Pernambucanas do vôlei, Jaqueline e Dani Lins conquistam ouro olímpico

O vôlei em Pernambuco continua a ser basicamente um esporte amador. Mas duas das principais responsáveis pela histórica recuperação do time feminino do Brasil em Londres mostram que o estado ainda forma bons jogadores. A levantadora Dani Lins e a atacante Jaqueline começaram suas carreiras no Sport Recife e, assim como Marcelo Negrão e Pampa em Barcelona 1992, no histórico primeiro ouro do vôlei masculino, a levantadora e a ponteira trouxeram duas medalhas para Recife.  
As duas belas atletas, no entanto, superaram muitas dificuldades antes mesmo de chegarem a Londres. A campanha brasileira na Olimpíada de 2012 foi marcada pela histórica virada sobre a Rússia, por 3 sets a 2, depois de salvar seis match points. Mas, antes disso, Danielle Rodrigues Lins precisou disputar uma vaga na equipe olímpica, que só foi confirmada com o corte de Fabíola depois de ganhar a posição da titular Fernandinha.  
Já Jaqueline Maria Pereira de Carvalho, uma das principais passadoras da equipe, precisou esquecer o trauma dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, quando na primeira partida sofreu concussão cerebral e uma fratura cervical ao se chocar com a líbero Fabi.  
Os 207 dias que Jaqueline passou em recuperação coincidiram com um momento de queda de rendimento do time brasileiro. Contudo, ela ainda voltou a tempo de participar do pré-olímpico e ajudar o time do treinador José Roberto Guimarães a assegurar a vaga em Londres. A ponteira, que no início da carreira se dividia entre vôlei e basquete, hoje é uma das principais responsáveis pela boa recepção do time e também uma das opções de segurança da levantadora Dani Lins no ataque.  
As duas, por sinal, se conhecem desde os tempos de categorias de base do Sport. E seguiram a mesma trajetória em direção a São Paulo e depois começando a figurar nas convocações das Seleções de base. Jaqueline vestiu a camisa amarela pela primeira vez em 2001, no Mundial Juvenil, enquanto a levantadora chegaria a esse estágio dois anos mais tarde.
 
 

**Globo esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário