serão submetidos a uma aulas práticas, com uma das seleções que estão em fase de treinamentos no CDV-Saquarema.
“Nesta fase, esses mesmos técnicos ficarão concentrados três dias em Saquarema para uma série de palestras com profissionais do mais alto gabarito, de diversos segmentos. Além disso, a seleção infanto juvenil masculina servirá como equipe de observação, sendo treinada por esse grupo de técnicos de referência”, disse Rizola.


Com o objetivo de alcançar um número maior de técnicos de todo o país, a CBV disponibilizará a transmissão ao vivo do evento pela internet. Os profissionais interessados em participar precisam enviar um e-mail para selecoes@volei.org.br até esta QUINTA-FEIRA (30.08), para receber login e senha, tendo livre acesso ao conteúdo.


PROGRAMAÇÃO:
Sexta-feira, 31 de agosto10h – Abertura10h30 – Palestra “Projeto de Técnicos de Referência de Voleibol” – Antonio Rizola Neto11h15 – Palestra “Busca de Projetos Incentivados” – Vitório Moraes (COB)14h – Palestra “Importância dos Campeonatos Brasileiros de Seleções no processo de formação” – Renato D’Ávila14h45 – Palestra “Preparação Física” – José Inácio16h45 – Palestra “Tecnologia Virtual na Performance Motora” – Gylton da Matta17h45 – Palestra “Treinamento de Defesa” – Imai Nobuhiro21h – MESA REDONDA – Prof. Célio Cordeiro, Imai Nobuhiro, José Inácio e Gylton da Matta
Sábado, 1º de setembro8h30 – Palestra “Treinamento Mental” – Gylton da Matta9h45 – Palestra “Gestão de Projetos” – William Martins e Jacqueline Godoy11h – Palestra “Treinamento Técnico - Bloqueio” – Ruberley Leonaldo14h – Palestra “Prevenção no Esporte” – Alexandre Bachur15h15 – Palestra “Treinamento Técnico - Domínio e Controle de Bola” – Percy Oncken17h – Palestra “Treinamento Técnico - Recepção e Saque” – Imai Nobuhiro19h45 – Palestra “Treinamento Tático” – Gylton da Matta21h – DEBATE TÉCNICO – Paulo Márcio, Percy Oncken, Imai Nobuhiro e Ruberley Leonaldo
Domingo, 2 de setembro8h – Palestra “Treinamento Tático” – Percy Oncken9h45 – Palestra “Treinamento Psicológico” – Antonio Serenini11h – ENCERRAMENTO – Projeto - Próximos Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário