CIRCUITO MUNDIAL: Juliana e Larissa vencem na Polônia e assumem a ponta do ranking mundial

As brasileiras Juliana e Larissa conquistaram, neste SÁBADO (18.08), um título com sabor especial no Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Com a vitória por 2 sets a 0 (21/16 e 22/20) sobre as italianas Greta Cicolari e Marta Menegatti na decisão, as medalhistas olímpicas garantiram o título do Grand Slam de Stare Jablonki, na Polônia, e assumiram a liderança do ranking mundial a duas etapas do encerramento da temporada. As alemãs Holtwick e Semmler ficaram com o terceiro lugar.


O título do Grand Slam polonês, o último de 2012, foi o terceiro da dupla na temporada do Circuito Mundial. As brasileiras subiram ao topo do pódio também nos Grand Slams de Pequim, na China, e Berlim, na Alemanha. Em números absolutos, é o 45º título da parceria na competição internacional.
Buscando o heptacampeonato do Circuito Mundial, as brasileiras assumiram a liderança do ranking mundial com a vitória na Polônia. Com os 800 pontos conquistados, as campeãs mundiais acumulam agora 5.280 pontos no ano, quarenta a mais que as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, que não disputaram o Grand Slam de Stare Jablonki.


“Conquistar esse Grand Slam foi importantíssimo para nossas pretensões de buscar o sétimo título mundial. Conseguimos assumir a liderança num momento chave da competição. Foi muito cansativo, porque depois da Olimpíada, viajamos para o Brasil e tivemos apenas um dia de descanso antes de vir para a Polônia. Mas valeu muito a pena. Essa é nossa quarta medalha consecutiva aqui e espero voltar para manter essa escrita”, comemora Juliana.
Nas semifinais, Juliana e Larissa derrotaram as alemãs Holtwick e Semmler por 2 sets a 1 (21/17, 14/21 e 15/10), enquanto Cicolari e Menegatti bateram as russas Ukolova e Khomyakova pelo mesmo placar, com parciais de 16/21, 21/19 e 15/9.


“Foi mais uma medalha de ouro bem ao estilo da nossa dupla, com muita raça e superação. Tivemos um jogo complicado contra as alemãs nas semifinais e conseguimos vencer o cansaço para passar pelas italianas. Estamos muito felizes porque demos mais um passo rumo ao nosso grande objetivo que é a conquista do nosso sétimo título mundial”, diz Larissa.


O JOGO
A dupla brasileira começou a partida melhor e logo abriu 4/1 em um bloqueio de Juliana. A vantagem permaneceu até o meio do set, quando um bloqueio de Cicolari e uma largada de Menegatti empataram o placar em 13/13. O Brasil conseguiu abrir novamente em 16/14, com um contra-ataque de Larissa. No fim, as campeãs mundiais marcaram três pontos seguidos e fecharam o set em 21/16, com uma largada de Larissa.


O segundo set foi equilibrado até o meio da parcial. Com dois pontos de saque seguidos, Cicolari fez as italianas abrirem 14/11. Um erro da europeia empatou a partida em 17/17. Pouco depois, um saque curto de Cicolari colocou a Itália perto da vitória em 19/17. Com muita tranquilidade e eficiência, Juliana e Larissa conseguiram o empate em 20/20 após um erro das italianas. No fim, um contra-ataque de Larissa e um erro italiano definiram a vitória brasileira em 22/20.

 
A próxima etapa do calendário feminino do Circuito Mundial acontece na Finlândia, entre os dias 28 de agosto e dois de setembro. O Brasil terá sete times na disputa da penúltima etapa do ano: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Ângela/Lili, garantidas na fase principal, e Taiana/Vivian, Maria Clara/Val, Ágatha/Bárbara Seixas e Renata/Elize Maia, que começarão a competição no country-cota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário