No vôlei de praia, brasileiros Ricardo e Pedro Cunha vencem canadenses


Ricardo e Pedro Cunha x  Binstock e Reader , volei de praia, Brasil e Canadá (Foto: Agência Getty Images)Ricardo e Pedro Cunha precisaram suar a camisa para superar os canadenses Binstock e Reader por 2 a 0 (21/18 e 24/22), nesta quarta-feira, pelo Grupo C das Olimpíadas de Londres. Esta foi a terceira vitória da dupla, que também venceu os noruegueses Skarlund e Spinnangr por 2 a 0 (21/14 e 21/18), na estreia, e os britânicos Garcia-Thompson e Grotowski por 2 a 0 (21/17 e 21/12), no segundo jogo. Os brasileiros avançam às oitavas com 100% de aproveitamento, sem perder nenhum set.
A partida começou disputada, com boas oportunidades para ambos os lados. Pedro Cunha e Ricardo, bronze em Pequim 2008 e ouro em Atenas 2004, abriram uma vantagem de dois pontos (3 a 1) no início, mas foram alcançados pelos canadenses. Após um bom rali, o estreante Pedro acertou uma cortada na parela e marcou o sexto ponto brasileiro (6 a 4), deixando o país em uma posição confortável.
Binstock e Reader exploraram o bloqueio de Ricardo e encostaram no placar, mas o veterano de 37 anos deu uma largadinha para manter a diferença (7 a 5). O time verde-amarelo começou a soltar o braço, fez bons ataques e ficou quatro pontos (15 a 11) na frente dos rivais, que sentiram a pressão. Eles cometeram muitos erros, pisaram três vezes na linha na hora do saque e não conseguiram alcançar os brasileiros, que fecharam a parcial 21 a 18.
O segundo set foi o mais complicado para a dupla canarinho, que errou contra-ataques, cometeu falhas nas defesas de fundo de quadra e nos saques. O jogo tava duro e os empates eram constantes. Os canadenses jogavam bem e acabaram passando os brasileiros com um ace de Reader na metade da parcial:15 a 13. A tática estrangeira era sacar em cima de Ricardo, que tinha dificuldades para acertar o bloqueio, um de seus melhores fundamentos.
O campeão olímpico demorou, mas voltou a pontuar no bloqueio, deixando tudo igual (18 a 18). Depois de ver o parceiro marcar um ponto de ataque, Ricardo mergulhou na areia para salvar uma bola quase perdida deu o passe para Pedro mandar para o outro lado da rede, virando o jogo em um momento decisivo: 20 a 19. Após o empate do Canadá, Ricardo deu uma largadinha para anotar o primeiro matchpoint. A situação ficou dramática quando os rivais exploraram o bloqueio verde-amarelo e, na sequência, fizeram um ace. Tudo parecia indefinido até brilhar a estrela do estreante Pedro. Depois de uma grande defesa no corredor, o atleta recebeu passe na medida do veterano e encheu o braço marcar o ponto da vitória: 24 a 22.
O torneio de vôlei de praia masculino em Londres conta com 24 duplas, divididas em seis grupos de quatro. Os dois primeiros de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados passam para as oitavas de final. A partir dessa fase, os jogos são eliminatórios: quem perder está eliminado.

*Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário